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O resgate do Mercedes Challenge e seus campeões, a “nova casa” da Copa HB20 e “coisas” da VICAR PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 10 January 2022 20:00

E aê Galera... agora é comigo!

 

Essa coluna encerra o resgate das competições que ocorreram em 2021 e que, para darmos uma atenção como se deve, sem “saturar o leitor com textão”, como manda a minha editora, Chica da Silva, a Rainha da Bahia.

 

Antes da gente falar sobre as corridas que encerraram o Mercedes Challenge em Curitiba, vamos falar sobre a Copa HB20, uma das poucas categorias que ainda não haviam divulgado seu calendário para 2022.

 

A novidade é que a categoria “one team” que fechou o ano de 2021 no AIC com 42 carros no grid em 2022 decidiu sair da “classe econômica” para a “classe executiva”, saindo da esfera de programação da Copa Truck (Galera, a coluna da semana que vem promete...) e indo se juntar à programação da VICAR, que vai ficar bem lotada, com carros disputando espaço da estruturas modestas da maioria dos autódromos e complicando a cobertura por aqui, com a obrigação de “fazer resgates” de uma ou outra categoria. Dá pra imaginar colocar num mesmo autódromo 42 carros da HB20, 60 carros da Turismo Nacional e 32 carros da Stock Car? Isso não vai acontecer só em Interlagos. Vai acontecer também em Londrina, Goiânia e Brasília. Boa sorte aos envolvidos, como diria o Taquara Rachada, comentarista da F. Indy na TV Cultura.

 

A outra novidade é a tentativa da VICAR de aumentar o grid da – agora – Stock Series (ex-Stock Light) com a obrigatoriedade de que pilotos vindos de categorias nacionais não podem mais ter acesso direto à categoria principal (a Stock Pro Series), sendo obrigatória uma passagem pela categoria de acesso. Ou seja, Miguel Paludo, piloto da Porsche Cup, com anos de NASCAR Truck Series, teria que fazer “estágio” antes de pilotar um Stock Car (e esse foi apenas o primeiro exemplo que me veio a mente). Esse pessoal se supera... Meu Jesus Cristo (A expressão com três palavras não era bem essa...).

 

Mas vamos às corridas em Interlagos que definiram os campeões do Mercedes Challenge, que aconteceram naquela maratona automobilística com a VICAR e a FASP ocupando o autódromo de Interlagos, que teve a narração poderosa do Filho do Deus do Egito e os comentários do meu assessor de imprensa favorito, Chucky, o brinquedo assassino e ‘coçador de saco ao vivo na TV’ (que comenta melhor que assessora) e chega com uma disputa pelo título bastante aberta com 90 pontos em jogo e pontuação dupla na corrida 2. Isso não dá sossego para César Fonseca, que chegou como líder na rodada dupla final. Na C300, apesar da matemática, a briga deve continuar entre Witold Ramasauskas e Vini Azevedo, que fez a pole da corrida 1.

 

 Antes mesmo de chegar na primeira curva, Adriano Rabelo bateu e ficou fora da briga do título (Reprodução: youtube). 

 

Nem precisaram chegar no ‘S’ da Sadia Adriano Rabelo e Fabio Lemans bateram ainda na reta dos boxes, mas só o cearense parou. Quem largou muito bem foi Edson Jr., superando o pole, Fernando Jr., que caiu pra P2, seguidos pelos irmãos Fonseca, César e Betão. Na C300 Marcos Indio tomou a ponta, com Vini Azevedo na P2 e Witold Ramasauskas caindo pra P5. O resgate correu pra tirar o carro do cearense da reta dos boxes e conseguiram evitar uma entrada do Safety Car.

 

A grande disputa estava na C300 com 4 carros na briga pela ponta entre Vini Azevedo, Marcus Índio, Nezio Monteiro e Witold Ramasauskas. Os 4 primeiros da CLA45 estavam mais estabilizados enquanto a briga da C300 ficava cada vez melhor, com Ramasauskas passando o Nezio e o Índio na mesma volta para assumir a P2. Marcos Índio acabou sendo acertado pelo Nezio Monteiro na entrada do ‘S’ de verdade e deixou a disputa isolada entre Vini e Witold. Na CLA45, Edson Jr. abriu uma vantagem confortável enquanto César Fonseca atacava Fernando Jr. pela P2, com Betão Fonseca na P4. No final da prova Witold Ramasauskas encostou em Vini Azevedo e mesmo sem precisar vencer, Witold foi pra cima e na pressão, Vini Azevedo errou no ‘S’ da Sadia, bateu sozinho e deu a vitória de graça na tomada da última volta. Edson Jr segurou a vitória de ponta a ponta na CLA45, com Fernando Jr. e César Fonseca fechando o Top 3. Witold Ramasauskas venceu pela 9ª vez no ano, mas não garantiu o título. Vini Azevedo conseguiu levar o carro, mesmo avariado, levou o carro até a linha de chegada, cruzando na P8.

 

A segunda corrida consagrou os campeões da temporada, que teve o maior grid do ano (Reprodução: youtube). 

 

Duas horas depois teve a corrida 2, com pontuação dobrada e sem essa coisa Nutella de grid invertido. E sendo a última corrida do ano, ninguém ia economizar nada, mas por incrível que pareça todos passaram ilesos pelo ‘S’ da Sadia. Edson Jr. segurou a ponta na CLA45 e Witold Ramasauskas na C300. Vini Azevedo, precisou de um trabalho de recuperação em seu carro. Só que as coisas não estavam bem e a corrida – e o título – estava nas mãos de Ramasauskas. Na CLA, César Fonseca tomou a P2 de Fernando Jr., que passou a ser atacado por Betão Fonseca. Pela ponta, César Fonseca deixou claro que queria confirmar o título com uma vitória e foi pra cima de Edson Jr. Os dois trocaram de posição na curva do lago. Sem a ameaça de Vini Azevedo, Witold Ramasauskas só precisava terminar a prova, com 5s de vantagem para o P2 da C300. Nas duas voltas finais César Fonseca foi com tudo pra tentar tomar a ponta e na última volta, numa subida do café sensacional, conseguiu passar por Edson Jr. e vencer por 184 milésimos. Pierre Ventura foi o P3 depois do enrosco entre Fernando Jr. e Betão Fonseca.. Witold Ramasauskas venceu e assim, os dois vencedores da corrida 2 foram exatamente os dois campeões da temporada. 

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- A Fórmula Indy será transmitida na TV aberta e na TV por assinatura. Na TV aberta a transmissão ficará na TV Cultura, com a dupla de sucesso do ano passado, Alexi Lalas (que sem o cavanhaque ta a cara do bebê do talco da Johnson & Johnson) na narração e o Taquara Rachada nos comentários. Nos canais Disney (que vez por outra tentam fazer o assinante de Pateta), apenas disseram que seriam na ESPN ou em canais de Streaming (pra deixar o assinante “Pluto da vida”).

- Essa semana a pílula mais importante é a da solidariedade. Em muitos estados do Brasil temos diversas populações sofrendo com enchentes. Procure ver no seu estado onde e como você pode ajudar. Tem várias formas. Não precisa nem tirar a bunda (bunda, nesse caso, pode, né, Editora?) da cadeira. Tem tudo na internet. Faça uma doação com QR Code.

- Eu, meu moleque e minha galera aqui em Palmas saímos pra frente de batalha e fomos levar mantimentos, medicamentos e apoio para os necessitados. O Ogro também sabe ser do bem. Seja do bem você também.

- Preparem-se: a coluna da semana que vem vai ser bombástica (o advérbio não era bem esse...).

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.