Fala, pessoal, tudo bom aí? Nesse domingo, a partir da 16:30, no horário oficial do Brasil, acontece em Long Beach, na Califórnia, a última etapa da temporada 2021 do NTT IndyCar Series. Será minha primeira corrida com monopostos nas ruas da “Praia Grande” desde 2017, quando cumpri minha última temporada completa na categoria pela Penske. Mas, na prática, só deixei a andar em Long Beach no ano passado, quando a prova saiu momentaneamente do calendário do IMSA WeatherTech SportsCar Championship por causa da pandemia. Na minha carreira com os protótipos, eu e meu parceiro Rick Taylor corremos em 2018 e 2019, com o Acura Team Penske, inclusive com pole e pódio (2º) nesse último. E por falar em pole, tenho três em Long Beach só de Indy. Conquistei a posição de honra para a largada nos anos de 2015, 2016 e 2017. Venci em 2001 e somei mais dois pódios: 2º em 2015 e 3º em 2016. Para a prova desse domingo, estarei encerrando o meu primeiro ciclo na Meyer Shank Racing. Nosso acordo para 2021 era de seis corridas e a última é justamente a de Long Beach. Mas ao mesmo tempo que um ciclo estará terminando, imediatamente um outro terá início. O fato de disputar de forma integral a temporada de 2022 pela equipe de Jim Meyer e Mike Shank, significa iniciar imediatamente os trabalhos para o ano que vem. Helio Castroneves precisou fazer uma parada a mais nos pits. Isso foi ruim como resultado, mas teve seus pontos positivos. Sobre isso, estou muito feliz porque a equipe já está trabalhando firme para colocar em prática o plano de crescimento previsto para 2022, que eu tive a oportunidade de participar, colaborando com a minha experiência. É claro que uma operação como essa não nasce da noite para o dia, mas posso garantir que a MSR no ano que vem será muito diferente e melhor. Enquanto isso, nesses poucos dias entre Laguna Seca e Long Beach, estamos trabalhando no equilíbrio do carro. Nosso resultado na prova do domingo passado não foi bom porque o carro estava muito complicado de dirigir. Estava saindo muito de traseira e a gente acabou não encontrado o ponto de equilíbrio. Tanto isso é verdade que precisei fazer uma quarta parada, uma a mais do que tínhamos previsto, porque a chance de um acidente era grande. O legal é que completei a prova, somei uns pontinhos e temos informações razoáveis para encerrar o ano de maneira positiva. É isso aí, amigos, forte abraço e até semana que vem! Helio Castroneves Reprodução autorizada da coluna de Helio Castroneves, originalmente publicada no site www.lance.com.br Olá Amigos, Quando a gente fala em Laguna Seca aqui nos Estados Unidos, a primeira memória que vem é a espetacular ultrapassagem de Alex Zanardi sobre Bryan Herta na disputa pela liderança da corrida em 1996, na última volta (eu tinha 1 aninho de idade, só vi em vídeo e ouvi histórias). Quem assistiu a corrida viu um Colton Herta imparável (e sem nenhuma cruel barreira de pneus a pará-lo como em Nashville). Ele destruiu, dizimou e dominou os outros 26 pilotos presentes na penúltima rodada do campeonato de 2021 da NTT IndyCar Series do último domingo. O desafio de Colton Herta durou uma volta e cinco curvas. Ele largou da pole position e liderou a volta 1 enquanto Felix Rosenqvist rodava na Curva 3. Scott Dixon largou bem e foi da P8 para a P5. Na segunda volta, Herta exagerou na Curva 4, o que permitiu Alexander Rossi se aproximar na Curva 5. Ele atacou por dentro, mas foi otimista demais e como Colton Herta não aliviou, Rossi bateu no pneu traseiro esquerdo de Herta e rodou. Isso causou a primeira bandeira amarela do dia. Alguns pilotos do fundo do pelotão foram para os pits buscar uma estratégia alternativa. Alexander Rossi conseguiu ir para os pits e voltou atrás do pelotão. Desde o inicio da corrida Colton Herta tinha um ritmo diferenciado e logo de início abriu vantagem para os adversários. A bandeira verde foi dada na volta 4 e Herta conseguiu uma vantagem de 1,2s sobre Will Power em uma volta, com Alex Palou a 2,1s atrás em terceiro e Dixon 3,3s em quarto. Simon Pagenaud executou uma ultrapassagem corajosa, por fora, sobre Pato O’Ward na Curva 2 para reivindicar P6. Josef Newgarden parou na 8ª volta em um esforço para usar uma estratégia alternativa para melhorar suas esperanças de campeonato que se esvaia com o passar das voltas. Herta seguia construindo uma boa vantagem, abrindo 3,5s sobre Power, que parou no box no início da volta 10 por um problema no motor diagnosticado. O azar de Power promoveu Palou a P2, embora 6s atrás de Herta. Dixon segurou P3, 10,8s atrás de Herta. A passagem de Romain Grosjean foi impressionante, pois ele melhorou para P6. O’Ward e Pagenaud foram os próximos a entrar no boxe do pelotão da frente na volta 12. As coisas tornaram-se um tanto interessantes na fase intermediária da competição de 95 voltas, já que os carros que foram sendo alcançados pelos líderes provaram ser quase impossíveis de ultrapassar. Apesar do atraso, na IndyCar Series o retardatário não tem que – obrigatoriamente – dar passagem. Herta conseguiu manter a liderança com algum conforto e seguir na estratégia da equipe Andretti. Alex Palou bem que tentou. Chegou a andar perto de Colton Herta, mas o segundo lugar foi um grande resultado. Mas no que seria quase a metade da corrida, Palou estava apenas 0,9s atrás de Herta enquanto Rosenqvist lutava para se manter na volta da frente. Atrás deles no P3, a diferença de O'Ward para Hertas caiu para 23s. Eles pegaram Jimmie Johnson e Max Chilton antes de Rosenqvist; Palou ficou 0,6s ou mais atrás de Herta, mesmo com a proximidade do adeversário, Herta não parecia se sentir ameaçado. Tanto que depois de conseguir se livrar do tráfego dos retardatários que brigavam por posição, voltou a abrir para Palou. Na volta 65 a diferença era de 4,3s. A grande disputa nas posições da frente era entre Pato O’Ward e Romain Grosjean. Os dois trocaram de posição algumas vezes entre as voltas 79 e 81, com o francês se estabelecendo a P3 e andando mais rápido que Alex Palou. Em poucas voltas ele conseguiu reduzir a diferença de 5,2s para 3,1s. Grosjean estava voando e num ataque sobre Jimmie Johnson, retardatário, na famosa curva do Saca Rolha, os dois chegaram a bater rodas. Isso não pareceu afetado o carro da Dale Coyne. Ao final, ele cruzou a linha de chegada em terceiro lugar, 3,7s atrás de Herta e apenas 1,7s atrás de Palou. Romain Grosjean fez uma grande corrida e fez por merecer estar no pódio mais uma vez com o carro da Dale Coyne. Colton Herta venceu com autoridade, seguido por Alex Palou, que colocou a mão no título. Com O’Ward em quinto lugar e Palou em segundo, a luta pelo título IndyCar de 2021 aumentou de 25 pontos em Monterey para 35. Newgarden manteve uma chance matemática de ganhar o título (-48 pontos), mas é quase impossível. Scott Dixon que chegou num apagado 13º (-72 pontos) e Ericsson (-87 pontos) foram eliminados da luta pelo título. Que venha Long Beach e eu estarei lá! Vamos acelerar! Sam Briggs Fotos: site IndyCar Media Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |