Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Segunda etapa do Nordeste de kart e a retirada do mundial no Brasil PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 25 September 2021 09:04

A segunda etapa da Copa Nordeste de Kart estava programada para os dias 02, 03 e 04 de setembro, mas já na terça-feira, dia 31, no kartódromo Marcelino Thomaz, em Morada Nova (CE), já tinha motor roncando. A competição, que teve início com grande sucesso, já reuniu 83 pilotos na etapa inaugural, em julho, em Aracaju (SE), e a expectativa era superar o número de inscritos, mas, infelizmente não foi isso que aconteceu, Foram 62 inscritos para essa etapa, em uma cidade distante duas horas e meia (169 km) de Fortaleza, capital do estado.

 

Pilotos das categorias Cadete, Júnior Menor, F4 Graduados A e B, F4 Super Sênior, Graduados A e B e Super Sênior tiveram pela frente o traçado de 1.300 metros e a expectativa era novamente de belas disputas. Terça-feira, dia 31, e quarta-feira, dia 1º, aconteceram três treinos livres para todas as categorias. As sessões prosseguiram na quinta-feira e, na sexta-feira, aconteceram as tomadas de tempo, 1ª e 2ª baterias classificatórias. Pela manhã, as categorias Cadete, F4 Super Sênior e Júnior Menor definiram o grid, a partir das 9h10, em sequência. A 1ª classificatória largando às 10 horas e a segunda, às 11h30.

 

 

Na parte da tarde foi a vez das categorias Graduados A e B, Super Sênior e F4 Graduados A e B. As tomadas começaram às 14h15 e as classificatórias, a partir das 14h50 e 15h55. No sábado, as finais começaram às 8h50 (Cadete, F4 Super Sênior e Júnior Menor, em sequência uma da outra). A partir das 11h30, foram conhecidos os vencedores da Graduados A e B, Super Sênior e F4 Graduados A e B.

 

Destaques para o pernambucano Alexandre Leal e o baiano Paulo Galleas, que repetiram as vitórias da 1ª etapa, realizada em julho em Aracaju (SE), nesta etapa também tivemos pai e filho correndo juntos, caso dos paraenses Roberto Vieira e Roberto Filho, que correram na categoria Super Sênior e Graduados A, respectivamente. Apesar do número menor de pilotos em relação à primeira etapa, tivemos a presença de pilotos de outros estados de fora da região, como Rio de Janeiro e São Paulo, além de estados do norte.

 

Vamos aos resultados das provas: Na categoria Cadete, os 3 primeiros colocados foram os irmão Alexandre Leal e Bernardo Leal e Marcelo Ferreira. Na classificação do campeonato Alexandre Leal está com 22 pontos seguido de David Noronhas e Marcos Henrique com 14. Na categoria Júnior Menor, que largou junto com a Cadete, apenas um competidor – Gustavo Galvão – completou a prova. Com isso, ele lidera a competição com 20 pontos, seguido por Rafael Furtado com 11 e Gustavo Nezinho com 7.

 

 

Na categoria Graduados A a vitória ficou com o paraibano Sérgio Crispim, seguido de Léo Soares e João Daniel. Após duas etapas ele também lidera a pontuação com 20 pontos, seguido por George Crispin com 16 e Léo Soares com 15. Na categoria Graduados B o vencedor da final em Morada Nova foi Luiz Keiji, seguido por Thiago Pereira. Após duas etapas João Daniel é o Líder com 16 pontos, seguido por Thiago Pereira com 15 e Thiago França com 13. Muito equilíbrio na Graduados B.

 

A Super Sênior teve como vencedor Francisco Marquinho, seguido por Carlos Franco e Nilton Rosa. Depois da segunda etapa a classificação da categoria tem Nilton Rosa e Carlos Franco empatados com 17 pontos e em seguida Ademir Flores e Macaco Mamola, ambos com 11. Na F4 Graduados A o vencedor foi Bruno Grigatto, seguido por Marcos Borges e Haroon Bali. Na pontuação, muito equilíbrio com Alexandro Rosário com 14 pontos, seguido por Diogo Moscato com 13 e Bruno Grigatto com 11.

 

Na F4 Graduados B o vencedor foi Pedro Moura, seguido Felipe Andrade e João Manoel. Na somatória das duas etapas, o líder é Pedro Moura com 19 pontos, seguido por Paulo Carvalho e Felipe Andrade, ambos com 18 pontos. A categoria F4 Super Sênior teve como vencedor Paulo Galleas, seguido por Julio César e Valdemir Oliveira. Na classificação a liderança também é de Paulo Galleas com 22 pontos, seguido por Valdemir Oliveira com 17 e Julio César com 15.

 

 

A etapa de encerramento da Copa Nordeste de Kart será disputado no kartódromo de Paladino, na cidade de Conde, na Paraíba, um kartódromo de alto padrão e que já recebeu o campeonato mundial de Kart Rotax. Programada para o início de outubro, a terceira e última etapa teve suas datas alteradas para o período de 21 a 23 de outubro para não coincidir com o Open Brasil de Kart.

 

O cancelamento do Mundial de Kart no Brasil

A comunidade do kart no Brasil foi surpreendida negativamente com o anúncio da CIK-FIA de que o Campeonato Mundial de Kart 2021, das categorias OK e OK Junior, programado para Birigui, entre os dias 2 e 5 de dezembro não mais aconteceria no Brasil, sendo transferido para a Espanha, nas datas de 29 a 31 de outubro (que eram as datas iniciais do evento que aconteceria na cidade de Birigui-SP.

 

Segundo a nota oficial da entidade o evento foi cancelado devido aos “desafios para equipes, pilotos e organizadores em muitas regiões” por causa das restrições de viagens pela Covid-19. Vários países da Europa condicionam as pessoas que retornam de alguns países, o Brasil entre eles, a cumprir uma quarentena de 14 dias antes de poder voltar a ter uma vida normal em seus países de origem.

 

O promotor Ricardo Gracia (proprietário do Speed Park) assinou uma carta compromisso onde garantia arcar com os custos de transporte do equipamento vindo da Europa, hospedagem com pensão completa para os participantes estrangeiros, além de incentivos extras foram oferecidos por ele e pela CBA para os participantes brasileiros. Os grids das 4 categoria já contava com mais de 30 inscritos, apesar da taxa ser bem salgada (760 Euros). Na tentativa de compensar a perda, a CBA informou que vai isentar de taxa de inscrição no Brasileiro de Kart os pilotos que se inscreveram para o mundial que aconteceria no Brasil.

 

Rodrigo Botana

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.