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Fórmula 1 “em casa” / O vôo do Pato em Barber PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 05 May 2022 10:21

Oi amigos, tudo bem?

 

Nesta quinta-feira, 5, estou em Indianapolis trabalhando no simulador da Honda, mas seguirei logo na sequência para Miami, uma cidade que também posso chamar de “minha”, para acompanhar a Fórmula 1 neste final de semana. Nesses mais de 25 anos que estou nos Estados Unidos, morei a maior parte do tempo em Miami, o que me faz ter uma ligação muito forte com a cidade e a Flórida. 

 

Fui convidado para estar no Grande Prêmio, que desde já promete ser um sucesso, para participar de ações com o nosso patrocinador AutoNation. Já tive oportunidade de fazer isso outras vezes e posso assegurar que há uma semelhança muito grande entre a Fórmula 1 e a Indy em promover encontros dos principais executivos de grandes empresas com clientes em potencial. 

 

Em sendo em Miami, o Liberty Media está preparando um evento realmente especial. E como eu sei disso? Acho que não vou contar nenhuma novidade, mas para quem não sabe o Liberty Media, que é dono da Fórmula 1, é um dos sócios da Meyer Shank Racing. 

 

 

E por falar no Jim Meyer e Mike Shank, fiquei frustrado por não conseguir entregar a eles um bom resultado no Barber Motorsports Park, no domingo passado. Nossa estratégia parecia perfeita no papel, mas acabou não funcionando como queríamos e, ainda por cima, recebi um penalty por causa de um toque involuntário durante a prova. 

 

 

Por outro lado, a evolução do carro foi brutal entre o primeiro treino da sexta e a corrida do domingo. Mesmo diante de um resultado não desejado, o Indy Grand Prix of Alabama foi um teste tecnicamente muito valioso. E isso me deixou bem otimista.

 

O foco agora é Indianapolis. O Super May é uma ocasião especialíssima, pois é quando ficamos na cidade por mais tempo numa jornada de grande movimentação. Em três finais de semana consecutivos, teremos o Indy GP, no misto de Indianapolis, o Pole Day e a Indy 500, no dia 29 de maio. Trata-se de um período de muito trabalho, mas a atmosfera é super motivadora e entusiasmante.

 

No meu caso, especificamente, além do fato de ter vencido a disputa do ano passado, o que me faz ser o centro das atenções, tem também a minha condição de ser o único capaz de conquistar cinco vitórias na Indy 500. O meu sonho sempre foi conquistar a quarta vitória para me igualar a Rick Mears, AJ Foyt e Al Unser. A meta foi cumprida. Agora, o negócio é trabalhar forte para conquistar outra vitória na corrida mais importante do mundo. 

 

Falando assim, até parece que é fácil, mas não é. Venci em 2001 e 2002. A terceira veio sete anos depois e, para ter meu quarto anel, foram necessários 12 anos. O negócio, então, é trabalhar muito e ver o que acontece.

 

Volto na semana que vem para falar do início dessa jornada em Indianapolis e espero ter muita coisa legal para contar ao longo dessas maravilhosas três semanas que temos pela frente. Forte abraço e até lá!

 

Helio Castroneves

 

Reprodução autorizada da coluna de Helio Castroneves, originalmente publicada no site www.lance.com.br

 

 

Olá Amigos,

 

A corrida deste último final de semana da IndyCar Series foi um tapa na cara daqueles que vinham criticando Pato O’Ward. O mexicano fez uma corrida estrategicamente perfeita e foi agressivo no momento certo, quando com os pneus frios, recém saído do pit lane, atacou e superou o líder até então, Rinus Veekay. Nas voltas finais, soube controlar Alex Palou e evitar uma disputa roda a roda pela liderança. O Pato voou alto!

 

A corrida começou com Rinus VeeKay na pole e Pato O'Ward ao lado dele do lado de fora da primeira fila. A primeira tentativa de largada falhada e a bandeira verde só foi acionada uma volta depois com a primeira fila manteve a posição. Scott McLaughlin ultrapassou Alex Palou pelo terceiro lugar, Callum Ilott fez uma grande largada, saindo de P11 para P8 e Josef Newgarden perdeu três posições, caindo para P10 por começar a corrida com os pneus pretos, mais duros. Colton Herta, na mesma estratégia, também perdeu uma posição e foi P11 após duas voltas.

 

 

Na volta 5, Scott Dixon perdeu duas posições e voltou pra P15. VeeKay foi construindo uma vantagem de 1,1s sobre O'Ward. McLaughlin estava a 2,0 segundos da VeeKay. Com muitos pilotos procurando economizar combustível, a maioria mantinha a posição. Na volta 10, VeeKay tinha uma vantagem confortável de 1,3s sobre O’Ward e 2,1s sobre McLaughlin. Palou vinha na P4, Alexander Rossi foi P5 e Felix Rosenqvist na P6, 4,0s atrás de VeeKay. Marcus Ericsson foi o primeiro a parar, parando na volta 11 e mudando para uma estratégia de três paradas. Newgarden foi ao pit na volta 12 e Jack Harvey também fez três paradas. Herta foi no final da volta 12 e Kyle Kirkwood se juntou a ele na volta 13.

 

Um problema na porca da roda dianteira direita manteve Kirkwood no pit lane por mais de 30 segundos, matando sua corrida no local, pois ele perdeu uma volta enquanto estava ocioso. Herta tentou ultrapassar Romain Grosjean na volta 15 com o piloto suíço movendo-se para a esquerda na reta da frente; Herta fez a ultrapassagem, mas escapou na curva 1 e devolveu a posição. Herta pegou Grosjean no final da volta em uma manobra ousada e começou a se afastar.

 

 

Na volta 20, VeeKay estava 2,0s à frente de O’Ward e McLaughlin estava 4,1s atrás. Rosenqvist foi o primeiro dos pilotos da frente a parar na volta 29. Ilott subiu para P6 como resultado. Na volta 30, VeeKay vinha segurando 4,8s sobre McLaughlin enquanto O'Ward, Ilott, Rossi, Pagenaud e outros pararam. Palou, VeeKay e McLaughlin foram os próximos na volta 31, com Will Power, Graham Rahal e Scott Dixon pararam também. As duas paradas promoveram Newgarden à liderança com Herta perseguindo-o forte em segundo.

 

A bandeira amarela e uma entrada do Safety Car veio na volta 33 quando Callum Ilott saiu da pista e ficou preso numa caixa de brita depois de lutar por posição com Alexander Rossi. Ilott perdeu duas voltas e viu o fim de semana de conto de fadas para sua equipe chegar ao fim. O tempo de prova e número de voltas arruinou as chances dos que optaram por três paradas; Newgarden e Herta pararam na volta 34 e devolveram a liderança para VeeKay. Uma vez que os pit stops foram concluídos, Newgarden e Herta retornaram em P17 e P18, respectivamente.

 

 

O reinício na volta 36 viu VeeKay disparar na frente de O'Ward, McLaughlin, Palou e Rossi. Rossi ultrapassou Palou para o P4 no gancho, enquanto Kirkwood se alargava e ficava mais para trás. Herta passou por Newgarden e estava em P15 na volta 37. Na volta 38, Pagenaud estava em P10. Will Power tirou a P7 de Rosenqvist na volta 40, enquanto VeeKay mantinha confortáveis ​​1,9s sobre O'Ward. Herta vinha voando e conseguiu chegar na P11 na volta 42.

 

VeeKay ampliou sua vantagem para 2,4s sobre O'Ward na volta 45. Herta tirou o P10 de Pagenaud no gancho. Dixon subiu para P6 depois de iniciar P13. A volta 48 viu Herta tirar o 9º lugar de Rosenqvist, que continuou caindo. Pagenaud passou em seguida, rebaixando Rosenqvist para P11 na volta 48. Na volta 50, O’Ward tinha sua desvantagem de VeeKay em 1,5s. Na volta 54, a liderança de VeeKay caiu para 1,3s com McLaughlin 3,3s atrás.

 

Grosjean passou Newgarden e avançou pra P14 e fez o mesmo movimento na volta seguinte para superar o P13, Christian Lundgaard. A liderança de VeeKay voltou para 1,8s na volta 58. Todos os líderes fizeram suas voltas mais rápidas com os carros mais leves quando a janela do pit apareceu. Grosjean continuou no ataque, passando Takuma Sato e Felix Rosenqvist, subindo para o P11.

 

 

VeeKay ampliou sua liderança mais uma vez - 2,2s na volta 60. Rossi foi o primeiro a parar na volta 61, com Rahal e Pagenaud se juntando. VeeKay, O'Ward e McLaughlin pararam na volta 62 e saíram juntos. O'Ward assumiu a liderança dando a volta por fora na VeeKay no hairpin. Herta, Newgarden e Grosjean param na volta 63. Uma longa parada se seguiu para Herta. Newgarden ultrapassou Dixon por P5, mas devolveu na mesma volta. Palou parou na volta 64. Ele fez o trabalho de overcut e voltou em P2 à frente de VeeKay.

 

Na volta 74, a vantagem de O'Ward sobre Palou diminuiu para 0,8s no trânsito, mas, uma vez liberada, aumentou para 1,3s na volta seguinte. Herta tentou tirar o P6 de McLaughlin no cotovelo , mas rodou e caiu de P7 para P9. Will Power tirou P4 de Dixon. Na volta 80 viu O'Ward com uma vantagem de 2,0s sobre Palou com VeeKay 7,8s atrás, Will Power vinha forte na P4, 12,9s atrás, e o companheiro de equipe McLaughlin em P5 com um déficit de 15,0s. Nas 10 voltas finais o piloto da McLaren soube como evitar os ataques de seus perseguidores para ter uma vitória consagradora e mostrar para Zak Brown que ele é piloto pra vencer na Indycar, na Fórmula 1 e em qualquer lugar.

 

Vamos acelerar!

 

Sam Briggs

Fotos: site IndyCar Media

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Thursday, 05 May 2022 18:59 )