Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
WRC Croacia: Rovanperä vence segunda do ano em final dramático PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 24 April 2022 17:31

Chegamos! 

 

Não foi fácil esperar por tanto tempo desde o final do Rally da Suécia, mas aqui estamos novamente em ação no Rally da Croácia, um enorme desafio para equipes, pilotos e navegadores com suas sinuosas estradas de asfalto.

 

Com o campeonato ainda no início e sem as superestrelas francesas, Sébastien Loeb e Sébastien Ogier, a expectativa é de um campeonato muito equilibrado e que pode chegar com alguns candidatos ao título na última etapa do ano.

 

A previsão meteorológica era de temperaturas amenas, alguma chuva nos dois primeiros dias e tempo seco apenas no último dia (previsões podem falhar?). Recente no calendário, o Rally da Croácia sempre virá repleto de novidades.

 

Visão Geral

Segunda aparição no WRC na Croácia. Uma mistura tentadora de asfalto, com algumas superfícies desgastadas e irregulares devido ao clima e danos causados ​​pela água e outras muito mais suaves. Geralmente estradas rápidas, mas muito estreitas em algumas partes. A primavera exibe a bela paisagem da Croácia em toda a sua glória.

 

 

Histórico de eventos

Realizado pela primeira vez em 1974 sob o nome INA Delta TLX Rally e rapidamente cresceu para se tornar um evento de campeonato nacional na ex-Iugoslávia.

Incorporado ao Campeonato Europeu em 1986 e, depois de se mudar para Zagreb, subiu na hierarquia para atingir o nível superior da série europeia em 2007.

A recessão econômica levou a uma realocação para Rijeka e depois para a Ístria.

A lista de honra é liderada pelo esloveno Branislav Kuzmič com cinco vitórias, seguido pelo piloto do país natal Juraj Šebalj com quatro.

Sébastien Ogier venceu na primeira visita do WRC em 2021.

 

Os estágios

A cerimônia de início da noite de quinta-feira junto à Biblioteca Nacional e Universitária da cidade inicia o evento.

A etapa de abertura de sexta-feira, com 120,38 km nas áreas montanhosas de Samoborsko Gorje, Žumberak e região de Karlovac, a oeste e sudoeste de Zagreb, seria a mais longa. Testes difíceis de cerca de 20 km em Mali Lipovec - Grdanjci e Stojdraga - Gornja Vas são seguidos pelos mais curtos Krašić - Vrškovac e Pećurkovo Brdo - Mrežnički Novaki. O serviço segue o ciclo da manhã antes de uma reprise à tarde.

Sábado retornia a território semelhante. O estágio mais longo do rally em Kostanjevac - Petruš Vrh é seguido por Jaškovo - Mali Modruš Potok, antes de uma longa viagem para oeste até a costa do Adriático para o novo Platak. Vinski Vrh - Duga Resa completando o loop. Todos os quatro estágios sendo repetidos à tarde após o serviço para um total de 116,98 km.

O final de domingo ao norte de Zagreb apresentaria as estradas mais largas de todas. A abertura Trakošćan - Vrbno é seguida por Zagorska Sela - Kumrovec. Ambos os estágios técnicos sendo realizados duas vezes, elevando o total do dia para 54,48 km.

As 20 especiais cronometradas compreendendo 291,84km num percurso de 1642,18km.

 

 

Palco icônico

O altamente técnico Stojdraga de sexta-feira - Gornja Vas no pitoresco parque natural de Žumberak. Conhecido como “o palco das mil curvas”, é estreito e sinuoso, enfatizando as notas de ritmo precisas. Qualquer um que perder seu lugar nas notas achará difícil ressincronizar, pois muitas curvas são parecidas. Ele serpenteia por aldeias e florestas montanhosas e, embora a superfície esteja longe de ser a pior encontrada, também não é uma mesa de bilhar lisa. Um desafio épico.

 

O que há de novo para 2022

A etapa Platak de sábado levaria os competidores para o oeste até a deslumbrante costa adriática da Croácia.

A nova etapa Trakošćan - Vrbno de domingo é a mais ao norte do rally e é disputada duas vezes pela manhã.

 

Desafio

O primeiro evento de superfície selada pura para a nova geração de carros Rally1 híbridos.

As estradas ao redor da capital são caracterizadas por uma grande variedade de diferentes tipos de asfalto e níveis de aderência em constante mudança.

Muitas cristas e saltos exigem precisão na preparação e entrega da nota de ritmo.

Trabalhar de forma eficiente com equipes de observação de segurança, que dirigem as etapas à frente dos concorrentes para fornecer informações atualizadas sobre as condições das estradas.

 

Especificação do carro

Especificação de asfalto – configurações baixas para fornecer estabilidade e equilíbrio aprimorado.

A borracha P Zero de composto rígido da Pirelli deveria a principal escolha, com a opção macia também disponível. Eles são semelhantes aos usados ​​no ano passado, mas com estruturas reforçadas e um design ligeiramente diferente para se adequar aos novos carros Rally1.

O pneu Cinturato está à mão se a chuva forte deixar água parada nas etapas.

 

 

Principais destaques

Uma atmosfera crepitante ao lado do palco. São esperados mais de 350.000 torcedores – em contraste com o ano passado, quando o público foi atingido pela pandemia.

Grandes multidões na Biblioteca Nacional e Universitária do centro de Zagreb para a cerimônia de início da noite de quinta-feira.

Uma seção de 600 metros de tirar o fôlego no palco Vinski Vrh - Duga Resa no sábado, com uma ponte de pedra sobre o rio Dobra e o antigo castelo Frankopan. A parte mais fotogênica do rali.

O estágio de Trakošćan - Vrbno de domingo começa perto do castelo de Trakošćan, do século XIII, à beira do lago. Cenários deslumbrantes ao redor e outra ótima área para fotografia.

 

Shakedown

Kalle Rovanperä conseguiu ser o mas rápido em um shakedown apertado do Rally da Croácia na manhã de quinta-feira por apenas um décimo de segundo de Thierry Neuville. O líder do Campeonato Mundial de Rally da FIA registrou o tempo de referência em sua terceira e última corrida no teste de velocidade de asfalto de 3,65 km Okić perto de Zagreb no GR Yaris da Toyota Gazoo Racing.

 

 

Isso deu um impulso para o finlandês de 21 anos, que não tem experiência nas estradas depois de abandonar precocemente na estreia da Croácia no WRC no ano passado, depois de apenas alguns quilômetros. A chuva está prevista para a etapa de abertura de sexta-feira para aumentar o desafio enfrentado por Rovanperä, cujas preparações foram aprimoradas pelo tempo adicional no asfalto complicado no estágio de desenvolvimento de pneus da Pirelli no início deste mês.

 

Ott Tänak estabeleceu o ritmo na corrida de abertura em um Hyundai i20 N e melhorou esse tempo em sua segunda passagem antes da corrida mais rápida do dia de Rovanperä. Thierry Neuville chegou ao topo das paradas em sua quarta e última corrida em outro i20 N, saltando à frente do companheiro de equipe Tänak por 0.7 segundos.

 

 

Esapekka Lappi, pilotando um GR Yaris, empatou em quarto com o Ford Puma de Craig Breen, meio segundo atrás. O Puma de Gus Greensmith e o terceiro i20 N de Oliver Solberg não puderam ser divididos em sexto. Solberg perdeu um cruzamento e quase girou durante sua corrida de abertura.

 

Todas as equipes, pilotos e navegadores sabiam que teriam na sexta-feira, primeiro dia de competição no WRC Rally da Croácia teria baixas temperaturas para a primavera europeia e chuva, mas junto com a chuva – mais forte do se esperava – vieram uma neblina e muita lama para dificultar ainda mais o trabalho de pilotos e navegadores nas sinuosas estradas nas colinas a oeste da capital, Zagreb.

 

 

As dificuldades eram para todos, mas para Kalle Rovanperä as coisas pareciam bem mais simples. O atual líder do campeonato demoliu seus adversários no primeiro dia de competição ao volante do seu Toyota Yaris, não apenas vencendo seis dos oito estágios disputados, mas abrindo uma vantagem impressionante, de mais de um minuto. Therry Neuville, que terminou o dia em 2°, 1m04s atrás.

 

O líder do Campeonato Mundial de Ralis da FIA, Rovanperä, prosperou nas condições difíceis. Ele venceu três das quatro etapas especiais da manhã para liderar por 47.5s e esticou durante uma tarde igualmente dominante. Tendo perdido uma experiência valiosa quando caiu nos primeiros quilômetros da estreia da Croácia no WRC há 12 meses, o finlandês esperava estar em desvantagem. Mas o primeiro na ordem de largada ajudou à medida que as condições pioravam progressivamente à medida que cada carro arrastava lama para a estrada.

 

 

Thierry Neuville teve um dia de pernas para o ar. O belga completou o quarteto inicial de testes 12.5s atrás de Rovanperä, mas uma correia do alternador quebrada no motor do Hyundai i20 N parou o carro duas vezes a caminho do serviço. Neuville e o navegador Martijn Wydaeghe empurraram o carro nos 800m finais. A dupla exausta caiu no chão ao chegar com quatro minutos de atraso e uma penalidade de 40 segundos os rebaixou para o quarto lugar.

 

Uma tarde de recuperação, incluindo o melhor tempo na etapa final, levou-os de volta ao segundo lugar. Não apenas se recuperou, como também colocou uma vantagem de 19.3s sobre o companheiro de equipe, Ott Tänak, que também sofreu com um problema fora de rota, juntamente com um furo na penúltima etapa, obrigando-o a se contentar com o terceiro lugar.

 

Apesar de escapar com seu Ford Puma o caminho a seguir em uma das curvas e escapar por pouco de acertar um hidrante em um trecho urbano, Craig Breen foi quarto em sua primeira estreia na equipe M-Sport. O irlandês terminou o dia com 11.9s de desvantagem para Ott Tänak. Oliver Solberg foi atrasado por uma rodada e teve a sorte de sobreviver a um impacto em uma curva cheia de água a caminho do quinto lugar em seu i20 N.

 

 

Ele estava mais de um minuto atrás de Breen e 10.6s à frente de Evans, que negou a Rovanperä um limpo varredura de vitórias de estágio matinal. Essa foi a única alegria do galês, pois dois furos em seu GR Yaris custaram um tempo valioso. Ele estava quase 40 segundos à frente do carro semelhante de Takamoto Katsuta, com pouca confiança. O pior problema foi Esapekka Lappi, que abandonou seu GR Yaris na primeira etapa depois de bater em uma pedra e destruir o canto direito da frente.

 

Além dos esforços de Breen, foi um dia decepcionante para a M-Sport Ford. Adrien Fourmaux saiu depois de deslizar seu Puma por uma cerca viva em um jardim à beira da estrada, enquanto Pierre-Louis Loubet e Gus Greensmith saíram quando três furos os deixaram sem pneus mais usáveis ​​a bordo. O líder do WRC2 Yohan Rossel foi oitavo com Nikolay Gryazin e Eric Camilli completando a tabela de classificação.

 

O segundo dia de competição no sábado segue um formato semelhante. Quatro etapas são conduzidas de manhã e à tarde no mesmo território, exceto o penúltimo teste de cada loop que segue mais para oeste em direção à cidade de Rijeka, na costa adriática. As oito etapas cobrem 116,98 km.

 

 

As competições de Rally são mesmo sensacionais. Depois de vermos na O líder do Campeonato Mundial de Rally da FIA, Rovanperä, começar o segundo dia de três nas colinas perto de Zagreb com uma vantagem aparentemente inexpugnável de mais de um minuto sobre seus perseguidores, quem apostaria na continuação do show contra uma reviravolta?

 

Ott Tänak foi o “possuído do dia”, com uma performance espetacular e transformando os quase 90 segundos de desvantagem para o piloto da Toyota Gazoo Racing em seu Toyota GR Yaris para levantar o público nas encostas e margens de estrada. No final do dia a vantagem foi reduzida para apenas 19.9s após um furo de pneu e a persistência de Tänak para criar um emocionante final de domingo.

 

 

Tänak já havia reduzido a liderança de Rovanperä quando o finlandês furou o pneu dianteiro esquerdo no penúltimo estágio de velocidade da manhã em meio a chuva forte e neblina espessa na estação de esqui Platak, acima da costa do Adriático. A dupla foi a única líder que teve a vantagem dos pneus de chuva da Pirelli nas quatro curvas de seus carros. Enquanto Tänak avançava na penumbra para vencer a etapa em seu Hyundai i20 N, Rovanperä sofreu com uma perda de quase 55 segundos.

 

O estoniano sentiu a oportunidade de uma primeira vitória em mais de um ano e recuperou mais tempo, apesar de um problema na troca de marchas à tarde. Mas Rovanperä enviou uma mensagem clara no teste final, estabelecendo o tempo mais rápido para recuperar 5.1s. Enquanto as condições nas outras etapas estavam mais secas do que ontem, o tempo se deteriorou em Platak e a passagem repetida da tarde foi cancelada.

 

 

Craig Breen e Thierry Neuville ficaram separados por 4.9s pelo último lugar do pódio, quase um minuto atrás de Tänak. Eles não conseguiram fazer um ritmo que também permitisse a aproximação aos dos dois líderes. Por problemas distintos. Enquanto Breen ultrapassou um hairpin em seu Ford Puma, enquanto o fim de semana tórrido de Neuville recebeu uma penalidade de um minuto durante a noite por excesso de velocidade na sexta-feira em um deslocamento, que o relegou de segundo para quarto. Seu i20 N teve que ser colocado em serviço esta manhã e outra penalidade de 10s veio por sair um minuto atrasado.

 

Neuville recuperou quase 40 segundos de Breen para terminar bem nos calcanhares do irlandês e 49.9s à frente de Elfyn Evans. O galês venceu o estágio de abertura com um GR Yaris, mas relutou em correr riscos quando estava a caminho dos primeiros pontos do ano. Takamoto Katsuta completou os seis primeiros. O piloto japonês perdeu tempo com um furo de pneu e uma saída de pista, ficando quase 3m40s atrás de Evans.

 

 

O líder do WRC2, Yohan Rossel, foi o sétimo, com os concorrentes Nikolay Gryazin, Kajetan Kajetanowicz e Emil Lindholm completando o top 10. Oliver Solberg bateu seu i20 N em quinto na etapa de abertura, que foi cancelada quando os veículos de resgate atenderam a um incêndio na traseira do carro. Esapekka Lappi voltou depois de bater em uma pedra e abandonar com seu GR Yaris ontem. O finlandês beneficiou de abrir as estradas e marcou três tempos mais rápidos.

 

A final de domingo viaja ao norte de Zagreb e apresentaria duas etapas técnicas que são realizadas duas vezes para um total de 54,48 km. O estágio de encerramento forma o Wolf Power Stage da TV ao vivo, com pontos de bônus oferecidos às equipes mais rápidas.

 

O domingo nas etapas do WRC, com poucos estágios e quilometragem, é o momento em que o líder da competição gerencia sua vantagem, mas diante do que vimos no sábado, Kalle Rovanperä teria que lutar para continuar à frente dos adversários. O finlandês liderou desde o início do rally de três dias nas colinas ao redor de Zagreb em seu Toyota GR Yaris, mas bastou apenas uma tempestade no penúltimo estágios de velocidade acabar com sua vantagem suada.

 

 

Um ressurgente Ott Tänak, cuja aposta em pneus Pirelli mais macios deu ao seu Hyundai i20 N uma vantagem de desempenho no asfalto, conquistou uma liderança de 1.4s. O pêndulo voltou para Rovanperä quando as estradas mais secas no Wolf Power Stage de encerramento ofereceram esperança, mas as chances permaneceram firmes a favor de Tänak, já que lama e sujeira cobriam os 14,09 km finais.

 

Rovanperä jogou a cautela ao vento e superou notavelmente o déficit para conquistar vitórias consecutivas no Campeonato Mundial de Rally da FIA por 4,3 segundos. A vitória ampliou sua vantagem de pontos para 29 após três rodadas da temporada de 13 eventos. Ele havia dominado os estágios iniciais do evento e estava com quase 90 segundos de vantagem até cair nas garras de Tänak após um furo de pneu na manhã de sábado. Ele reconstruiu sua vantagem para meio minuto até que um verdadeiro dilúvio estabeleceu um final de tirar o fôlego. Eles protagonizaram uma disputa que relegou os demais a um plano muito distante.

 

 

Thierry Neuville terminou 2m16.7s atrás de seu companheiro de equipe. O belga superou Craig Breen na última manhã para conquistar um pódio, apesar de um fim de semana tórrido que teria forçado muitos a desistir. Ele e o navegador, Martijn Wydaeghe, estavam à beira do colapso depois de empurrar seu carro por 800 metros em serviço na sexta-feira depois de parar com problemas no alternador.

 

 

As penalidades de tempo e multas por excesso de velocidade os derrubaram ainda mais e eles quase desistiram do pódio com a visão do final depois de baterem em um banco e quase rolarem. Breen sobreviveu a uma ultrapassagem e uma rodada para terminar em quarto em seu Ford Puma. O irlandês rebateu Elfyn Evans, cujo quinto lugar marcou os primeiros pontos do ano para o piloto do GR Yaris. O japonês Takamoto Katsuta foi um distante sexto em outro Yaris.

 

O asfalto desgastado, aliado à chuva forte e neblina, provou ser altamente desgastante e o restante da tabela de classificação foi preenchida por pilotos da categoria de suporte WRC2. Yohan Rossel garantiu o sétimo à frente de Kajetan Kajetanowicz e Emil Lindholm. Uma má escolha de pneus custou a Nikolay Gryazin um tempo valioso nas etapas finais e ele caiu dois lugares para 10º.

 

 

A próxima etapa do campeonato muda seu piso para cascalho pela primeira vez em 2022 no Vodafone Rally de Portugal. O quarto desafio terá lugar em Matosinhos de 19 a 22 de maio.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  

 

Last Updated ( Monday, 25 April 2022 00:10 )