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A revolução elétrica da Ford PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 24 July 2022 22:14

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

As montadoras por todo o mundo estão na corrida tecnológica pela opção de carros elétricos.

 

Esta é uma competição que vai além dos veículos automotores. Podemos ver isso em diversos seguimentos. O progresso acontece lentamente, depois de repente. Você vê um cara na rua ostensivamente fazendo uma ligação telefônica com um celular do tamanho de um tijolo encostado no ouvido. Não muito depois, os telefones são do tamanho da palma da mão e estão em todos os lugares. Então seu telefone é um computador e uma câmera e um aparelho de som e um atlas e um console de jogos – e assim por diante em um só – e você não pode imaginar a vida sem ele.

 

Assim é com os veículos elétricos. Em 1997, o primeiro híbrido comercialmente bem sucedido, o Toyota Prius, entrou no mercado no Japão. Ele resolveu o incômodo problema da vida útil da bateria adicionando um pequeno motor a gasolina e um engenhoso sistema de auto-carregamento que aproveitava a energia de frenagem do carro.

 

Os engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning conceberam um sedã de luxo totalmente elétrico e persuadiram uma equipe de investidores liderada por Elon Musk a financiar uma start-up que chamaram de Tesla Motors em 2003. Com a ajuda de generosos subsídios federais, suas máquinas elegantes se tornaram um símbolo de status nos Estados Unidos e na China.

 

Mas o momento de ruptura – o evento que transforma uma mudança gradual em uma mudança sísmica – só pode estar próximo agora. A Ford vem trabalhando em um audacioso plano para sete veículos totalmente elétricos – três novos veículos de passageiros e quatro novos veículos comerciais. Depois de mordiscar as bordas da cultura automobilística dos Estados Unidos, a revolução elétrica está indo atrás do prato principal.

 

 

É difícil exagerar a importância dos caminhões da série F da Ford, principalmente o F-150. Apesar de um soluço na fabricação no ano passado causado por uma escassez de microchips relacionada à pandemia, os caminhões terminaram 2021 como os veículos mais vendidos nos Estados Unidos pelo 45º ano consecutivo. É uma sequência que é mais antiga que “Star Wars”.

 

A Ford vem trabalhando em direção a esse momento há anos. De fato, a empresa pode se defender como inventora – certamente a divulgadora – da picape. O modelo T do fundador da empresa, Henry Ford, que mudou o mundo, lançado em 1908 e amado por quase duas décadas, foi oferecido em várias configurações, incluindo uma com o banco traseiro removido do chassi e substituído por uma caixa para transportar coisas. A picape Ford construída para esse fim chegou em 1917, e a série F fez sua estreia em 1948. A superestrela F-150 chegou ao mercado em 1975 e disparou para a liderança em vendas.

 

 

Mas não foi apenas no seguimento das picapes que a Ford concentrou seus primeiros esforços. Um ícone da montadora – o Mustang – ganhou uma versão elétrica. O Mustang é o sonho de consumo de muita gente que é apaixonada por carro, mas não foi só isso que fez a nova versão da linha chamar atenção na recente edição do Salão de Los Angeles: o Mustang Mach-E é um SUV com até 465 cv e motorização elétrica.

 

A partir de 2023, a Ford iniciará a produção de um veículo elétrico de passageiros totalmente novo, um crossover de tamanho médio, construído em Colônia com um segundo veículo elétrico adicionado à linha de produção de Colônia em 2024. Além disso, a Ford disse que seu veículo de passageiros mais vendido na Europa, o Ford Puma, estará disponível como uma versão elétrica feita em Craiova, na Romênia, a partir de 2024.

 

 

A gama Transit da Ford incluirá quatro novos modelos elétricos: o novíssimo furgão de uma tonelada Transit Custom e o veículo multifunções Tourneo Custom em 2023. Para 2024 virão e o furgão menor Transit Courier e o veículo multifunções Tourneo Courier.

 

Estes novos veículos elétricos da Ford sinalizam o que é nada menos do que a transformação total da nossa marca na Europa – uma nova geração de veículos de emissão zero, otimizados para um mundo conectado, oferecendo aos nossos clientes experiências de usuário verdadeiramente extraordinárias.

 

 

O primeiro veículo de passageiros totalmente elétrico a sair do Ford Cologne Electrification Center foi um crossover de tamanho médio de cinco lugares. Em 2021, utilitários esportivos e crossovers representaram seis em cada dez veículos de passageiros Ford vendidos na Europa, um aumento de 20 pontos em relação a 2020 e este carregou um dos nomes mais icônicos da marca: Mustang!

 

A associação entre a tradição e o futuro é para a Ford fundamental. O Mustang EV é capaz de rodar 400 km com uma única carga, mas já está em andamento um upgrade que fará a nova geração ter 500 km de autonomia com uma única carga, o veículo. Seu nome será revelado no final de 2022, com a produção começando em 2023. Um segundo crossover esportivo totalmente elétrico também será fabricado em Colônia. A empresa espera que a produção de veículos elétricos nas instalações aumente para 1,2 milhão de veículos em um período de seis anos.

 

 

O investimento nos novos veículos elétricos de passageiros a serem construídos em Colônia deve ser de US$ 2 bilhões, segundo a empresa. O investimento inclui uma nova instalação de montagem de baterias programada para iniciar as operações em 2024. Os planos da Ford incluem uma joint venture na Turquia para fabricar células NMC de níquel para montagem em módulos de baterias. A produção está prevista para começar em 2025, com uma capacidade anual provável na faixa de 30 a 45 Gigawatts-hora.

 

Certamente teremos cada vez mais notícias sobre as montadoras que estão trabalhando em seus projetos de veículos elétricos e a corrida será cada vez maior e grandes novidades virão por aí.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça