Oi, amigos, tudo bem? Chegou a hora acelerar novamente no Michelin Raceway Road Atlanta, no estado norte-americano da Georgia, local da Motul Petit Le Mans. A corrida com 10 horas de duração será disputada sábado agora, 13, fechando a temporada 2021 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship. O interessante é que esta será minha primeira corrida de protótipos desde a nossa vitória na Rolex 24 at Daytona deste ano. Aliás, vamos abrir um parêntese aqui para comentar um negócio com vocês. Vejam bem, não me entendam mal. Não é soberba, vaidade, nada disso, mas quando lembro que 2021 começou com tantas incertezas e consegui vencer as duas primeiras corridas, justamente Daytona e Indianapolis, dá até um arrepio. Fechando parêntese. A vitória em janeiro foi conquistada na Wayne Taylor Racing ao lado do Ricky Taylor, Alexander Rossi e Filipe Albuquerque, agora eu vou pela Meyer Shank Racing. Meus parceiros são o Juan Pablo Montoya e Dane Cameron. Essa prova faz parte de nossa preparação para Daytona, em janeiro, que faz parte do meu novo papel na equipe. Como vocês sabem, entrei na equipe do Jim Meyer e Mike Shank para fazer seis corridas. Graças a Deus, as peças foram se encaixando e agora farei toda a temporada de 2022 da IndyCar e ajudarei a equipe como o piloto suporte para as corridas de longa duração. Na maior parte do calendário, o carro é conduzido pela dupla titular, mas nas mais longas há a necessidade de mais gente. É aí onde eu entro. Vou estar em Daytona, Sebring, Watkins Glen e em Petit Le Mans. Neste final de Semana Helio Castroneves vai acelerar o Protótipo Acura ARX-05 da MSR na Petit Le Mans (Foto: divulgação). Nosso Acura ARX-05 #60 não está na luta pelo título, então, é mais um motivo para trabalhar forte para a próxima temporada. Obviamente que vamos entrar com tudo para vencer. Seria muito legal fechar o ano vencendo, exatamente como começamos. Mas o nosso horizonte é bem mais abrangente. Nossas atividades de pistas começam nesta quinta, 11, com três sessões de treinos livres. Na sexta-feira, pelo contrário, vamos fazer apenas o Qualifying. No sábado, dia da corrida, a largada será ao meio-dia no horário local, abrindo uma maratona de 10 horas. O canal Fox Sports vai transmitir a prova para o Brasil em duas janelas. A primeira vai transmitir a largada e as primeiras horas. Depois, a disputa voltará a ser mostrada ao vivo nas horas finais. No site www.imsa.com, o torcedor poderá acompanhar as informações de cada atividade. A programação, completa, sempre no horário do Brasil, é essa: Quinta, 11 Practice 1: 11:20 – 12:20 Practice 2: 16:20 – 17:35 Practice 3: 20:30 – 22:10 Sexta, 12 Qualifying: 17:45 – 19:15 Sábado, 13 Warmup: 11:15 – 11:35 Corrida: 14:10 – 24:10 É isso, amigos. Espero voltar na semana que vem com novidades dessa corrida e muitas coisas mais. Ótimo final de semana a todos. Helio Castroneves Reprodução autorizada da coluna de Helio Castroneves, originalmente publicada no site www.lance.com.br Olá Amigos, A Silly Season de 2021/2022 ainda é o assunto mais quente deste início de novembro com algumas equipes com seus pilotos já definidos. Isso é algo que dá tranquilidade para a equipe inteira trabalhar e para os pilotos que já confirmaram aonde estarão sentados para o ano seguinte, mesmo com algumas mudanças de cores e patrões. Como e antecipei – dois dias antes de aparecer nos principais sites aqui dos Estados Unidos – Delvin DeFrancesco assinou com a Andretti Autosport e vai ocupar o carro #29 que foi de James Hinchcliffe em 2021, “ultrapassando” o campeão da Indy Lights, Kyle Kirkwood, que seria titular da equipe caso o negócio da compra da equipe Sauber da Fórmula 1 tivesse sido concluído com sucesso (na semana passada Michael Andretti abriu o jogo e revelou que o grupo queria o dinheiro, mas não queria perder o controle do time e isso não existe, pelo menos na cabeça de Michael Andretti), terminou por definir esta semana seu destino para a próxima temporada: o campeão da Indy Lights vai correr para AJ Foyt, que nos últimos anos tem passado por dificuldades (e os 1,3 milhões do prêmio de Kirkwood serão muito bem vindos), mas para o ano que vem, com o patrocínio da ROKIT, pode dar ao calouro uma esperança de trabalhar em uma estrutura mais vitaminada. Kyle Kirkwood perdeu a vaga na Andretti com as negociações para entrada na F1. Restou ao campeão da Indy Lights a AJ Foyt Racing. Quem fez uma “dieta” para esta temporada foi a equipe Penske. Com a saída de Simon pagenaud o Capitão optou por reduzir a estrutura de sua equipe, que contará com apenas três carros e três pilotos em 2022: Josef Newgarden, Will Power e Scott McLaughlin. Como observador, acho que o Capitão deveria ter aproveitado a oportunidade e “roubado” Kyle Kirkwood das mãos de Michael Andretti. O campeão da Indy Lights tem mais potencial a ser explorado do que, talvez, a equipe de AJ Foyt possa explorar. Além da Penske e da Andretti, que terá o quarteto Colton Herta, Alexander Rossi, Romain Grosjean e Delvin DeFrancesco, Chip Ganassi vai continuar com o mesmo time da temporada anterior, com Marcus Ericsson, Scott Dixon, Alex Palou e a dupla Jimmie Johnson / Tony Kanaan se revezando entre os circuitos mistos e urbanos para JJ e os ovais para Kanaan, mas com a grande possibilidade de termos 5 carros na Indy500, com Jimmie Johnson disputando suas primeiras 500 milhas. Jimmie Johnson fez seu primeiro teste no oval de Indianápolis e vai disputar a Indy500 em 2022 pela equipe Ganassi. Quem também já definiu seus pilotos foram a Dale Coyne Racing (David Malukas e Takuma Sato), a Meyer Shank Racing (Helio Castroneves e Simon Pagenaud), a Rahal Letterman Lanigan Racing (Graham Rahal, Christian Lundgaard e Jack Harvey). Essas já estão com suas formações completas. As vagas abertas estão na McLaren, que procura um terceiro piloto para alinhar com Pato O’Ward e Felix Rosenqvist, a Carlin, que ainda não se decidiu se vai se associar com outra equipe ou correrá sozinha, sendo uma fusão com a Juncos Hollinger Racing (que tem Callum Ilott confirmado) algo ainda em discussão, assim como quem será “o piloto dos mistos” na Ed Carpenter Racing – para dividir o carro nos traçados urbanos e circuitos mistos com o dono da equipe, que corre nos ovais – e ser companheiro de equipe de Rinus Veekay. O funil começa a ficar estreito para os que ainda buscam um lugar na categoria como é o caso de Nico Hulkenberg, um nome que chegou com muita força no final da temporada que terminou, mas que não tem a vida definida para o próximo ano... e o tempo está correndo contra o alemão. Vamos acelerar! Sam Briggs Fotos: site IndyCar Media Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |