Olá, amigos! Em primeiro lugar, desculpem por atrasar a coluna nesta semana. É que aconteceram tantas coisas que eu pedi ao pessoal do Nobres do Grid para esperar um pouquinho para fazer uma coluna mais completa. Mas, em muitas ocasiões, a gente planeja uma coisa e a vida resolve outra. É o caso agora. Nenhum assunto é mais importante, nesta sexta-feira, 10 de dezembro, do que homenagear Al Unser, a lenda da Fórmula Indy que, infelizmente, faleceu ontem aos 82 anos. Ele estava em casa, no Novo México, e descansou após uma batalha de 17 anos contra um câncer. Sinto uma tristeza muito grande porque estivemos próximos nos últimos meses, mais do que antes, por causa da minha quarta vitória na Indy 500 no dia 30 de maio passado. Al foi o segundo piloto da história a vencer quatro vezes em Indianapolis. O primeiro foi o AJ Foyt e o Rick Mears completou o trio. Eles merecem todas as homenagens pelo feito e eu, logo depois de vencer a etapa de 2009, desejei imensamente estar com eles nesse grupo tão seleto. Momentos com Al Unser e os primeiros tetracampeões da Indy500 (Arquivo pessoal de Helio Castroneves). Quando atingi essa meta, depois de 30 anos da entrada do Mears, recebi manifestação de carinho de todos eles. Algumas semanas depois da conquista, a IndyCar nos reuniu e foi um momento verdadeiramente emocionante. Foi genial ouvir tantas histórias e trocar experiências. Isso sem contar as coisas engraçadíssimas, mas que não dá para contar aqui. Entendem, né? No caso específico do Al (não sei se vocês sabem, mas esse Al é de Alfred), como ele obviamente estava debilitado, procurava ficar sentado a maior parte do tempo, mas sem que isso impedisse que estivesse animado e se locomovendo. Nas fotos, estava lá, de pé, com a autoridade de quem venceu a Indy 500 em 1970, 1971, 1978 e 1987. Agora Al Unser vai estar mais do que eternizado na história da IndyCar Series e da Indy500 (Arquivo pessoal de Helio Castroneves). Essa doença causa enorme sofrimento e depois de tanto tempo, Al descansou. Quero deixar aqui meus mais sinceros sentimentos à família Unser, que já havia perdido o irmão Bobby, aos 87 anos, no dia 2 de maio passado. Al nos deixou, mas será inesquecível por todos os fãs do automobilismo por ser uma das lendas desse esporte que tanto amamos. Até semana que vem e cuidem-se! Helio Castroneves Reprodução autorizada da coluna de Helio Castroneves, originalmente publicada no site www.lance.com.br Olá Amigos, Esta semana tivemos vários pilotos formados nas categorias do automobilismo europeu testando e buscando uma vaga na temporada 2022 da IndyCar Series em alguma equipe. Callum Ilott, já confirmado como piloto da Juncos Racing teve a companhia dos pilotos da Mercedes na Fórmula E e do piloto Jack Aitken, que correu recentemente nas Fórmulas 2 e 3. Os testes no Sebring International Raceway não ficou restrita aos novatos europeus. Alguns veteranos da categoria também foram para a pista, ainda buscando uma equipe para não ficar de fora do grid no próximo ano. A Meyer Shank Racing foi quem recebeu o atual campeão da Fórmula E, Nyck De Vries. O holandês fez um teste de estreia com sucesso na segunda-feira no Sebring International Raceway ao volante do #60 da MSR. De Vries registrou sua melhor volta (que foi confortavelmente mais rápida do que os outros três pilotos novatos) em 52,5526s no percurso curto. Em comparação com os outros pilotos que foram para a pista, De Vries fez um número consideravelmente menor de voltas (62 contra mais de 100 dos demais), mas isso não foi problema para ele, assim como o fato dos carros da IndyCar Series não contar com direção hidráulica, usual em outras categorias de monopostos na Europa. Seu companheiro de equipe na Fórmula E e ex-piloto da McLaren Racing Fórmula 1, Stoffel Vandoorne, também foi apresentado oficialmente à categoria, assumindo o volante de um carro da McLaren da IndyCar Series no traçado curto do Sebring International Raceway. O belga assinou uma melhor volta de 53,1952s, colocando-o em terceiro lugar entre os quatro pilotos presentes. Como muitos outros que experimentaram um carro da IndyCar sem direção hidráulica pela primeira vez, Vandoorne ficou impressionado com o esforço físico necessário para movimentar o Dallara DW12. Com mais um ano restante em seu contrato com a Mercedes na Fórmula E, Vandoorne disse que deixava Sebring com uma compreensão melhor do que o futuro pode trazer se uma equipe da IndyCar vier chamá-lo. Outro piloto oriundo da Europa, o inglês Jack Aitken, teve seu tão esperado contato com um carro da IndyCar Series na segunda-feira. O britânico teve seu primeiro teste na categoria com um carro da Ed Carpenter Racing. Aitken fez mais de 100 voltas no circuito curto de Sebring e sua melhor passagem foi em 53.4361s. O mais lento entre os quatro pilotos vindos da Europa. Essa não foi a primeira vez que Jack Aitken tentou andar com um carro da IndyCar Series. Na intertemporada de 2020 para 2021 ele circulou pelos Estados Unidos. Ed Carpenter, o dono da equipe, ainda não se decidiu sobre quem virá a ocupar o carro #20 nas corridas em autódromos e circuitos de rua, de olho no pacote financeiro que o futuro piloto trará para a equipe. Com o que é necessário para correr na Fórmula 2, Aitken aparece como forte candidato. Mas ele não está correndo sozinho pela vaga. Ryan Hunter-Reay não tem certeza de onde ou quando estará dirigindo no próximo ano na IndyCar Series, mas ele está na busca de uma nova equipe, que pode ser a de Ed Carpenter. Campeão da categoria em 2012 e vencedor da Indy500 em 2014, sempre pela Andretti, de onde saiu ao fim da temporada 2021, ele acredita que ainda tem muito a oferecer. Embora não haja muitas vagas de meio período ou período integral para preencher, Hunter-Reay está focado em preparar algo para o mês de maio e, em seguida, construir sua programação em torno de Indianápolis, onde ele terminou seis vezes entre os 10 primeiros. No momento seu principal foco é a arrecadação de fundos para a caridade, algo que faz há vários anos. Vamos acelerar! Sam Briggs Fotos: site IndyCar Media Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |