Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A busca por autódromos inteligentes PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 22 September 2021 19:55

Caros Amigos, Há bem pouco tempo publicamos no nosso site um artigo sobre como os autódromos argentinos evoluíram nos últimos anos, com os nossos vizinhos tendo uma coleção de autódromos não apenas com traçados mais interessantes que vemos nos nossos autódromos.

 

Os autódromos argentinos tem, em praticamente todos, algumas opções de traçado e alguns deles permite que sejam disputadas corridas no “sentido inverso”. Aqui no Brasil, nos últimos tempos, apenas o AIC em Pinhais tinha corridas em seu sentido atual invertido (que historicamente era o sentido original) em provas da GT Sprint Race. No passado – distante – ainda na sua configuração original, foram realizadas corridas no sentido invertido do Autódromo de Interlagos.

 

No último final de semana a Stock Car voltou a realizar uma de suas etapas – no caso em rodada dupla – no Autódromo de Goiânia, duas corridas no sábado no traçado completo e sentido original, para no domingo, também no sentido original, usar o anel externo par as duas corridas do dia. Inclusive a segunda dessas corridas acabou por proporcionar uma das chegadas mais emocionantes da categoria da qual me lembro. Não apenas pela diferença ínfima entre os dois primeiros colocados, mas na forma como se definiu o resultado om as estratégias adotadas por quatro pilotos nas voltas finais.

 

Durante a transmissão das corridas no final de semana, foi insistentemente comentado que, caso sejam concluídas as reformas do autódromo em Brasília, a etapa de encerramento da categoria aconteceria na capital federal no traçado do anel externo, o qual vinha sendo utilizado antes da paralisação das atividades no autódromo para aquela surreal reforma que inutilizou o circuito desde 2014. Entretanto, desde que o assunto foi tratado pela última vez nos meios públicos – maio de 2021 – pouco ou nada foi falado sobre a realização das obras mínimas para proporcionar condições de realização da corrida programada para dezembro. Quando – e se – forem concluídas as reformas em Brasília, o autódromo voltará a ter as opções do traçado completo e do perímetro externo (algo bem distante de ser um anel ou algo minimamente ovalado).

 

Entretanto, desde setembro vem circulando na mídia aeronáutica a possibilidade de que o Aeroporto Internacional do Galeão tenha uma parte de seu parque de pistas e taxiamento adaptado para receber uma etapa da Stock Car (potencialmente uma opção para o caso da não realização da corrida em Brasília) e que, caso seja lavado a cabo, ao menos para alguns eventos de maior porte como a própria Stock Car, a Copa Truck ou a Porsche Carrera Cup, vir a ser uma opção na capital do estado fluminense para a realização de corridas depois da destruição do autódromo de Jacarepaguá.

 

Para os meus estimados leitores com mais tempo de automobilismo, certamente eles lembrarão das corridas da Fórmula Indy em um aeroporto na cidade de Cleveland, nos Estados Unidos. Lembro-me especialmente de uma, em 1993, quando Emerson Fittipaldi e Nigel Mansell trocaram de posição numa belíssima disputa pela liderança, com o piloto brasileiro levando a melhor e vencendo a corrida.

 

Em todo caso, isso não resolve nem demonstra a falta de sensibilidade dos projetistas de autódromos no Brasil para este detalhe que existe em outras pistas pelo mundo, que há em abundância na nossa vizinha Argentina e dois exemplos disso vem aqui de Minas Gerais, com os autódromos de Curvelo e Lima Duarte, onde os projetos não tinham traçados alternativos. Em Curvelo, foram forçados a fazer um após os problemas na corrida “oficialmente inaugural” que recebeu a Stock Car e que permitiu a ida da então Fórmula Truck.

 

Sempre fui um defensor da ideia de que a falta de autódromos no país é um gargalo no fomento do esporte a motor e neste caso, além das poucas opções de praças de esportes, temos praticamente nenhuma opção de variações dentro delas. Deixo o convite para que isso seja pensado nos próximos projetos.

 

Um abraço e até a próxima,

 

Fernando Paiva