Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Corridas de gente grande, Halo salvador e pódio de “segundos pilotos” na F1 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 04 July 2022 07:03

Olá leitores!

 

Como vocês estão? Certamente menos estressados que esse para-raios de problemas que é este vosso escriba. Tivemos um final de semana bastante interessante, muitas corridas, algumas com vencedores inéditos, e a ação dentro das pistas serviu para compensar o chorume produzido em abundância pela TVS (Torcida Viúvas do Senna), querendo proliferar as fanfics criadas pelas vozes das cabeças deles segundo as quais fora das pistas, se vivo fosse, Senna seria diametralmente oposto ao Nelson Piquet. Piquet é o tipo de pessoa que nunca se importou com o que disse nem as consequências do que disse, já proferiu diversas vezes que não se importa (o termo usado pelo tricampeão não é esse, mas vocês entenderam) com o que pensam dele (ao contrário do Senna, que literalmente virava outra pessoa com câmeras e/ou microfones por perto), mas segundo as fanfics da TVS o Messias da Igreja da Sexta Marcha teria um comportamento longe das câmeras diametralmente oposto... parem. Simplesmente parem. Tá feio, vocês estão pagando mais mico que o padrão, até mesmo para o padrão das redes sociais da atualidade isso está depondo contra a capacidade intelectual de vocês.

 

Bronca dada, vamos às pistas, que é o que interessa. Começando com o DTM, que foi até a histórica pista de Norisring para mais uma rodada. Na corrida do sábado, muitas batidas, alguns favoritos não terminando a corrida, e dobradinha Porsche com Thomas Preining em 1º e Dennis Olsen em 2º, com o ótimo René Rast chegando na 3ª posição com seu Audi. No domingo, primeira vitória na categoria para o brasileiro Felipe Fraga e seu Ferrari, justamente no dia de seu aniversário, como que para compensar o abandono do sábado. Comemorou o aniversário no degrau mais alto do pódio acompanhado de Mirko Bortolotti (Lamborghini) na segunda posição e por René Rast, novamente na terceira posição.

 

A W Series correu sábado em Silverstone, e a atual bicampeã Jamie Chadwick não deixou barato na corrida em seu país natal: da pole position à vitória, não deu chance alguma para alguma das adversárias tentar tirar a temporada 100% dela (4 corridas, 4 vitórias) e ocupou novamente o degrau mais alto do pódio. Foi acompanhada no pódio pela finlandesa Emma Kimilainen na 2ª posição e pela sua compatriota britânica Abbi Pulling na 3ª posição. Bruna Tomaselli batalhou um bocado em uma pista de difícil ultrapassagem e conseguiu um digno 11º lugar na bandeirada, após se classificar em 15º para a largada.

 

E já que estamos em Silverstone, vamos para a segunda “primeira vitória” do domingo: após um começo conturbado, onde percebemos que apesar de visualmente ser medonho o HALO efetivamente funciona para aquilo que foi projetado e salvou a vida de Zhou, que logo na largada foi atingido por trás e capotou, deslizando dezenas de metros de ponta cabeça até entrar na caixa de brita e começar a capotagem que fez o carro passar por cima da baixa barreira de pneus e parar entre o guard-rail e o alambrado. Zhou está bem, só o carro que deu PT, assim como provavelmente a roupa de baixo do piloto. Na relargada o Rubinho (ou seria Rubiño?) espanhol, Carlos Sainz Jr., teve a oportunidade de largar decentemente (na primeira largada ele foi no máximo nota 4 numa escala de 0 a 10) e após uma corrida interessante como raramente a histórica pista britânica produziu desde a malfadada reforma que assassinou as características da interessante pista original e produziu essa sequência de retas curtas precedidas de curvas de média velocidade, o filho da lenda do rali finalmente conseguiu sua primeira vitória na categoria. Aliás, se analisarmos a tabela de pontuação do campeonato, foi um pódio dos segundos pilotos das equipes: Sainz Jr. em 1º, Sérgio Pérez em 2º e Lewis Hamilton em 3º. Ao fim da prova Leclerc deu chilique e tomou uma reprimenda do Binotto de dedo em riste. Haja vista os últimos comportamentos do monegasco, bronca merecida. George Russell mostrou no acidente da primeira largada que além de um piloto com um futuro muito promissor é um ser humano decente: ao ver Zhou capotando e indo parar no alambrado, aproveitou que na confusão o seu carro também foi envolvido e saiu correndo para ver se o companheiro de profissão estava bem. Por mais pilotos assim na categoria.

 

A Indy foi até Mid Ohio, pista que deve produzir excelentes corridas de moto ou de carros pequenos (monopostos ou turismo), mas que com os grandes carros da Indy no geral fazem corridas que dependem das estratégias para serem interessantes. Ultrapassagem na pista mesmo... ou na reta maior, ou faz a volta inteira torcendo pro carro da frente errar em alguma das diversas curvas em sequencia. Nessas condições, quem se deu melhor foi Scott McLaughlin, que conseguiu sua segunda vitória na temporada acompanhado muito de perto por Alex Palou, que tentou bravamente a vitória, mas passou na bandeirada meio segundo atrás. Quem fez bonito foi Will Power, se recuperando de uma rodada logo na primeira curva e indo para o fim do pelotão para terminar em 3º lugar no fim da prova. Helinho Castroneves terminou num ótimo 8º lugar, partindo de 15º.

 

E por falar em primeiras vitórias, na NASCAR também tivemos: Tyler Reddick fez uma corrida de gente grande, de piloto experiente, pressionou Chase Elliott até conseguir achar a brecha para ultrapassar, passou e, pilotando sem erros no limite de aderência do carro, conquistou sua primeira vitória na Cup Series; pelo que vimos, a primeira de muitas. A Elliott restou se contentar com o 2º lugar, à frente do seu companheiro de equipe Kyle Larson (3º lugar). Completando a varrida Chevrolet (5 carros nas 5 primeiras posições) tivemos Ross Chastain em 4º e Daniel Suárez fechando o Top-5. Desempenho sofrível das equipes Toyota, o melhor colocado foi Martin Truex Jr. em 13º lugar.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 

    
Last Updated ( Monday, 04 July 2022 09:24 )