Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
V2V e V2I: seu veículo conversando com quem está à sua volta PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 25 October 2021 08:17

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Nas minhas últimas colunas a gente tem visto como os avanços para termos carros sustentáveis em um mundo sustentável tem sido um objetivo intensamente procurado não apenas pela indústria automobilística, mas por empresas de energia, governos, fóruns internacionais, pesquisadores nas universidades... é uma corrida.

 

Vimos como os carros podem ter sistemas autorecarregáveis para suas baterias, usando a própria estrutura do veículo e assim gerar carga para suas baterias. Vimos também que veículo podem não só usar energia das redes, mas também devolver e gerar energia para residências, mas a capacidade de se interligar vem sendo uma outra importante frente que os pesquisadores vem trabalhando.

 

A tecnologia certa pode ajudar a estender a funcionalidade da telemática, ajudando os motoristas a melhorar suas rotas para que eles dirijam distâncias menores e de forma mais eficiente. As preocupações com a segurança e a privacidade das tecnologias de carros conectados estão sendo debatidas e trabalhadas em vários níveis - de empresas privadas de tecnologia a agências governamentais. As necessidades de conformidade em constante mudança levantam questões, juntamente com as preocupações com seguros e responsabilidades no caso de acidentes. Ainda há muito caminho a se percorrer, mas estamos fazendo isso de forma cada vez mais rápida e eficiente.

 

 

A Tecnologia de Veículo Conectado (CVT) requer transmissão de dados sem fio entre veículos (V2V) e veículo para infraestrutura (V2I). Avaliar o desempenho de diferentes opções de rede para comunicação V2V e V2I que garantem a utilização ideal dos recursos é um pré-requisito ao projetar e desenvolver redes sem fio robustas para aplicações CVT. Embora a comunicação de curto alcance dedicada (DSRC) tenha sido considerada como a opção de comunicação primária para aplicações de segurança CVT, o uso de outras tecnologias sem fio (por exemplo, Wi-Fi, LTE, WiMAX) permite comunicações de longo alcance e requisitos de taxa de transferência que não poderiam ser suportados por DSRC sozinho. Além disso, o uso de outra tecnologia sem fio reduz potencialmente a necessidade de uma infraestrutura DSRC cara.

 

O método de transferência garante a utilização ideal das opções de comunicação disponíveis (ou seja, elimina a necessidade de usar várias opções de comunicação ao mesmo tempo) e a infraestrutura de comunicação de backhaul correspondente, dependendo dos requisitos de aplicação do veículo conectado. Estudos de campo conduzidos nesta pesquisa demonstraram que o uso de Het-Net ampliou o alcance e a cobertura das comunicações V2V e V2I. As possibilidades são quase infinitas.

 

Vehicle-to-Infrastructure

Vehicle-to-Infrastructure (V2I) é a próxima geração de Intelligent Transportation Systems (ITS). As tecnologias V2I capturam dados de tráfego gerados por veículos, fornecendo informações sem fio, como avisos da infraestrutura ao veículo, que informam ao motorista sobre segurança, mobilidade ou condições relacionadas ao meio ambiente. É provável que as agências estaduais e locais instalem a infraestrutura V2I ao lado ou integrada com o equipamento ITS existente. Por causa disso, a maioria das implantações de V2I podem se qualificar para programas de ajuda federal semelhantes às implantações de ITS, se a agência de implantação atender a certos requisitos de elegibilidade.

 

Como funciona a Vehicle to Infrastructure (V2I)?

A tecnologia de veículo para infraestrutura (V2I) é uma estrutura de comunicação que permite que vários veículos compartilhem informações com uma variedade de dispositivos de suporte ao sistema rodoviário de um determinado país. Esses dispositivos consistem em leitores RFID, sinalização, câmeras, fabricantes de pistas, postes de luz e parquímetros, entre outros. Habilitada por uma rede de hardware, software e firmware, a tecnologia V2I é normalmente sem fio e bidirecional: as informações dos dispositivos de infraestrutura são facilmente transmitidas ao veículo por meio de uma rede ad-hoc e vice-versa. Da mesma forma que a tecnologia veículo a veículo (V2V), o V2I emprega frequências dedicadas de comunicação de curto alcance (DSRC) na transmissão de dados.

 

 

Os sensores V2I são usados ​​no sistema de transporte inteligente (ITS) para capturar dados e fornecer aos usuários da estrada avisos em tempo real sobre vários incidentes na estrada: congestionamentos de tráfego, canteiros de obras, condições das estradas, zonas de estacionamento etc. A tecnologia é empregada em sistemas de supervisão de gerenciamento de tráfego para definir limites de velocidade e modificar a fase e o tempo do sinal (SPaT) para melhorar a economia de combustível e o fluxo do tráfego.

