Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A Fórmula Regional Europeia encerra o ano em Monza com Bortoleto, Petecof e Barrichello PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 31 October 2021 16:09

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos a etapa semifinal do Girls on Track Rising Stars da FIA e da academia da Ferrari. A fase semifinal começou com 8 candidatas e entre elas as duas brasileiras, Julia Ayoub e Antonella Bassani.

 

No último dia 27 foram definidas as quatro finalistas e Julia Ayoub está entre elas, juntamente com a russa Victoria Blokhina e as espanholas Laura Camp Torras e Clarisse Dervic. A fase final vai acontecer entre os dias 09 e 13 de novembro, em Maranello, na Itália. A vencedora terá o suporte da academia de pilotos da Ferrari para a disputa do campeonato italiano de Fórmula 4, o mais competitivo do mundo.

 

Nos Estados Unidos, Francisco ‘Kiko’ Porto teve em Indianápolis seu primeiro contato com o carro da PRO2000, categoria na qual correrá em 2022 pela equipe DEForce e foi muito bem para quem sentava no carro pela primeira vez, fazendo o 4° melhor tempo da sessão programada, mostrando que o piloto brasileiro tem condições de continuar andando na frente no ano que vem.

 

Neste final de semana tivemos a 10ª e última rodada dupla do campeonato da Fórmula Regional Europeia, tendo como palco o circuito internacional de Monza e com a participação de nossos três representantes: Gabriel Bortoleto, Gianluca Petecof e Eduardo Barrichello. Os pilotos tiveram uma programação de dois treinos livres na sexta-feira, com um classificatório no sábado para a corrida do sábado e o mesmo no domingo.

 

Nos treinos livres de sexta-feira ficou muito evidente o equilíbrio entre os competidores. No primeiro treino, pela manhã, 23 dos 35 pilotos inscritos ficaram no mesmo segundo. Gabriel Bortoleto foi o 16°, Gianluca Petecof o 21° e Eduardo Barrichello o 27°. Diversos pilotos tiveram suas voltas deletadas por ultrapassarem os limites da pista. Na parte da tarde, os pilotos voltaram à pista e 34 pilotos foram para a pista, com 20 deles ficando no mesmo segundo. Eduardo Barrichello foi o mais rápido entre os brasileiros, ficando com a P12. Gabriel Bortoleto foi o P20 e Gianluca Petecof o P23.

 

Ficamos na mão com relação ao treino classificatório na manhã do sábado e não tivemos a chance de ver a grande performance de Gabriel Bortoleto, que depois de uma sexta-feira discreta, voou na pista de Monza para marcar o 4° melhor tempo no final dos 20 minutos de treino. Eduardo Barrichello não conseguiu repetir a performance do treino livre 2 e ficou em 22°. Gianluca Petecof foi o 24°. 24 dos 35 carros que foram para a pista ficaram no mesmo segundo, prometendo uma grande corrida.

 

Quatro horas após o treino classificatório os pilotos retornaram à pista para a disputa da primeira das duas corridas do final de semana. Com Gabriel Bortoleto largando na 2ª fila e Eduardo Barrichello (P22) e Gianluca Petecof (P24) precisando fazer uma corrida de recuperação para chegar aos pontos depois dos 30 minutos +1 volta de disputa com o risco extra de terem que enfrentar chuva e pista molhada (havia previsão de chuva para o horário da corrida). O céu estava pesado, mas o asfalto estava mais pra seco que pra úmido e as equipes mantiveram pneus slicks para os pilotos.

 

Após completarem a volta de apresentação e realinharem no grid, as luzes vermelhas foram apagadas e Gabriel Bortoleto procurou espaço para avançar, mas teve que se contentar em manter a P4 após as primeiras curvas. Gianluca Petecof fez outra grande largada, ganhando 3 posições e subindo para 22º, enquanto Eduardo Barrichello perdia 3 posições, caindo para a P25. Assim eles completaram a primeira volta.

 

Barrichello conseguiu recuperar uma posição no final da primeira volta enquanto a briga pela P4 ficou sinistra, com Bortoleto brigando contra Maloney, Hadjar e Beganovic. O brasileiro perdeu duas posições e caiu para 6° enquanto Barrichello recuperava mais uma posição no início da volta seguinte, subindo para a P23 enquanto Gianluca Petecof mantinha sua posição. Bortoleto foi suprado por Beganovic na Ascari e caia para 7°.

 

 

O carro do brasileiro parecia não ter velocidade de reta e logo era ameaçado por Alex Quinn, sem conseguir acompanhar o pelotão da frente. Petecof e Barrichello ganharam uma posição com o abandono de Gabriele Mini, subindo para 21° e 22°, respectivamente. Bortoleto começou a virar melhor a partir da 5ª volta, afastando-se de Paul Aron, o P8, e se aproximando do pelotão que brigava pela P4 enquanto Petecof e Barrichello subiam mais uma posição cada, para P20 e P21.

 

Os 7 primeiros se afastaram do restante do grupo e estavam mais próximos uns dos outros Petecof subiu para 19° enquanto Barrichello recuperava a P21 com o abandono de Boya. Vidales, o novo P8, estava 3s atrás de Bortoleto, o que liberava o brasileiro para tentar encostar nos carros da frente e ele encostou em Beganovic pra brigar pela P6 e depois do sueco errar na segunda de Lesmo, Bortoleto o superou na Ascari.

 

 

O problema é que o carro do brasileiro continuava lento de reta e Beganovic recuperou a posição na volta seguinte. Barrichello foi superado por Fluxa e caiu para 22° enquanto Vidales e Aron se aproximavam de Bortoleto. Gianluca Petecof era o 19°, mas estava 2s atrás do carro à sua frente. Vidales chegou no Brasileiro para brigar pela P7 e as coisas foram ficando difíceis para Bortoleto.

 

A ultrapassagem aconteceu ainda na curva parabólica e depois de ser bloqueado por um erro de Colapinto, Aron também superou o brasileiro que caiu para 9°. Eduardo Barrichello recuperou duas posições e voltou para a P21 enquanto Petecof caia para 20°. A transmissão teve alguns cortes de imagem, sem permitir vermos alguns momentos do último terço de prova. Gabriel Bortoleto terminou num certamente frustrante 9° lugar, mas recuperou uma posição graças a punição a David Vidales por exceder os limits de pista seguidamente e na briga entre os brasileiros, Barrichello superou Petecof no final para terminar na P20, com Petecof na P21.

 

 

Na manhã do domingo tivemos o treino classificatório 2 e esse foi transmitido em uma Monza bem fria e com a pista molhada, forçando os pilotos a usarem os pneus para esse tipo de pista. Entre nossos pilotos Gianluca Petecof foi o primeiro a marcar uma volta com um bom tempo, mas os tempos foram baixando e ele foi caindoa da P6 para P18 enquanto Gabriel Bortoleto fazia a P14, Petecof fazia outra volta e ia para a P9.

 

A segunda metade dos 20 minutos foi bem dinâmica depois que os pilotos conseguiram colocar seus pneus em uma boa temperatura. Eduardo Barrichello não estava conseguindo boas voltas estando fora dos 24 que apareciam na tela. Gianluca Petecof vinha sendo o melhor brasileiro quando Delli Guanti ficou preso em uma “salsicha” na primeira variante e colocaram bandeira vermelha faltando 6m26s.

 

 

Isso acabou forçando todos a irem para os boxes, o que atrapalhou uma boa volta de Petecof, que buscava sair da P19. Bortoleto era o P24 e Barrichello o P34. Quem saiu rápido dos boxes deu duas voltas e conseguiu melhorar seus tempos, mas os brasileiros ficaram no prejuízo. Petecof ficou com a P20, Barrichello com a P21 e Bortoleto com a P22.

 

Menos de quatro horas depois os 35 pilotos estavam de volta à pista para a última corrida da temporada. A pista estava “quase seca”, mas os pilotos foram todos de pneus slick para o grid e, por precaução, a direção de prova optou por uma largada com safety car a fim de acalmar os arrojos, especialmente na primeira chicane, no final da reta dos boxes. A regressiva do cronômetro começou logo que os carros se moveram.

 

 

Foi menos de uma volta com o safety car à frente e todos foram agressivos na hora que a bandeira verde foi agitada. Petecof segurou sua posição e Bortoleto superou Barrichello, que perdeu mais posições. Na segunda volta Bortoleto passou Petecof enquanto Barrichello caia para 25°. A pista parecia “estreita” para muita gente e o asfalto úmido traía os pilotos a todo o tempo. Ido Cohen (quase sempre ele, não?) provocou a volta do safety car depois de rodar na entrada da primeira variante. Bortoleto vinha numa boa recuperação, na P17. Petecof era o 20° e Barrichello o 23°.

 

Duas voltas depois tivemos a bandeira verde novamente e os pilotos foram com tudo para a primeira chicane e não faltaram toques. Um deles em Gabriel Bortoleto, que rodou e caiu para último. O safety car voltou para a pista. Quem escapou da confusão se deu bem, como Petecof e Barrichello, que subiram para a P17 e P18. Foram mais três voltas atrás do safety car antes da direção de prova determinar a bandeira vermelha para o reparo de algumas barreiras de proteção. Bortoleto era o 33° e faltavam 9m50s para o final da corrida.

 

 

Quase meia hora depois os carros deixaram os boxes para concluir a corrida... mas faltando esperar civilidade nos minutos finais era muito. Vidales e Beganovic, brigando pela ponta provocaram uma batida daquelas, que podia ter pego uns 10 carros fácil, mas apenas Marinangeli bateu na barreira de pneus. A disputa acabou ali. A corrida e o campeonato terminou em bandeira amarela. Gianluca Petecof terminou em 14°, Eduardo Barrichello em 17° e Gabriel Bortoleto em 28°. No campeonato, vencido por Gregorie Saucy com 277 pontos, Gabriel Bortoleto terminou em 15, com 44. Gianluca Petecof que fez 4 etapas, em 22° com 5 pontos e Eduardo Barrichello foi o 29°, sem pontuar.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando duas categorias, com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em dois continentes e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.