Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Minha vitória na SRX Series / Penske domina testes em Iowa PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 22 June 2022 16:09

Olá amigos, tudo bem?

 

Hoje eu quero comemorar com vocês minha vitória na primeira etapa do Camping World SRX Series, realizada sábado passado, 18, no circuito oval Five Flags Speedway, em Pensacola, na Flórida.

 

Como vocês sabem, SRX (Superstar Racing Experience) é uma categoria criada pelo Tony Stewart e que está em seu segundo ano. São sempre seis corridas em circuitos ovais curtos, em seis finais de semana consecutivos. Sempre com a final na noite de sábado, são duas corridas classificatórias que formam o grid da grande final.

 

Na primeira bateria, terminei em 12º lugar entre os 13 pilotos que receberam a bandeirada de chegada. Em compensação, fiz uma corrida muito agressiva na segunda prova e consegui vencer com 0s393 sobre Michael Waltrip.

 

Na somatória das duas baterias, conquistei o 5º posto no grid para a prova final e me mantive nessa posição nas primeiras voltas, mais exatamente até a 12ª. Passei o dono da festa, o Tony Stewart, na volta seguinte e assumi a 4ª colocação. Nesse momento da prova, a liderança era do Bubba Polard, seguido pelo Tony Kanaan, Ryan Newman, eu e o Stewart. Do líder ao 5º a diferença era de 0s87.

 

Na 18ª ganhei a posição do Newman e na 19ª a do Bubba, que nessa altura da prova tinha perdido a liderança para o Tony. Ou seja, com 20 voltas completadas, das 75 previstas, formou-se uma dobradinha brasileira. A prova foi interceptada por uma bandeira amarela duas voltas depois e, na relargada (volta 27), ficamos quase duas voltas andando lado a lado até eu assumir a ponta na 28ª para a 29ª. Depois disso, trocamos de posições algumas vezes até o Tony voltar a liderar.

 

 

O panorama ficou assim por várias voltas. Tivemos duas bandeiras amarelas e faltavam apenas 16 voltas na relargada final. Como aconteceu nas anteriores, Tony e eu andamos algumas voltas lado a lado. A diferença foi que, ao contrário das duas primeiras, desse vez assumir a liderança na 62ª volta e até a bandeirada final.

 

Fiquei muito feliz com o resultado, subi no alambrado para comemorar com a galera e agora o negócio é se preparar para a segunda etapa, que será neste sábado, 25, em South Boston.

 

Dois dias depois dessa vitória, testei meu carro da Indy na pista de Iowa. A Meyer Shank Racing estava completa, pois o Simon Pagenaud também estava lá. Na verdade, nós e praticamente todo o grid da Indy, pois participaram 20 carros.

 

Voltar a Iowa foi uma experiência muito boa e útil, pois não andava nessa pista há quase cinco anos. 

 

E se vocês considerarem que o carro que utilizamos hoje é muito diferente daquele que pilotei na Penske em 2017, quando ganhei a corrida. tive de reaprender muita coisa, o que foi muito produtivo. No cômputo geral, andamos entre os 10 primeiros, o que representou um progresso muito grande, pois nosso foco esteve o tempo todo no acerto.

 

É isso, amigos. Forte abraço e até semana que vem!

 

Helio Castroneves

 

Reprodução autorizada da coluna de Helio Castroneves, originalmente publicada no site www.lance.com.br

 

 

Olá Amigos,

 

Após três finais de semana consecutivos de corridas da IndyCar Series tivemos uma folga para respirar... bem, na verdade não!

 

Dezenove pilotos da NTT IndyCar Series estiveram em ação na segunda-feira no oval de 0,875 milhas de Iowa, e nos horários estabelecidos pela manhã e à tarde, o trio da Team Penske de Josef Newgarden, Will Power e Scott McLaughlin lideraram o pelotão em preparação para a etapa de Mid-Ohio que acontece no início do mês de julho, às véspera do nosso grande feriado da independência.

 

Junto com a equipe Penske, A.J. Foyt Racing, Arrow McLaren SP, Chip Ganassi Racing, Dale Coyne Racing, Meyer Shank Racing e Rahal Letterman Lanigan Racing estiveram presentes. Além de muito trabalho para manter os pilotos ocupados, eles tiveram um adversário extra além dos cronômetros. O calor que estava fazendo não era fácil, com os termômetros passando dos 90°F (mais de 30°C).

 

 

Nem por isso os pilotos esmoreceram. Will Power completou nada menos do que 282 voltas! A Penske foi dominadora dos treinos, com Josef Newgarden sendo o detentor da volta mais rápida, apesar das velocidades oficiais não terem sido divulgadas.

 

Os pilotos vão voltar ao pequeno oval para uma rodada dupla, com corridas a serem disputadas nos dias 23 e 24 de julho. O Iowa Speedway é um tipo de pista que chamamos de “oval clássico”. Com apenas sete oitavos de uma milha, uma volta completa com os carros da IndyCar Series leva apenas cerca de 18,5 segundos para ser completada, por isso não é incomum ver grandes contagens de voltas durante os testes na pista. E também com os líderes chegando logo nos retardatários e tendo que negociar bem as ultrapassagens para não perder tempo.

 

O campeonato está equilibrado e eu tenho certeza que teremos muitas emoções até a última etapa. Será que os veteranos vão conseguir mostrar algum fôlego em cima dos pilotos mais jovens? Will Power está “Really Powerful”!

 

Vamos acelerar!

 

Sam Briggs

Fotos: site IndyCar Media

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.