Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Câmara faz dois pódios em Hockenheim em estreia de Fittipaldi na F4 alemã. Kiko Porto sofre em Indianápolis PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 15 May 2022 16:05

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos corridas dos dois lados do oceano atlântico, com Rafael Câmara disputando mais uma rodada tripla do campeonato alemão da FIA Fórmula 4 e Emmo Fittipaldi Jr. Fazendo sua estreia no certame do ADAC. Nos estados Unidos, Kiko Porto enfrentou a rodada tripla de corridas no misto de Indianápolis pela PRO 2000.

 

Antes de falarmos sobre as corridas deste final de semana, uma explicação: não acompanhei a WSeries na sua corrida de abertura em Miami por absoluta falta de tempo. Inclusive, no início do ano avisei que não iria cobrir a categoria em 2022, apesar do respeito e consideração que tenho pelos organizadores e principalmente pelas pilotos, em especial pela brasileira Bruna Tomaselli, que fez uma grande corrida e conquistou a P5 na corrida do sábado.

 

PRO2000

Nesta semana tivemos três corridas da categoria de acesso à Fórmula Indy no circuito misto de Indianápolis, numa programação que começou na quinta-feira e que teria sua conclusão no sábado. Na quinta-feira tivemos os treinos livres e Francisco ‘Kiko’ Porto começou muito bem conquistando a P2 no primeiro treino livre, mas no treino do início da tarde as coisas não correram bem e o brasileiro foi apenas o 12° colocado.

 

 

O terceiro treino recolocou as coisas como no início do dia e Kiko Porto conseguiu novamente a P2, 21 centésimos atrás do primeiro colocado. O problema foi que, no treino de classificação para o grid da primeira corrida Kiko Porto não conseguiu encaixar uma boa volta em suas tentativas e ficou apenas com a P7 para a corrida 1. Contudo, diferente de Barber, o circuito de Indianápolis oferece boas possibilidades de ultrapassagens e ele estava a apenas 23 centésimos do pole.

 

A corrida 1 aconteceu na tarde da sexta-feira. Kiko Porto, Depois de largar na sétima colocação, o atual campeão da USF2000 se mostrou combativo ao longo da prova, mesmo depois do incidente, ocorrido quando restavam 11 voltas para o final da corida. Foi uma corrida acidentada no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway, o piloto da DEForce Racing mostrou um ritmo forte durante a prova, mas acabou vítima de uma manobra de Nolan Siegel, seu companheiro de equipe, quando ocupava o quarto lugar.

 

 

O nosso representante ainda conseguiu terminar na sétima posição a primeira corrida da rodada tripla de Indianápolis, terceira etapa da temporada 2022 da Indy PRO 2000. Diferente do que acontece nas categorias na Europa, incidentes como estes são “coisas de corrida” nos Estados Unidos e o piloto brasileiro acabou saindo prejudicado. Ainda assim, restavam outras duas corridas no sábado para se recuperar.

 

Na manhã do sábado, considerando a segunda volta mais rápida na qualificação de sexta-feira, Kiko Porto estava largando na terceira fila, na P5. Após uma volta de apresentação os carros alinharam dois a dois e veio a bandeira verde. Largando na fila de dentro, o piloto brasileiro ficou encaixotado e, mesmo contornando a primeira curva na P5, por fazê-la sem uma boa tomada, perdeu duas posições. Logo à sua frente, Jordan Missig bateu e ficou na grama na curva 1 na curva 7, o toque entre os líderes foi péssimo para ambos. Branden Eves e Enaam Armed fez o primeiro voltar para os boxes sem a asa dianteira e o segundo sem a asa traseira.

 

O safety car foi pra pista e nessa disputa Kiko Porto acabou se dando bem por ter evitado contatos na curva 1. O brasileiro subiu para a P4. Na relargada, Kiko Porto largou mal e caiu para 5°, mas foi rápido e logo recuperou a P4. Os 5 primeiros se afastaram do restante do pelotão e entraram juntos na reta. Mesmo tendo recuperado a posição, Kiko Porto continuava sob pressão de ..., que sem um carro próximo, podia se concentra apenas em atacar. Isso gerou uma perda de contato do brasileiro com os 3 primeiros.

 

 

Kiko Porto resistiu aos ataques e conseguiu respirar após algumas voltas. Com isso, voltou a se aproximar dos três primeiros e mantinha uma distância segura para o P5, Salvador de Alba. Jack William superou de Alba e começou a se aproximar de Kilo Porto faltando 10 voltas para o final, mas o nosso representante conseguiu controlar a situação, mantendo 1s de vantagem para seu perseguidor até o final da corrida, mas em momento algum esteve em condições de atacar por uma posição no pódio e terminou a corrida na P4.

 

Apenas duas horas após o final da corrida 2 os pilotos da PRO2000 estavam de volta aos pits para alinhar e disputar a terceira e última corrida do final de semana. Kiko porto estava largando novamente na P5 para a corrida de 25 voltas e novamente o brasileiro ficou encaixotado e perdeu posições, caindo para P8 após as primeiras curvas, mas conseguiu recuperar uma posição ainda na primeira volta, subindo para 7°.

 

Kiko Porto conseguiu escapar de Colin Kaminsky, o P8, mas tinha perdido contato com o pelotão dos seis primeiros. O problema foi quando Enaam Armed tomou a P8. ele foi para cima do brasileiro e não teve problemas para superá-lo. Sem ritmo, Kaminsky também superou nosso representante que caiu para a P9 e continuava ameaçado por quem vinha atrás. Na volta 7 Wyatt Brichacek também passou e abriu, com Kiko Porto caindo para 10°.

 

 

Com 10 voltas para o fim, o lider, Louis Foster, tinha aberto 4s de vantagem, mas Jack William vinha segurando um pelotão que ia até Kiko Porto na P10, que conseguiu se aproximar dos carros da frente. Nas 10 voltas finais o brasileiro não conseguiu mais acompanhar o ritmo dos carros da frente. Faltando 8 voltas para o fim, Reece Gold perdeu performance e Kiko Porto conseguiu ganhar a P9.

 

Gold parou no meio da pista e o safety car entrou a 7 voltas pro fim. O serviço foi rápido, mas o piloto insistia em voltar pra corrida o que atrasou o reinício da corrida, que só teve bandeira verde faltando 4 voltas para o fim. Kiko Porto manteve a P9 à frente de Josh Green. Colin Kaminsky e Yuven Sundaramoorthy perderam rendimento e Kiko Porto os superou, subindo para 8° uma vez que foi ultrapassado por Josh Green. Kiko Porto sai de Indianápolis na 7ª posição no campeonato com 108 pontos. A próxima corrida é no Lucas Oil Raceway, o oval.

 

FIA Fórmula 4 Alemanha

A cobertura via site da ADAC é bem complicada por ser tudo em alemão, mas depois consegui, via Motorsport TV assistir os VTs das corridas, mas sobre os treinos, as coisas ficaram complicadas. O que vi fo que a Prema dominou a qualificação, colocando 3 dos seus pilotos nas 4 primeiras posições, com Rafael Câmara ficando com a P2., largando ao lado de Kimi Antonelli. Emmo Fittipaldi Jr. fez um bom treino e conseguiu a P12 para a largada em um grid de 20 carros.

 

A narração em alemão foi um complicador e tanto, mas fui salvo pelo VT. Os pilotos tiveram um dia de sol com temperatura agradável e sem possibilidades de chuva. Após a volta de apresentação, todos se posicionaram no Grid e quando apagaram as luzes vermelhas partiram para 30 minutos +1 volta de corrida. Largando na P2, do lado sujo da reta, Rafael Câmara acabou não conseguindo atacar o pole position e ficou sob pressão Taylor Barnard e acabou perdendo uma posição, caindo para 3° na primeira volta. Emmo Fittipaldi evitou as confusões do meio do pelotão e passou ileso.

 

 

No fechamento da primeira volta Rafael Câmara vinha na P3 enquanto Emmo Fittipaldi, que estreou no campeonato na etapa de hockenheim fechou a passagem na P17, mas os brasileiros foram subindo. Não demorou para Rafael Câmara tomar a P2 de Taylor Barnard e partir para cima de Kimi Antonelli enquanto Emmo Fittipaldi foi ganhando posições e na volta 4 era o 13°

 

 

Emmo Fittipaldi veio na briga no pelotão que ia do 9° ao 16° colocado, todos muito juntos. Rafael Câmara estava sendo atacado por Taylor Barnard e passou a fazer um traçado mais defensivo, o que atrapalhou o ataque ao líder da corrida, que foi ampliando a vantagem sobre o brasileiro da Prema. Câmara conseguiu se livrar do seu perseguidor, mas não conseguiu mais se aproximar do líder para brigar pela ponta. Emmo Fittipaldi perdeu duas posições e terminou a corrida na P15.

 

Na manhã do domingo (madrugada gelada para o colunista) os pilotos voltaram à pista em Hockenheim para a segunda corrida do programa pela segunda rodada tripla do campeonato. Rafael Câmara estava largando novamente na P2, cm Kimi Antonelli na pole e Emmo Fittipaldi estava largando em 12° novamente. Céu claro, temperatura amena e zero chances de chuva. Após a volta de apresentação as luzes vermelhas foram apagadas para 30 minutos +1 volta de corrida.

 

 

Novamente Kimi Antonelli pulou na ponta, nas no meio da volta Rafael Câmara já o atacava. Uma confusão no grampo fez estrago em alguns carros da Van Amersfoort. Emmo Fittipaldi escapou, mas caiu para 13°. Novamente Rafael Câmara perdeu a P2 para Taylor Barnard, mas recuperou na volta seguinte. A briga com os carros da PHM, com Nikita Bedrin entrando na disputa, afastou o brasileiro do líder, Kimi Antonelli.

 

Desta vez, diferente da corrida 1, Rafael Câmara abriu uma vantagem segura para Taylor Barnard e, sem pressão, podia perseguir a vitória. Apesar de estar mais próximo, na metade da corrida a distância para o líder era de 2s e oscilando em torno disso. Emmo Fittipaldi continuava na P13 e vinha num pelotão compacto que ia do P9 ao P14. Ele ganhou a P12, mas afastou-se do pelotão que brigava por pontos.

 

 

Rafael Câmara não parecia ter um acerto e consequente ritmo para tentar buscar a vitória e no final da prova estava a mais de 3s do líder. Emmo Fittipaldi estava tranqüilo na P12, sem ser ameaçado, mas não conseguia se aproximar do pelotão da frente para tentar a vantagem da inversão do top-8 para a última corrida do final de semana e assim, com Câmara na P2 e Fittipaldi na P12 eles receberam a bandeira quadriculada.

 

Três horas depois do final da corrida 2, os pilotos estavam de volta à pista para a última corrida da rodada de Hockenheim. Com a inversão dos 8 primeiros nas quatro primeiras filas, Rafael Câmara largaria na P7 e Emmo Fittipaldi, novamente, na P12. após a volta de apresentação tivemos a largada e novamente, mesmo do lado emborrachado da pista, Rafael Câmara não largou bem e perdeu a posição para Kimi Antonelli. Emmo Fittipaldi caiu para 14°.

 

 

Na volta seguinte Câmara e Antonelli superaram Charlie Wurz e se formou um pelotão compacto e insano do P3 até o P10. Rafael Câmara escolheu o lado errado para atacar, ficou bloqueado e caiu pra P9. Antonelli subiu para 4°. Mais atrás, Emmo Fittipaldi subia para 13°. Rafael Câmara logo se recuperou subiu rápido para a P5 e com alguns toques e carros indo aos pits, Emmo Fittipaldi subiu para a P11. Com alguns pedaços de carro pela pista, foi acionado o safety car.

 

A bandeira verde veio com o relógio marcando 14 minutos para o fim. A primeira volta fez os carros da Prema iram pra cima. Rafael Câmara ganhou a P4, mas viu Antonelli pular pra P2. Emmo Fittipaldi segurou a P11. Rafael Câmara foi para o ataque sobre Taylor Barnard. Fittipaldi ia colado em Michael Sauter, buscando a P10 e pontuar na corrida, mas após uma tentativa de ataque ele perdeu a melhor linha e caiu para 14° com pneus sujos, caiu para 15°.

 

 

A briga pela P8 fez algumas vítimas e Emmo Fittipaldi subiu para 13°. Na última volta ele superou Sauter, que escapou da pista e terminou na P12. Rafael Câmara não conseguia atacar Taylor Barnard e terminou numa P4 que era muito aquém de sua capacidade e do seu carro. Pior: viu Kimi Antonelli vencer a terceira corrida no final de semana e disparar na liderança. O pernambucano é o 2° no campeonato com 109 pontos, 28 atrás de Antonelli.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 

 
Last Updated ( Sunday, 15 May 2022 21:28 )