Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O Veredicto e a Corrida PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 11 September 2010 00:24

 

 

 

Amigos, a Ferrari conseguiu o que queria. A FIA manteve apenas a multa de 100 mil doláres que foi aplicada logo após o GP da Alemanha, e não considerou o jogo de equipe como algo a ser punido. Pelo contrário. Agora a FIA estuda liberar as mensagens das equipes com o intuito de fazer o jogo de equipe algo válido.

 

Entre outros, estiveram presentes ao julgamento na Place de La Concorde, em Paris, o presidente da FIA Jean Todt, o diretor de prova Charles Whiting e o presidente da FOM Bernie Ecclestone. Os pilotos Fernando Alonso e Felipe Massa participaram por vídeo-conferência.

 

Na verdade não vale a pena discutir muito esta decisão da FIA. O que importa mesmo é saber se, caso liberado, o jogo de equipe vai ser escancarado, gerando resultados e táticas das mais estranhas. Com o jogo de equipe liberado, as equipes, inclusive as mais fracas, vão poder por exemplo, mudar o resultado da corrida em qualquer posição que possa ser manipulada. Além disso, o segundo piloto será instituído oficialmente, como era nos anos 60 e 70, onde a maioria trabalhava para uma minoria.

 

É, pensando bem talvez seja mais honesto liberar de vez o jogo de equipe. Pelo menos ninguém pode reclamar que qualquer resultado não era esperado. Esperem tudo daqui para frente!

 

                                                 ***************************** 

 

No próximo domingo em Monza, o GP da Itália será uma prova de fogo para a RBR a McLaren e a Ferrari. Na equipe de Webber e Vettel a situação é a de provar que o carro pode andar bem,  mesmo nas longas retas de Monza. Alguns esperam sempre que a RBR não vá bem em um ou outro circuito, mas a equipe austríaca tem sido competitiva inclusive em traçados como o de  Spa Francorchamps, que sediou a última prova, onde Webber foi 2°.  

 

No caso da McLaren muitos não entendem porque a equipe inglesa não vai usar o duto aerodinâmico em Monza, já que nas longas retas o equipamento seria de extrema vantagem. De qualquer forma penso que Hamilton já é o homem a ser batido a muito tempo, só que Webber vem lutando com “a faca entre os dentes”, e pode complicar a vida do inglês. 

 

A Ferrari vem renovada após ser absolvida no Conselho Mundial da FIA (como todos esperavam) com relação ao jogo de equipe na Alemanha. O chefe da equipe vermelha, Stefano Domenicali, declarou em entrevista que este GP da Itália será a corida chave para o campeonato, e que se a RBR e a McLaren forem bem, e a Ferrari for mal, o campeonato acabou e 2011 será a meta da equipe. Vamos aguardar.  

 

Um abraço e oremos sempre. 

 

colunatoni@bol.com.br

 

 

Last Updated ( Saturday, 11 September 2010 00:42 )