Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Open de Kart 2021 e os brasileiros na Europa PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 28 November 2021 11:47

No último fim de semana, de 18 a 20 de novembro, no Kartódromo do Beto Carrero, em Penha (SC), foram disputadas as finais da edição 2021 do Open do Brasileiro de Kart, um verdadeiro “aquecimento” para a disputa do Brasileiro de Kart desse ano, que será em dezembro, na mesma pista.

 

A competição teve ao todo 264 pilotos correndo, em 17 categorias, nos 3 dias de  provas, de quinta a sábado, com as competições terminando à noite. Graças a um atraso na programação a coisa foi um pouco mais além, fazendo com que o termino das atividades no Sábado só acontecesse às 21:30 horas. Agora vamos aos campeões de cada uma das categorias.

 

Na categoria Mirim, 14 kartistas participaram e o campeão foi Miguel Barbosa, que venceu a prova após 12 voltas. O vice foi Vinicius Gabriel, seguido de Lucas Ferreira. A categoria Cadete que contou com um número grande de karts no grid, com 39 ao todo. O campeão foi Raphael Gebara. O vice foi Pablo Hatori, seguido de Francisco Camilo. Na Júnior Menor tivemos um grid com 19 kartistas. O vencedor e campeão foi Enzo Nienkoter, o vice foi Gabriel Koenighan a ele se seguiu Yuri Morelli.

 

A categoria Júnior contou com 18 kartistas. O vencedor e campeão foi Pedro Clerot. O vice foi Enzo Bedani, seguido de Erick Schotten. Quem chegou num belo quinto lugar foi Antonella Bassani. Outras duas pilotos disputaram a categoria: Maria Eduarda Ninkotter terminou em 11° lugar e Aurelia Nobels abandonou a prova. Na categoria Novatos tivemos 21 kartistas. O vencedor e campeão foi João Tesser. O vice Gabriel Lima, seguido de Kaio Dias. A categoria Graduados B contou com 12 kartistas no grid e o campeão foi Gabriel Gomez (recém chegado do Mundial na Espanha). O vice foi Lucas Staico, seguido de Enzo Guimarães. Na Graduados A, com 16 kartistas no grid, o campeão foi Murilo Fiore, o vice foi Matheus  Morgatto (que também correu o mundial), seguido de João Luiz Pocay.

 

 Revelação (para os europeus) no último mundial de kart, Gabriel Gomes foi o vencedor na categoria Graduados B.

 

Na categoria Sênior B tivemos apenas 7 kartistas no grid. O campeão foi Weimar Baptistotti. O vice foi Thiago Kastner, seguido de Eric Santos. A categoria Sênior A contou com 17 kartistas na disputa e o campeão foi Alain Sisdeli. O vice foi Rodrigo Soares, seguido de Francesco Ventre, essa categoria contou com 2 pilotos que já  correram no automobilismo europeu e que ultimamente correm de kart. Caso de Betinho Valério (que correu na GP2, onde conseguiu vitória, e ultimamente ele é coach do ator Caio Castro na Porsche Cup). Ele terminou em 12° lugar. O outro foi Felipe Guimarães, (que correu de A1GP). Ele abandonou a prova.

 

A categoria Super Sênior contou com 17 kartistas. O campeão foi Victor Brochado. O vice ficou com Júnior Pinto, seguido de Gonçalo Allage. A categoria Super Sênior Master contou com apenas 5 karts no grid e o campeão foi Munir Aboissa. O vice ficou com Sergio Ramos, seguido de Timo Jokinen. As categorias KZ e KZ Sênior foi pior: correram juntas e tinha apenas 4 karts no grid, dois de cada. O campeão foi João Rosate (que já correu de Sprint Race e Stock Light e atualmente tem uma escola de pilotagem de kart em Goiás) o vice foi Pedro Piquet (filho de Nelson Piquet) Na Sênior, o vencedor foi Marco Raimundo e o vice Daniel Claudino.

 

 O open foi o evento teste para o campeonato brasileiro que vai ser disputado na mesma pista em dezembro.

 

Na categoria F4 Júnior tivemos 15 kartistas na disputa e o campeão foi Heitor Vasconcelos. O vice Enzo Marins, seguido de Enzo Bortolato. Na categoria F4 Graduados teve 23 karts no grid e o campeão foi Diego Said. A vice campeã foi Antonella Bassani, seguida de Samuel Cruz. A categoria F4 Sênior teve 20 kartistas. O campeão foi Flaviano Ramos. O vice foi o coach e experiente piloto de karts, José Ricardo Oliveira (ele é irmão do piloto que corre no Japão, João Paulo Oliveira), seguido de Willian Ferens.

 

As duas últimas categorias a conhecerem os campeões foram a F4 Super Sênior e a F4 Super Sênior Master. Na Sênior, que teve 10 karts no grid, o campeão foi Marcos Silva. O vice foi Rafael Nogueira, seguido de Sandro Cibien. Na Super Sênior Master, foram apenas 7 kartistas. O campeão foi Dagnor Schneider. O vice ficou com Pedro Oliveira, seguido de Chico Viana. Em Dezembro será realizado o Brasileiro de Kart, No formato usual,  em duas fases, no mesmo Kartódromo.

 

Etapa final do WSK Series em Adria, com Brasileiros correndo.

A cidade de Adria, na Itália foi o palco do encerramento da temporada europeia de kart, recebendo a última etapa do WSK Final Cup. Foi a despedida de Rafael Câmara das competições de karts, ele que agora é piloto da Academia de jovens talentos da Ferrari e em 2022 correrá a F4 Italiana. Além dele, outros Brasileiros correram essa etapa final. Na categoria OKJR, o melhor Brasileiro foi Miguel Costa, que corre pela equipe da Academia da Sauber, terminando em 18° lugar.

 

Rafael Câmara despediu-se do circuito europeu de Kart em Adria com a cabeça voltada para a F4 italiana, seu desafio em 2022.

 

Na categoria OK, Rafael Câmara terminou a temporada com um quarto lugar. Depois de ter largado da pole, uma das revelações do kart esse ano o Jamaicano Alex Powel correndo pela mesma equipe de Rafael a KR motorsport terminou em 3° lugar. O outro Brasileiro na pista foi Matheus Ferreira, também da equipe KR, terminou em 7° lugar.

 

Rodrigo Botana

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.