Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Campeonato do Nordeste de Kart 2022 e brasileiros no exterior PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 27 April 2022 20:37

No último fim de semana, no sábado,no kartódromo Emerson  Fittipaldi em Aracaju, foram disputadas as finais do Campeonato do Nordeste de Kart, com as atividades de pista tendo começado na terça-feira. Neste ano a disputa foi realizada em etapa única, e a competição revelou seus campeões, contando com a participação 115 pilotos correndo nas 11 categorias. A grande novidade foi o kartódromo ter sido reformado no começo deste ano com apoio da prefeitura de Aracaju e, em julho, receberá a Copa Brasil de Kart.

 

Dentro de um projeto de ampliar os locais de competições e categorias envolvidas em seu mandato, o Campeonato do Nordeste foi criado ano passado pela CBA, para não só dar mais espaço e apoio aos pilotos do nordeste e também para fortalecer o kartismo na região, além de buscar um maior intercâmbio com pilotos de outras regiões. O evento contou com a presença do presidente da Federação Sergipana de Automobilismo, Kenned Fonseca, e de dirigentes da CBA. Vamos aos resultados de cada categoria e seus campeões.

 

 

A primeira categoria a correr foi a Júnior, que contou com 12 pilotos no grid. O vencedor e campeão foi Gabriel Moura, mas nas últimas voltas, Heitor Dall Agnol o ultrapassou e ia vencer a prova, mas ele rodou no final e o título ficou com Moura (que é o atual campeão da Copa Brasil) Dall Agnol foi o vice, seguido de Pietro Nalesso. Na categoria Júnior Menor também tivemos 12 pilotos na final e o título ficou do Pernambucano Alexandre Leal que foi campeão do nordeste de novo (Em 2021 ele foi campeão da cadete). O vice foi Diego Cruz, seguido de Paulo  Whilleman Filho.

 

Na categoria Graduados tivemos um duelo que durou a prova inteira teve entre os pilotos Rafael Rodrigues e Alexandre Rosario, mas nas últimas curvas Rodrigues venceu e assegurou o título, com Rosario sendo o vice. Em terceiro ficou Sérgio Crispin. O campeão brasileiro, Rodrigo Piquet, um dos melhores pilotos de kart do Brasil correu nesta categoria, ficando em quinto lugar. Na categoria Novatos Ubiraja Filho fez barba, cabelo e bigode. Largou na pole, liderou a prova inteira e fez melhor volta para conquistar o título. O vice foi de Mateus Galvão, seguido de  Gustavo Zingoni.

 

 

Na categoria Super Sênior, Euvaldo Luz venceu e foi o campeão. O vice foi Carlos Henrique Soares, seguido de Nilton Roza. Na categoria Mirim o paulista Lucas Ferreira fez também barba, cabelo e bigode na prova. O vice foi Mathias Domingues, seguido de Henrique Ferraz. A única mulher na categoria, Nicole Campos, chegou em quinto lugar.

 

Na categoria Cadete a disputa foi acirrada entre os 4 primeiros colocados a prova inteira e no final quem venceu conquistou o título foi Daniel Rebouças. O vice foi Marcelo Ferreira, seguido de Bernado Leal. Na Categoria F4 JR o campeão foi o gaúcho Heitor Dall Agnol, que venceu por uma diferença de apenas 0,034 segundos sobre o vice Miguel Batalha. Em terceiro chegou David Mello.

 

 

As categorias F4 Graduados e novatos correram juntas. A prova foi interrompida no seu decorrer por causa de um acidente sem gravidade, mas tiveram que arrumar a proteção de pneus e isso levou tempo. Depois de reiniciada a prova, o vencedor e campeão entre os Novatos foi Rodrigo Macedo e o vice foi Gustavo Mesquita. Na Graduados, o campeão foi Rodrigo Soares e o vice foi Dado Salau. A última categoria a correr foi a F4 Super Sênior e o campeão foi bicampeão, repetindo o feito de 2021, foi o baiano Paulo Galleas. O vice foi Luiz  Andrade Carvalho, seguido de Valdemiro Oliveira.

 

Brasileiros correndo na segunda etapa do Champions of the Future

 

Nos fim de semana dos dias 16 e 17 no Kartódromo de Zuera na Espanha, foram realizadas as finais da segunda etapa do Champions of the Future nas categorias OK e OKJR e com brasileiros correndo. Na categoria OK, Miguel Costa terminou num belo quinto lugar, com isso está em sétimo lugar na classificação faltando ainda duas etapas para acabar o campeonato, programadas para a Finlândia e Itália. Miguel Costa é piloto da academia de jovens pilotos da Sauber. O outro Brasileiro que correu, mas não foi para a final na OKJR foi Filippo Fiorentino. No círculo dos “sobrenomes famosos” tivemos a presença do Holandês Renne Lammers (filho do ex piloto de F1 Jan Lammers, que terminou em 13° lugar). Ele é piloto oficial da equipe Parolin.

 

 

Na categoria OK também tivemos brasileiros correndo. Gabriel Gomez, que fez a pole no último mundial de kart em Portugal, terminou em 14° lugar correndo pela equipe CRG do Brasil. Foi uma etapa difícil. O finlandês Tukka Tapoonen, que foi campeão mundial da categoria no ano passado em 12° lugar pela equipe oficial da Tony Kart. Os outros brasileiros na categoria foram Matheus Ferreira (19° lugar), Matheus Morgatto (20° lugar) e Olin Galli (24° lugar) Entre os “sobrenomes famosos” Alex Wurz, filho do ex piloto de F1 Alexander Wurz, não foi para as  finais. O campeão desta etapa da foram o Britânico Kean Berta Nakamura na categoria OK e o na o finlandês Dmitry Matveev na OKJR.

 

Rodrigo Botana

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.