Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Stock Pro, Stock Series, Copa HB20 fizeram boas corridas no Velocittà PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 16 May 2022 22:49

E aê Galera... agora é comigo!

 

O final de semana das categorias nacionais – de asfalto – tiveram como palco o autódromo gourmet e sem curvas de Mogi-Guaçú. Com sua reta minúscula e sua estrutura de box para eventos de track day, eles tiveram que se virar para colocar as quatro categorias (ainda teve a Fórmula 4 Brasil, que vai ser comentada pelo Boneco de Olinda – em “bonequês”, que eu vou ter que traduzir pra português).

 

Mas as corridas nacionais não para aí. Tivemos também a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra, disputado em .....  e que precisa de mais divulgação, mais transmissão e que eu só fiquem sabendo que aconteceria no domingo. Aí complicou para escrever sobre o evento. Mas deixa com o Ogro que a gente vai fazer alguma coisa por aqui. Agora que já cabe a minha foto aqui do lado, vamos falar sobre as corridas de carros de turismo do final de no Velocittà, que teve a sempre chique Stock Car, a esvaziada Stock “ex-Light” e a Copa HB20 com seus 42 carros.

 

Mais do que nunca dependendo dos “Push Nutella”, a Stock Car foi encarar o sinuoso autódromo Gourmet de Mogi-Guaçu, numa corrida que eu só consegui assistir na segunda-feira a noite depois do susto que o meu compadre nos deu, com uma crise de apêndice, tomando todo nosso domingo. Peço desculpas ao meu camarada, o Sinestro, por não ter assistido a corrida ao vivo com a sua narração. Fiquei na boa companhia do Filho do Deus do Egito na narração e os goticulares comentários de Helio Pingo.

 

 

Ricardo Zonta largava na pole com César ramos e todo mundo atrás. Na largada, Ricardo Zonta fez tudo certo, tomou uma linha defensiva e não deu chance pra ninguém na cura 1. César Ramos fez tudo errado. Foi engolido pela segunda fila, tomou a linha errada, entrou na porta de Digo Baptista e perdeu várias posições. Felipe Lapenna assumiu a P2 com Guiherme Salas na P3. Com o carro avariado, César Ramos recolheu para os boxes no final da primeira volta. Apesar de não ter retas longas, o pessoal foi passando como dava no traçado sinuoso e contando com o asfalto um pouco úmido. Daniel Serra veio escalando o pelotão e com 5 voltas era o P7 depois de largar na P13. Ricardo Zonta ia conseguindo uma pequena vantagem sobre Felipe Lapenna. Na volta 8, Barrichello e Gui Salas bateram porta e o veterano tomou a P3 do moleque! Na volta 9 os boxes foram abertos para a parada obrigatória. Aquela dupla de pilotos pagantes ia acabar fazendo das suas e um já foi rodando sozinho. Depois das paradas feitas, Ricardo Zonta continuou na frente, com Felipe Lapenna em 2° e Rubens Barrichello em 3°. Guilherme Salas perdeu a P4 para Gabriel Casagrande na parada no box e Daniel Serra vinha na P6. Zonta abriu uma boa vantagem e Rubens Barrichello foi para o ataque sobre Felipe Lapenna e de ‘Push Nutella’ tomou a P2. Barrichello passou e abriu, mas não conseguiu chegar em Zonta que garantiu a vitória na corrida 1. Felipe Lapenna fechou o pódio.

 

 

Depois do balé do bebum perneta, os 10 primeiros inverteram suas posições para a largada da corrida 2. A primeira fila ficou com Bruno Baptista e Mathias Rossi. Em duas voltas arrumaram as melancias na carroça e ele, o diretor de provas, o PIROCA (esse é o sobrenome dele...) tirou o Safety Car da pista e liberou a largada. O pole fez a coisa certa na reta e na entrada da curva 1, mas espalhou demais na saída e quase perdeu a ponta. Nuestro Hermano, assador de Parilla errou a altura da grelha e caiu pra P4, superado por Diego Nunes e Daniel Serra. Depois por Gabriel Casagrande. Átila Abreu atravessou na pista e gerou uma pancadaria generalizada. Khodair, Suzuki, Massa, Felipe Baptista... pedaços e carro por toda a pista e ele, o PIROCA não teve alternativa a não ser botar pra fora o Safety Car. Mesmo com pedaços de carro na pista, o diretor de prova deu bandeira verde. Na relargada ninguém passou ninguém, exceto pelo pessoal que deixou de lado a corrida 1 e veio de tanque cheio e pneus melhores pra corrida 2. Os 5 primeiros vinham juntos, Barrichello passou Gui Salas e tomou a P6, mas estava mais longe... mas não por muito tempo. Na abertura da volta 9, quando abriu a janela de parada, o Hermano foi para o box e os 5 se pegaram na briga pela ponta, bateram porta e perderam tempo, todos eles. Bruno Baptista foi o último a parar, mas a parada foi péssima Melhor para o argentino que, depois das paradas o bife de chorizo estava com o ponto certo de calor e sal. Rubens Barrichello era o P2 e Ricardo Mauricio o P3, mas com um ‘Push Nutella’ tomou a P2. Os 3 primeiros foram abrindo vantagem. Bruno Baptista era o P4. Casagrande pegou o Zonta por trás e o vencedor da corrida 1 rodou. Depois Casagrande botou o Macarroni na grama. Com Zonta parado na pista o diretor de prova, ele, o PIROCA, botou pra fora o Safety Car, mas o serviço foi rápido. A relargada saiu com 2 voltas pro fim e o Hermano não tinha mais ‘Nutella’ pra passar no motor e o Hermano segurou a vitória no Braço! Ricardo Maurício terminou na P2 e Rubens Barrichello na P3. Depois da prova os ‘comissacos’ técnicos acharam um pneu de Daniel Serra no carro de Ricardo Maurício e o piloto da RC Eurofarma foi desclassificado Com isso, Barrichello subiu pra P2 e Bruno Baptista para a P3.

