Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A Disputa Pelo Título de Construtores PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 18 July 2022 20:08

A luta pelo título do Campeonato Mundial de Construtores da Fórmula 1 está se resumindo a três marcas principais: Red Bull. Ferrari e Mercedes, concluída a 11ª etapa, completando a metade do campeonato. Segue uma análise das condições de cada uma das equipes.

 

Red Bull – É a líder, com 359 pontos. Venceu sete das 11 corridas do ano, sendo seis com Max Verstappen e uma com Sergio Perez. A equipe austríaca está 56 pontos à frente da Ferrari e só deixou de pontuar no Bahrein, abertura do campeonato. É a maior favorita ao título.

 

Ferrari – Segunda colocada, com 303 pontos. Venceu quatro das 11 corridas do ano, sendo três com Charles Leclerc e uma com Carlos Sainz. A equipe italiana está 66 pontos à frente da Mercedes e só deixou de pontuar no Azerbaijão. É a rival mais direta da Red Bull.

 

Mercedes – Terceira colocada, com 237 pontos. Ainda não venceu nenhuma corrida no ano, vem se recuperando e já consegue se firmar como a terceira força. Pontuou em todas as etapas até agora. Está melhorando a cada etapa e pode incomodar Red Bull e Ferrari na sequencia da temporada.

 

Mclaren – Quarta colocada, com 81 pontos. A equipe inglesa no início do campeonato parecia surgir como terceira força, mas não se confirmou. Sua melhor colocação foi um terceiro lugar de Lando Norris, em Ímola. Empatada em pontos com a equipe francesa Alpine, sente sua posição ameaçada. Precisa começar a reagir.

 

Alpine – Quinta colocada, com 81 pontos. A equipe francesa é a que mais evoluiu entre todas do grid. Deixou de pontuar em apenas uma corrida. Seu melhor desempenho foi na Áustria, quando Esteban Ocon chegou em quinto lugar. Se continuar nessa ascensão, deverá superar a Mclaren nas próximas corridas.

 

Alfa Romeo – Sexta colocada, com 51 pontos. Está numa situação bem melhor do que o ano passado, quando marcou apenas 13 pontos no ano. Valtery Bottas conseguiu a melhor colocação no ano, um quinto lugar em Ímola, e colocou os dois carros em sétimo (Bottas) e oitavo (Zhou) no Canadá.

 

Haas – Sétima colocada, com 34 pontos. A equipe estadunidense, que conseguiu a façanha de não marcar nenhum ponto em 2021, está numa situação bem melhor. Saiu do fundo do grid para algumas posições intermediárias. Na Áustria, última corrida, colocou um carro em sexto, com Mick Schumacher e outro em oitavo, com Kevin Magnussen. Pode melhorar nas próximas corridas.

 

Alpha Tauri – Oitava colocada, com 27 pontos. Está numa situação bem pior que a do ano passado, quando marcou 142 pontos no campeonato. Sua melhor colocação foi um quinto lugar de Pierre Gasly no Azerbaijão. Tsunoda tem sido um piloto com desempenho oscilante, alternando ótimas e fracas atuações. É possível esperar algumas apresentações convincentes do piloto francês.

 

Aston Martin – Nona colocada, com 18 pontos. A maior decepção do ano. Muito se esperava da equipe britânica. Sua melhor colocação no ano foi o sexto lugar de Sebastian Vettel no Azerbaijão. Deixou de pontuar em cinco das 11 etapas do campeonato. O piloto alemão tetracampeão mundial parece não exercer a liderança necessária. Parece desconcentrado e disperso e essa situação reflete diretamente no desempenho da equipe.

 

Williams – Décima colocada, com 3 pontos. A equipe britânica piorou muito comparado ao ano passado, quando somou 23 pontos, em que foi oitava colocada. Os três pontos da equipe, um nono e um décimo lugares, foram conseguidos pelo esforço e competência de Alexander Albon. Equipe bem estruturada, tem condições de disputar em melhores condições.

 

Luiz Carlos Lima

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.