 

V2I e Segurança

À medida que a conectividade  e a velocidade da internet melhora em todo o mundo, a indústria automobilística está se preparando para um avanço monumental tanto no transporte público quanto no privado. Em relação ao realismo de que mais de 80% dos acidentes rodoviários poderiam ser evitados com a adoção de conectividade avançada de veículos, empresas de tecnologia e montadoras já estão trabalhando no desenvolvimento de interatividade nos sistemas veículo a veículo (V2V) e veículo a infraestrutura (V2I) para melhorar a segurança e a sanidade nas estradas. Essas tecnologias têm a capacidade de avançar no transporte de várias formas: desde a prevenção de colisões até a melhoria da eficiência energética. Com os sistemas de automação de hoje, as tecnologias comumente usadas incluem sensores, radar e câmeras para permitir que os motoristas observem e analisem o ambiente. Embora essas tecnologias sejam valiosas, elas não podem monitorar objetivos ocultos e, surpreendentemente, o que está acontecendo em outros veículos. As tecnologias V2V e V2I permitem que os veículos compartilhem dados uns com os outros em tempo real, permitindo-lhes prever o que está por vir.

 

A inovação da V2I

A potência e a inovação das tecnologias V2I estão sempre avançando e a indústria automotiva ocupa o palco central. Com o crescente desenvolvimento de dispositivos conectados em todo o mundo, a indústria automobilística está aproveitando ao máximo as informações disponíveis para aprimorar seus produtos. Ao equipar veículos com a tecnologia V2I capaz de transmitir, receber e processar informações pertinentes, o efeito sobre a segurança, mobilidade e conveniência é inovador. O Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT) admite que aproximadamente 80% dos acidentes com veículos podem ser evitados com conectividade avançada de veículos. Além disso, o DOT confirma que mais de 10 por cento do tempo gasto nas estradas é desperdiçado devido ao congestionamento do tráfego, aproximadamente 12 por cento do tráfego urbano é criado por um motorista tentando estacionar seus veículos e cerca de 17 por cento do combustível é desperdiçado devido à falha de semáforos. As tecnologias V2I reduzem significativamente esses problemas.

 

Como instalar o V2I em uma cidade?

A arquitetura funcional do sistema V2I é baseada em certos requisitos de desempenho. Existem vários elementos sobre os quais o sistema V2I é construído. Existem dois componentes principais: um componente de aplicativo de infraestrutura que está alojado e na plataforma de aplicativo de infraestrutura e um componente de aplicativo de veículo que está alojado na plataforma de aplicativo de veículo. Esses componentes integram e processam a infraestrutura e os dados do veículo para entregar uma mensagem coordenada aos motoristas. Os dados são compartilhados por meio de uma interface de dados sem fio.

 

 

A plataforma do aplicativo de infraestrutura oferece uma interface de suporte para troca de dados com vários sistemas de dados, sistemas de usuários locais, controladores de sinalização de tráfego e sistemas de sinalização rodoviária. O componente do aplicativo de infraestrutura retransmite alertas por meio de sinais de mensagem dinâmicos que são visíveis pelos veículos que se aproximam. Por outro lado, a plataforma de aplicativo do veículo oferece uma interface de suporte para uma coleção de informações dos vários sistemas de aviso do veículo e do motorista por meio de um display de interface do motorista-veículo. Mensagens de retransmissão do componente de aplicativo do veículo por meio da interface de advertência do motorista que é específica do veículo ou semelhante às mensagens exibidas por sinais estáticos de beira de estrada. A aplicação de segurança dos sistemas V2I coordena a exibição das mensagens no veículo e na estrada para os motoristas. As mensagens específicas do veículo destinam-se aos condutores e são mais cautelosas do que os sinais de estrada. O primeiro não deve entrar em conflito com o último.

 

V2I e SPaT

Mais ênfase na aplicação de V2I é feita em SPaT. Os aplicativos SPaT se concentram na capacidade da tecnologia V2I de coordenar a velocidade de direção com os padrões de um semáforo para otimizar a economia de combustível do veículo e sua velocidade. Existem vários benefícios deste aplicativo: ao integrar informações de vários veículos, os padrões SPaT são otimizados para permitir o fluxo ideal de veículos em rodovias de alto tráfego. Além disso, a economia de combustível do carro é maximizada, minimizando o consumo de combustível durante as partidas e quedas.

 

 

A conectividade entre os veículos tem mais possibilidades do que já consegui apresentar neste mês e, por isso, continuaremos o assunto na coluna de novembro.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça