Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Drugovich é destaque no retorno a MP Motorsport nos testes da F2 em Abu Dhabi e o calendário da F3. PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 19 December 2021 18:53

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana não tivemos mais corridas nas categorias de acesso na temporada 2021. Quem conseguir subir, subiu (o meu Vasco não subiu), quem não se segurou ficou quem cockpit, alguns novos nomes estão chegando e alguns nomes conhecidos estão trocando de equipes.

 

Lá em Yas Marina, a fervura nem chegou a baixar depois do último final de semana onde tivemos a definição (na verdade a confirmação) do título de Oscar Piastri pela Prema Racing e uma das maiores confusões de todos os tempos, acredito, na Fórmula 1. Tanto os carros da principal categoria de automobilismo do mundo quanto os carros da Fórmula 2 continuaram por lá para os testes pós-temporada e o início da “dança das cadeiras”.

 

Muita gente se despediu da categorias. Alguns felizes, outros nem tanto. Minha coluna passada foi entregue – como eu concordei em fazer – no fim da tarde do domingo e isso me deixou com aquele gosto amargo na boca por saber que uma informação importante seria confirmada cerca de 36 horas depois, na manhã da terça-feira aqui no Brasil: o destino de Felipe Drugovich para a temporada 2022.

 

 

Tudo apontava para um retorno à MP Motorsport, equipe onde o brasileiro fez sua estreia na categoria, venceu corridas, mas que não tem uma grande estrutura. A ida para a UNI-Virtuosi era uma grande aposta, mas os resultados ficaram aquém do que a equipe esperava e certamente do que Felipe Drugovich esperava. O retorno a MP Motorsport não é o que podemos chamar de o melhor dos mundos, mas talvez o caminho possível para continuar na categoria.

 

O desafio é grande: este é o terceiro ano de Felipe Drugovich na categoria e, normalmente, esta é a última chance para um piloto conseguir mostrar que tem condições de assumir um carro de Fórmula 1. Além do talento – inquestionável – do nosso piloto tem um desafio enorme pela frente: com 10 pontos conquistados nas duas últimas temporadas para a superlicença, ele precisa terminar o campeonato entre os 4 primeiros para garantir mais 30 pontos e estar oficialmente habilitado a pilotar um Fórmula 1.

 

Nos testes desta semana, no segundo dia de pistam mesmo com o carro da MP Motorsport ele conseguiu ser o mais rápido no somatório dos tempos da manhã e da tarde. Quem também esteve na pista foi Guilherme Samaia, sempre ao volante de um carro da equipe Charouz. Samaia ficou com o 17° tempo do dia. No dia anterior, Felipe Drugovich e Jehan Daruvala, agora pela Prema, se revezaram com o mais rápido das seções da manhã e da tarde. Guilherme Samaia continuou na sua faixa habitual de resultados.

 

 

No terceiro e último dia dos testes em Abu Dhabi, Felipe Drugovich continuou sendo um dos mais rápidos na pista de Yas Marina. Pela manhã, ele foi superado em 26 milésimos por Jack Doohan, um dos novos pilotos de sua antiga equipe, a UNI-Virtuosi, mas na parte da tarde, com a pista e a temperatura do ar mais quentes, o brasileiro voltou a liderar a tábua de tempos. Guilherme Samaia, que também treinou ficou em 19° pela manhã e 20° na parte da tarde.

 

No próximo ano teremos a volta dos finais de semana com corridas da Fórmula 2 e da Fórmula 3, deixando de lado o sistema deste ano de três corridas por final de semana para termos duas corridas. Se na Fórmula 2 temos as corridas “sprint” e “feature” (curta, no sábado, e longa, com parada obrigatória para troca de pneus, no domingo). No caso da Fórmula 3, ainda não está definido se as corridas terão um número de voltas diferente.

 

O calendário da FIA Fórmula 3 da FIA em 2022 terá um total de nove rodadas duplas, todas em  eventos do Campeonato Mundial de Fórmula 1 e praticamente toda disputada na Europa, a exceção da abertura. O campeonato será aberto no Circuito Internacional do Bahrain de 18 a 20 de março, no mesmo fim de semana do primeiro GP de Fórmula 1 do ano e do início da temporada da Fórmula 2. A segunda etapa será 5 semanas depois, em Ímola, Itália, nos dias de 22 a 24 de abril, seguido por Barcelona, ​​na Espanha, um mês depois, nos dias de 20 a 22 de maio.

 

O calendário aperta em seguida a 6 semanas de intervalo, com a ida para Silverstone, UK, de 01 a 03 de julho, seguido de Spielberg, na Áustria, de 08 a 10 de julho. A 6ª rodada encerrará um mês agitado em Budapeste, Hungria, de 29 a 31 de julho. A temporada de 2022 F3 terminará com uma sequência puxada após as férias de verão, que terão início em Spa-Francorchamps, Bélgica, de 26 a 28 de agosto. Seguindo para Zandvoort, na Holanda, de 02 a 04 de setembro, encerrando as atividades em Monza, na Itália, de  09-11 de setembro. Até o momento só temos como brasileiro confirmado para a disputa do campeonato FIA Fórmula 3 o piloto da academia da Renault, Caio Collet.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal, mas como ficaremos sem atividades em pista neste final de 2021, retornarei em 2022. Boas festas, galera!

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Sunday, 19 December 2021 19:27 )