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WEC, NASCAR e TCR South America fazem o show do final de semana com a Cascavel de Ouro PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 01 November 2021 10:05

Olá leitores!

 

Esse final de semana não tivemos grande quantidade de competições, mas a qualidade definitivamente não deixou a desejar. Em primeiro lugar quero deixar os parabéns à TV Cultura, que transmitiu ao vivo uma das mais tradicionais corridas do país, a Cascavel de Ouro, recheada de carros antigos, boa parte com histórico de grandes e bons serviços prestados nas pistas desse Brasil afora.

 

No Bahrain tivemos no sábado as 6 Horas do Bahrain pelo WEC, que marcou a 3ª vitória consecutiva do Toyota #7 e assegurou ao trio de pilotos Mike Conway, Kamui Kobayashi e José-Maria López uma vantagem na disputa do título de pilotos na categoria principal do certame, mais uma vez cruzando a linha de chegada à frente dos companheiros de equipe do carro #8, Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Kazuki Nakajima, que agora estão 15 pontos atrás dos tripulantes do carro #7. Com essa dobradinha, a Toyota também assegurou com uma corrida de antecipação o título da categoria Hypercar. Completando o pódio chegou o único Alpine da prova, uma volta atrás dos líderes mesmo tendo enfrentado problemas com um toque entre o Alpine e um dos Porsche da prova e também com o pedal do acelerador. E tivemos Brasil no pódio, já que o Alpine foi pilotado pelo trio Nicolas Lapierre, André Negrão e Matthieu Vaxivière. Na LMP2, mais uma vitória da equipe belga WRT, com o carro #31 sendo brilhantemente conduzido pelo trio Robin Frijns, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi, que souberam poupar o carro mantendo a velocidade necessária para conseguir uma vantagem de quase um minuto sobre seus perseguidores mais diretos, os carros #28 e #38 da equipe Jota, que nessa ordem chegaram em 2º e 3º na categoria, pilotados por Tom Blomqvist, Sean Gelael e Stoffel Vandoorne no #28 e António Felix Da Costa, Anthony Davidson e Roberto Gonzalez no #38. Na GTE Pro dobradinha da Porsche, com um Ferrari da AF Corse fechando o pódio, e na GTE Am vitória do Aston Martin #33 no qual estava o brasileiro Felipe Fraga, à frente de 2 Porsches que completaram o pódio. Augusto Farfus correu com um Aston Martin em companhia de Marcos Gomes e Paul dalla Lana (o dono da grana, no caso) e terminaram em 4º lugar.

 

O TCR South America estreou em terras argentinas na pista de Rio Cuarto, com duas corridas bem disputadas, como é padrão na categoria. Na primeira, vitória de Ever Franetovich (Lynk & Co), seguido por Rodrigo Pflucker (Hyundai) em 2º e Pepe Oriola (Honda) em 3º. Mesmo com grid invertido para a largada da segunda corrida, o pódio pouco mudou: vitória de Rodrigo Pflucker, 2º lugar para Ever Franetovich e a novidade ficou por conta do 3º colocado, Ernesto Bessone, também com Lynk & Co. A liderança do certame continua com Pepe Oriola (175 pontos), seguido pelos brasileiros Rodrigo Baptista (162 pontos) e Raphael Reis (129 pontos). Aparentemente a disputa deve ficar mesmo entre Pepe e Rodrigo, mas ainda tem 3 etapas a disputar... esperemos.

 

A NASCAR Cup Series decidiu nesse domingo os 4 pilotos que disputarão o título próximo domingo em Phoenix. Como não poderia deixar de ser em se tratando de Martinsville, uma corrida com muita emoção nas voltas finais. Até que durante as primeiras 350 voltas o pessoal se comportou, com a exceção daquele pessoal do fundo que adora aprontar na pista... nesse ponto, tivemos até payback em plena bandeira amarela, coisa linda de se ver – e absolutamente merecido, a propósito. Kyle Larson já estava garantido para a final, com as vitórias nas duas últimas corridas, mas queria levar essa também. O projeto foi adiante até que ele precisou cumprir penalização por excesso de velocidade nos boxes, deixando aberto o caminho para Chase Elliott, que tinha muita, mas muita vontade mesmo de não depender dos pontos para ir defender seu título em Phoenix, e até fez a sua parte, vencendo os dois primeiros estágios... Entretanto, teve que depender dos pontos mesmo, já que a vitória – com um pouco de polêmica por conta do chilique do segundo colocado – ficou com Alex Bowman, que pode não ter avançado para essa parte dos playoffs mas estava com um carro muito rápido e fez por merecer o pequeno relógio de pêndulo dado ao vencedor nessa pista. Denny Hamlin, aquele piloto que tantas e tantas vezes tocou em adversários para ultrapassar e alcançar a vitória, teve um surto quando Bowman escorregou e se apoiou no carro dele para fazer a curva 3, e após a bandeirada foi impedir o piloto do carro #48 de fazer os donuts da vitória. Eu teria sentado a mão na orelha do Hamlin chiliquento, mas... enfim, Hamlin anda assistindo muitas corridas de Fórmula Um e está cheio de não-me-toques assim como o pessoal da categoria. Vaias mais do que merecidas para o “carteiro”, que ainda tentou reclamar no Twitter e foi esculachado pelos fãs da categoria. Em 3º chegou Brad Keselowski, um bom resultado mas não o que ele precisava para passar para a decisão; em 4º chegou Martin Truex Jr., que venceu a batalha interna na equipe contra Buschinho para passar para a decisão do título e pilotou muito, mas pilotou como desde umas 2 ou 3 temporadas atrás não víamos. Fechando o Top 5 chegou William Byron, que também mostrou muita personalidade nas disputas de posição. Agora o bicho vai pegar em Phoenix, com 2 carros da Hendrick (Larson e Elliott) e 2 da Gibbs (Hamlin e Truex).

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.