 

Se na Copa HB20 a gente tem aquele engarrafamento de 42 carros no grid, na Stock Ex-Light continuamos com aquele grid mirrado de 7 carros. A transmissão pela TV teve a narração poderosa e celestial do Filho do Deus do Egito e os homeopáticos e goticulares comentários do gás nobre. A transmissão estava atenta para não pegar o Chucky, o brinquedo assassino coçando as partes e colocar isso em horário impróprio.

 

 

A corrida do sábado teve Vitor Baptista na Pole e o meu piloto, o Zezinho, largava na P4. Vitor Baptista manteve a ponta e fez a curva 1 na frente. Meu piloto, o Zezinho, deu show e tomou a P2. Os cinco pilotos que parecem saber o que estão fazendo foram fazendo a corrida, com Vitor Baptista, Zezinho Mugiati, Rafa Reis, Lucas Kohl e Arthur Leist. Os dois figurantes (Celso Neto e Guilherme Backles) foram ficando pra trás. Sem retas e com o pessoal economizando os ‘Push Nutella’, a procissão seguia no Velocittà. Com o passar do tempo, Vitor Baptista abriu uma vantagem e deixou a briga pela P2 entre meu piloto e Rafa Reis. Mais atrás. Lucas Kohl vinha se defendendo de Arthur Leist. Nos 10 minutos finais o líder ia longe enquanto os outros quatro competidores se reagruparam (tome procissão). Quando não tinha mais nada pra acontecer, um dos “café-com-leite” (os mais antigos entendedores entenderão...), Celsinho Neto, saiu reto e encheu a barreira de pneus, ficando parado na área de escape. Ele, o diretor de provas, o PIROCA (sim, esse é o sobrenome dele...), não teve alternativa e botou pra fora o Safety Car, dizimando toda vantagem de Vitor Baptista. A relargada ninguém conseguiu nada pra cima de ninguém. Rafa Reis bem que tentou tomar a P2 do meu piloto, mas o Zezinho é gigante! Rafa Reis teve que se contentar com a P3 na vitória incontestável de Vitor Baptista.

 

Na manhã do domingo, fechando a programação do final de semana no bucólico autódromo gourmet do Brasil, com uma virada de tempo que deixou a pista úmida e com céu prometendo água. Apesar disso, a maioria colocou pneus slicks pra corrida, só Celsinho Neto decidiu largar com pneus pra chuva e largando na pole com a inversão mais insana (o advérbio não era bem esse...). O diretor de prova, sim, ele, o PIROCA, deu a largada com os carros atrás do Safety Car (alguém lembra da largada da Turismo Nacional em Cascavel? Raiz é Raiz, Nutella é Nutella!)... e ele sabia o que estava fazendo: o piloto pra completar o grid, Guilherme Backes, atrás do Safety Car, rodou sozinho, bateu e ficou fora da prova, atrasando a bandeira verde com o cronômetros na regressiva.

 

 

A largada foi dada e o Celsinho Neto, mesmo com pneu de chuva escapou da pista e perdeu a liderança. Arthur Leist agradeceu e tomou a ponta, mesmo com pneus slick. Mais atrás, meu piloto, o Zezinho, passou Lucas Kohl e ganhou a P4. na volta 3, Celsinho Neto retomou a ponta e logo em seguida Vitor Baptista, que largou em último, assumiu a P2. Celsinho abria e rezava pela chuva, mas Vitor Baptista desgarrou dos demais e veio no mesmo ritmo do líder. Rafa Reis, que entrou nos boxes quando os carros estavam atrás do Safety Car, colocou pneus de chuva e na altura da volta 5 era o mais rápido na pista e veio recuperando o tempo perdido. Para o pelotão. A pista foi secando e Celsinho Neto perdeu a liderança para Vitor Baptista. Arthur Leist também passou. Na volta seguinte foi meu piloto que subiu uma posição. Na outra, foi Lucas Kohl. Rafinha Reis foi para os boxes e recolocou os pneus slicks. Arthur Leist encostou em Vitor Baptista na briga pela liderança. Zezinho vinha longe. Vitor Baptista controlou bem a situação e venceu também a corrida 2, com Arthur Leist e meu piloto, o Zezinho, fechando o pódio.

 

 

No sabadão tivemos a primeira corrida da Copa HB20, que eu assisti pelo youtube, prestigiando o Portal Highspeed do meu camarada Pedro Malazartes, que não colocou o Urso do Cabelo Duro pra narrar, preferiu deixar o áudio original com o poderoso e celestial Filho do Deus do Egito na narração e os sempre picantes comentários do Malagueta, que não vem com cheiro nem biquinho. Na primeira fila da serpente, os irmãos Rafa e Leo Reis puxavam a fila para descambarem na sempre complicada curva 1, mas os surtados nem esperaram chegar nela para fazerem confusão e as batidas aconteceram no meio da reta. Os irmãos Reis combinaram bem a largada e tomaram a ponta, mas algumas curvas depois, Leo Reis errou a tomada e deu um passeio na grama e caiu pra P10. Rafa Reis agradeceu e assumiu a liderança, seguido de Antonio Cattucci e Bruno Testa. E não teve bandeira amarela. Todos saíram da reta antes do complemento da primeira volta. Leo Reis veio se recuperando Arthur Scherer era o líder da Elite e Augusto Freitas era o líder da Super. Rafa Reis e Antônio Cattucci abriram vantagem e faziam uma briga particular pela ponta. Apesar da pressão, Rafa Reis ia se segurando na ponta da Pro. Augusto Freitas continuava na frente na categoria Super e Arthur Sherer ia na frente da Elite enquanto Leo Reis vinha chegando no pelotão puxado pelo P3, Bruno Testa, que tomou do Daniel Nino e trouxe Leo Reis com ele. Rafa Reis segurou a ponta até o final para vencer a corrida na Pro e na geral. Leo Reis fechou o Top3 depois que superou Daniel Nino, que perdeu algumas posições. Arthur Scherer venceu na Elite e Augusto Freitas na Super.

 

 

No final da tarde do domingo, já com pista bem seca, tivemos a segunda corrida da Copa HB20 e os irmãos Reis começaram a segunda corrida como iniciaram a primeira: andando na frente! Rafa Reis tomou a ponta enquanto Alberto Cattucci brigava para não ser superado por Leo Reis, mas não teve jeito. Cattucci errou duas curvas seguidas e perdeu várias posições. Bruno Testa ficou na P3. Tiago Sanssana bateu forte e o pessoal veio abusando, fazendo da grama uma extensão da pista. Rafa Reis e Leo Reis abriram disputa direta e Leo tomou a ponta. Bruno Pierozan era o líder na categoria Elite e Thiago Rizzo era o Líder na Super. Os dois irmãos abriram vantagem e Bruno Testa era o melhor dos outros. Leo Rufino foi pra briga na categoria Elite e levou Marcos Índio com ele. Rafa Reis começou a ficar para trás e Bruno Testa começou a se aproximar e era nítida a perda de terreno do vencedor da corrida no sábado. Apesar da aproximação de todo pelotão de Bruno Testa (P3) a Luis Sena Jr., Rafa Reis segurou a P2 com Bruno testa sendo o P3. Bruno Pierozan venceu na Elite e Thiago Rizzo venceu na Super.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- Essa semana as pílulas iam ficar de fora. No domingo meu compadre foi hospitalizado de emergência. Correria das grandes, mas graças a Deus foi uma crise de apendicite violenta. Ele precisou ir pra cirurgia e a gente ficou o domingo no hospital. Vi as corridas, todas no VT, e não dava pra ficar caçando pílulas. Só que a galera que me segue colaborou e eles mesmo escreveram as pílulas. Agora é “pílula do leitor”!

- A Pista de Track Day do Velocittà não conseguiu produzir uma corrida boa nem no TCR, claro que não conseguiria com a Stock Car. Com as outras então... nem pensar!

- O Fausto Maciera tem que tomar uma bandeira preta por essa piadinha chula de chamara Gresini de “equipe da viúva”.

- Esse tal de Lipe Paria não é apenas chato. Ele não sabe nada sobre a NASCAR, sobre corridas e quando abre a boca só sai bobagem (o adjetivo não era bem esse...) Band, contrata o Roberto Figueroa.

- Vendo a corrida da Fórmula 4 e o filho do Dr. Smith na pista... seguindo os passos do pai no microfone: perdido no espaço!

- E finalmente o Nuestro Hermano, o assador de churrasco da Stock Car conseguiu vencer uma corrida no Brasil! Parabéns a todos os hermanos.

- O autódromo Gourmet do Brasil recebeu a visita do agora “arroz de festa” Bernie Bernie Ecclestone. Duas semanas atrás o bom velhinho foi convidado por Maurício Slaviero a comparecer no TCR, categoria FIA que tem campeonato sulamericano. D. Corleone, pra não ficar atrás, levou o ex-chefão da F1 pra ver a sua categoria. O que será que ele achou?

- Na segunda-feira recebi os documentos das decisões finais e os resultados oficiais das corridas em Mogi-Guaçú e todas elas tinham o logotipo da VICAR cobrindo o nome do diretor de provas... A VICAR TENTOU COBRIR PIROCA!

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.