Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Gold Classic: uma homenagem a quem FAZ automobilismo PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 27 September 2021 22:13

E aê Galera... agora é comigo!

 

O final de semana que passou não teve nenhuma corrida dos campeonatos nacionais que comento aqui na nossa coluna semanal. Eu tinha me ligado na parada e planejado falar só sobre a Stock Car e a Stock Light na semana passada e adiar pra essa semana a resenha do Brasileiro de Turismo.

 

O problema foi que não teve Stock Light e sim uma maratona do melhor campeonato nacional do país. Aí a gente que gosta de corridas se empolga e eu saí escrevendo. Só me liguei nas paradas na quinta-feira e aí a gente tem que pensar como fazer para escrever uma coluna para mais de 25 mil leitores (25k é minha média segundo minha editora, Chica da Silva, a Rainha da Bahia).

 

Daí eu tive a ideia de fazer uma coluna pra homenagear meu amigo e camarada, o melhor locutor de automobilismo do Brasil, o Sinestro! A galera o conhece como Luc Monteiro, mas ele é a cara do inimigo do Lanterna Verde da DC Comics. Além de personagem de história em quadrinhos, dublê de anão de circo, piloto nas horas vagas, narrador de corridas e cantor sertanejo padrão churrascaria de posto de gasolina, o Sinestro também é promotor de eventos de automobilismo.

 

Um grid gigante de "carros clássicos" fazem da Golden Classic a maior concentração dos eventos em Interlagos (Reprodução: Facebook).

 

Outro dia eu reclamei aqui na coluna que tinham tirado o Sinestro da transmissão de uma corrida na Bandeirantes e colocado o Caprichoso pra narrar (que tal a gente lançar a campanha “Sinestro na F1”? Seria legal darem uma chance pra ele transmitir uma corrida no lugar do Caprichoso). Daí ele falou que o Sinestro estava em Rivera, divisa do Brasil com o Uruguai, cuidando da promoção da Gold Classic.

 

Pra quem não sabe, a Gold Classic foi uma categoria que ele criou em 2018, na cidade de Cascavel-PR, que assim como Guaporé-RS, tem no seu autódromo um centro de referência na cidade e onde se respira velocidade. A Gold Classic vem crescendo ao longo dos anos, mesmo com os problemas dos últimos anos, com a pandemia adiando corridas, paralisando campeonatos. Apesar disso, no final do ano passado a categoria, que extrapolou as fronteiras e faz parte da programação do campeonato paulista de automobilismo, correndo no Autódromo Internacional de Interlagos, colocou 64 carros no grid.

 

Uma categoria voltada pra carros antigos – ou clássicos, como cabe melhor – tem suas subdivisões, mas um grid muito democrático... e gigante! Em julho passado, fazendo a preliminar do TCR, Campeonato Sulamericano de Turismo, a Gold Classic teve 76 carros inscritos e precisou dividir o grid para caber todo mundo nos pouco mais de 3.600 metros do Autódromo da cidade de Pinhais, o AIC.  

 

Luc Monteiro, Promotor da Gold Classic também é responsável pelo sucesso da tradicional Cascavel de Ouro (Reprodução: Facebook).

 

O Sinestro se mostrou um grande promotor e há alguns anos assumiu a promoção de uma das corridas mais tradicionais do automobilismo nacional: a Cascavel de Ouro. Criada nos anos 60, antes mesmo de existir o autódromo em Cascavel e era disputada nas ruas da cidade. Depois de períodos de altos e baixos, a corrida hoje é um sucesso de público e negócios, tendo sido criada até uma “categoria de acesso” – a “Cascavel de Prata”. Com dois grids de quase 40 carros e transmissão ao vivo pela televisão (a TV Cultura transmite a Cascavel de Ouro ao vivo), o Sinestro vai fazendo muito mais pelo automobilismo do que muitos que falam muito por aí. Quem faz bem feito a gente tem que aplaudir.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- Estou em dívida com o Enviado de Cristo, comentarista e repórter de pista da categoria show, Turismo Nacional. Ele fez uma chamada e um agradecimento citando o nome aqui do Ogro do Cerrado. Agora falta o jabá da divindade responsável pela narração. Pra saber: coluna pós-jabá do amigo teve mais de 30 mil leituras!

- Obrigado direção de jornalismo da Band por deixarem o Celsinho ‘lá vão eles’ fora da transmissão da F2 e F3, mas, caramba (a interjeição não era bem essa...) precisava colocar o Prosdócimo de volta? Ele toma metade do tempo de comentários (e 80% do espaço físico com aquela pança) na transmissão.

- Ivan, o terrível e Pedro, o grande (acho que a escalação teve a ver com o fato das corridas serem na Rússia) deram umas escapadas dos limites de pista, mas na média mostraram estar no caminho certo.

- Mesmo sem ter corrida de caminhão, mantiveram o Goleiro de Pebolim na transmissão para as traduções dos rádios... mas não vou nem elogiar. Vai que na Turquia ele colocam o Dr. Smith de volta.

- A Chapolim Colorada estava vestida igual aos garis aqui de Palmas. A diferença é que os garis fazem coisa boa.

- Quando uma dupla de palhaços contam piadas e só eles riem daquilo que falam, tem alguma coisa muito errada... se liga Band!

- E os canais globêsticos (a segunda vogal não era bem essa...) não teve esporte  motor em todo o final de semana... o Tala Larga ta se virando narrando outras coisas e quem comenta, se não tiver o que comentar, vai comentar o quê?

- Esse final de semana chegou na minha mão um comentário do verdadeiro Dono dessa coluna, o inoxidável Miltão Carranca (Eu sou só o locatário quebra-galho). Vou pedir para entrar no grupo dos resultados da CBA pro Dentinho, assessor do Helio Vasconeves. Mas meu pedido maior eu faço agora? VOLTA CARRANCA!!! Passo o teclado com o maior prazer.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.