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V2G: Seu carro gerando energia para a rede (parte 2) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 25 September 2021 10:04

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Na coluna do mês passado, vimos a revolucionária tecnologia V2G, capaz de integrar os veículos elétricos à rede elétrica não como consumidores, mas como provedores de energia em um sistema integrado.

 

Inicialmente isso parece ser algo impossível de ser feito, mas não apenas é possível como é considerada uma verdadeira virada de jogo no espaço dos veículos elétricos, porque essa transferência bidirecional não apenas incentiva uma forma mais ativa de consumir energia, mas pode abrir novos fluxos de receita para motoristas, operadores de frotas e até mesmo fabricantes de veículos.

 

Uma vez que a maioria das pessoas está usando apenas uma fração da capacidade da bateria, e isso significa que há uma grande quantidade de energia sobressalente armazenada que poderia fornecer serviços em outro lugar. Serviços como suporte a concessionárias de distribuição de energia locais ou mitigação da intermitência de energia renovável.

 

Quando a bateria está cheia, um inversor é capaz de mover energia do carro, de volta para a rede, quando há demanda e quando o proprietário está disposto. Assim, o proprietário do EV pode definir limites para a quantidade de carga que pode ser retirada, para garantir que você nunca fique com uma bateria vazia. A rede elétrica não vai ser um “chupa cabra” e deixar o veículo sem carga nas baterias. Essa interação de sistemas traz todo o tipo de benefício para o setor elétrico de qualquer país.

 

Para imóveis

Ao instalar um dispositivo de carregamento, a etapa número um é revisar o sistema elétrico do edifício. A conexão elétrica pode se tornar um obstáculo para o projeto de instalação de carregamento de EV ou aumentar os custos significativamente, caso a conexão precise ser atualizada.

 

 

Vehicle-to-grid, bem como outros recursos de gerenciamento de energia inteligente, como Dynamic Load Management (DLM), ajudam a permitir que os EVs carreguem em qualquer lugar, independentemente dos arredores, localização ou premissa.

 

Os benefícios do V2G para edifícios são visíveis quando a eletricidade das baterias do carro é usada onde é mais necessária (conforme descrito no capítulo anterior). O veículo para a rede ajuda a equilibrar a demanda de eletricidade e evitar quaisquer custos desnecessários para a construção de um sistema elétrico.

 

Com o V2G, os picos momentâneos de consumo de eletricidade no edifício podem ser equilibrados com a ajuda de carros elétricos e nenhuma energia extra precisa ser consumida da rede.

 

Para a rede elétrica

Quando o consumo de energia aumenta, pode sobrecarregar a rede elétrica nessa área. A capacidade de um edifício de equilibrar sua demanda de eletricidade com estações de carregamento V2G também ajuda a rede elétrica em uma escala maior.

 

Isso será útil quando a quantidade de energia renovável na rede, produzida com eólica e solar, aumentar. As fontes de energia renováveis ​​são voláteis e criam desafios para áreas que dependem da energia eólica e solar.

 

 

Essas circunstâncias causam “congestionamento da rede” ou gargalos que podem impedir que a eletricidade chegue ao seu destino. Felizmente, VEs controlados de forma inteligente podem oferecer uma solução para o congestionamento da rede e evitar a necessidade de atualizações caras da infraestrutura da rede.

 

Sem a tecnologia do veículo para a rede, a energia precisa ser comprada de usinas de reserva, o que aumenta os preços da eletricidade durante os horários de pico, uma vez que ativar essas usinas extras é um procedimento caro.

 

Sem controle, você precisa aceitar este preço dado, mas com V2G você é mestre em otimizar seus custos e lucros. Em outras palavras, o V2G permite que as empresas de energia joguem pingue-pongue com eletricidade na rede.

 

Para consumidores

Então, por que os consumidores participariam do veículo para a rede como uma resposta à demanda? Como explicamos anteriormente, isso não faz mal a eles, mas também faz algum bem?

 

Uma vez que se espera que as soluções de veículo para rede se tornem um recurso financeiramente vantajoso para as empresas de energia, elas têm um incentivo claro para encorajar os consumidores a participarem.

 

 

Afinal, a tecnologia, dispositivos e veículos compatíveis com a tecnologia V2G não são suficientes - os consumidores precisam participar, conectar e habilitar suas baterias de carro para serem usadas para V2G.

 

Podemos esperar que, no futuro, em uma escala maior, os consumidores sejam recompensados ​​se estiverem dispostos a permitir que as baterias de seus carros sejam usadas como elementos de equilíbrio.

 

A. Tecnologia e dispositivos V2G: Como o veículo se tornará o meio principal?

Vários fornecedores de hardware desenvolveram modelos de dispositivos compatíveis com a tecnologia de veículo para grade. Assim como qualquer outro dispositivo de carregamento, os carregadores V2G já vêm em muitos formatos e tamanhos.

 

Normalmente, a potência máxima de carregamento é de cerca de 10 kW - apenas o suficiente para carregar em casa ou no local de trabalho. No futuro, serão aplicadas soluções de carregamento ainda mais amplas.

 

 

Os dispositivos de carregamento do veículo para a rede são carregadores DC, pois dessa forma os carregadores unidirecionais de bordo dos próprios carros podem ser contornados. Também houve projetos em que um veículo tem um carregador CC integrado e o veículo pode ser conectado a um carregador CA. No entanto, essa não é uma solução comum hoje.

 

Para finalizar, os dispositivos existem e são viáveis, mas ainda há espaço para melhorias conforme a tecnologia amadurece.

 

B. Veículos compatíveis com V2G

Atualmente, os veículos CHAdeMo (como a Nissan) ultrapassaram outros fabricantes de automóveis, trazendo para o mercado modelos de automóveis compatíveis com V2G. Todos os Nissan Leafs no mercado podem ser descarregados com estações de veículo para grade. A capacidade de suportar V2G é uma coisa real para veículos e muitos outros fabricantes irão, esperançosamente, se juntar ao clube de compatíveis entre veículos em breve. Por exemplo, a Mitsubishi também anunciou planos de comercializar o V2G com o Outlander PHEV.

 

C. Cooperação: Os fabricantes de automóveis e o setor de energia devem intervir

Vehicle-to-grid é apenas um (mas muito impactante) exemplo das possibilidades de gerenciamento de energia que os VEs nos oferecem para o futuro. O fato é que os setores de energia e mobilidade convergirão no futuro, com ou sem V2G. Acreditamos que é com.

 

No entanto, as rodas grandes giram lentamente e há alguma resistência à mudança. A Nissan está dando um grande exemplo a outros fabricantes de automóveis para começarem a cooperar com o setor de energia a fim de desenvolver algo novo e capaz de mudar vidas e olhar com ousadia para o futuro. A indústria automobilística está passando por uma revolução como nunca antes. Combinar forças com o setor de energia oferece à indústria automotiva a chance de começar um novo apogeu.

 

 

O mesmo vale para o setor de energia: à medida que a eficiência energética aumenta e mais energias renováveis ​​entram, a mudança em andamento será drástica para a rede elétrica. O setor de energia deve encontrar novas maneiras de equilibrar a produção e o consumo de energia. Felizmente, os EVs estão prontos para dar uma mão.

 

D. Novo padrão europeu

Os mercados de resposta à demanda na Europa estão crescendo em uma taxa de crescimento superior a 20%. V2G é uma das ferramentas mais promissoras nos mercados de resposta à demanda. Não é à toa que o mercado V2G deve crescer para mais de US$ 5 bilhões entre 2020-2024.

 

No momento, o V2G ainda é um negócio baseado em projetos, mas tudo está prestes a mudar. A V2G logo se tornará um negócio comercialmente lucrativo e haverá cada vez mais veículos para empresas de rede surgindo.

 

O novo padrão europeu ISO 15118-20 será lançado em 2021. O novo padrão vai acelerar o mercado V2G porque permite a transferência de potência bidirecional para vários carros. Na prática, isso significa que a capacidade da bateria EV para gerenciamento de energia crescerá fortemente nos próximos dois anos. Por exemplo, os fabricantes de automóveis europeus irão implementar o carregamento bidirecional. Este será o pico de capacidade da bateria do sistema elétrico europeu... até a próxima novidade!

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça