Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O Método Ecclestone PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 19 October 2010 21:00

 

Amigos, o chefão da F1, Bernie Ecclestone disse em entrevista ao site oficial da F1, algumas verdades e muitas declarações que soaram hipócritas.

 

Bernie declarou que a maioria dos chefes de equipe só querem achar brechas no regulamento que os façam vencer mais facilmente. Isto é um fato. Nas corridas de carro, e na principal que é a Fórmula 1, sempre existiu e, por enquanto, existirá a turma dos "espertos", que burlam o regulamento até com certa naturalidade, mas com muita genialidade também. Lembram-se de Colin Chapman, da época de ouro da Lotus, e seus projetos mirabolantes? Chapman sempre lia as entrelinhas das regras, e bolava algo revolucionário como, por exemplo, o carro asa ou o chassi duplo, que foi logo proibido.

 

Mesmo assim é importante notar que Ecclestone pode estar é ressentido com alguns chefes de equipe, atuais e do passado, que nunca lhe prestaram a vassalagem que ele tanto gosta. Este é o método dele, o ataque sempre, e a opinião final segundo o que ele pensa. Outro dia eu vi um sujeito com uma camiseta que tinha a seguinte inscrição: "Eu estou certo e você está errado, alguma pergunta?" Seria a mais perfeita peça de roupa para o uso diário de Bernie Ecclestone, pois a frase resume a idéia de administração que ele tem para a F1.

 

Quanto a parte da hipocrisia, esta é fácil para Bernie. O inglês é campeão de falar o que deve ser feito, mas é o último, se tanto, a fazer o que ele mesmo prega. Um exemplo foi esta declaração de Ecclestone ao site oficial da F1: “Eles (os chefes de equipe e empresários da F1) provavelmente devem achar que tocam seus negócios adequadamente e não se preocupam com os outros. O que é bom para a Fórmula 1 é bom para todos os envolvidos, equipes e companhias”.

 

Nem sempre. Bernie é detentor dos direitos comerciais da F1, e para ele o que pode ser bom não terá o mesmo efeito em uma equipe como a Renault ou a Hispania, por exemplo. O senhor Ecclestone é o último a perguntar o que as equipes acham da parte comercial da F1, e faz tudo que pode para ganhar uma grande fatia do bolo do dinheiro da categoria.

 

De qualquer forma, com quase 80 anos, Bernie Ecclestone revolucionou a F1. O problema é que ele não tem sucessor, e os que estão na lista de espera são piores do que ele. Pelo menos é o que penso. Os nomes destes eu deixo para depois. Para depois também fica o comentário do GP da Coréia do Sul.  

 

Um abraço e oremos sempre. 

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Last Updated ( Tuesday, 19 October 2010 21:07 )