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V2G: Seu carro gerando energia para a rede (parte 1) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 21 August 2021 13:36

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

A energia elétrica como nós conhecemos é transmitida entre dois pontos através de seus sistemas pelas linhas de transmissão. Estas vão desde as unidades geradoras (Hidroelétricas, termoelétricas, etc) até as cidades.

 

O Brasil tem um sistema interligado de distribuição de energia dos mais eficazes do mundo, onde a energia gerada em uma região pode suprir uma eventual deficiência de energia em outra – e vice versa. Em outras palavras, a linha de transmissão pode levar energia do ponto A para o ponto B ou do ponto B para o ponto A pela mesma rede.

 

Até agora vimos os carros elétricos sendo carregados em estações públicas, comerciais ou nas residências de seus proprietários. E se o veículo elétrico fosse um gerador de energia e pudesse alimentar a rede elétrica, fornecendo energia ao invés de consumir? Essa é a tecnologia V2G!

 

O que é V2G.

V2G significa “veículo para rede” e é uma tecnologia que permite que a energia seja enviada de volta para a rede elétrica a partir da bateria de um carro elétrico. Com a tecnologia de veículo elétrico para grade - também conhecida como carro para grade - uma bateria de carro pode ser carregada e descarregada com base em diferentes sinais - como produção ou consumo de energia nas proximidades.

 

 

V2X significa veículo para tudo. Inclui muitos casos de uso diferentes, como serviços de veículo para casa (V2H), veículo para edifício (V2B) e veículo para rede. Dependendo se você deseja usar a eletricidade de uma bateria EV para sua casa ou para construir cargas elétricas, há abreviações diferentes para cada um desses casos de uso. Seu veículo pode trabalhar para você, mesmo quando a retroalimentação para a grade não seria o caso para você.

 

Em suma, a ideia por trás do veículo para a rede é semelhante ao carregamento inteligente regular. O carregamento inteligente, também conhecido como carregamento V1G, nos permite controlar o carregamento de carros elétricos de uma forma que permite que a potência de carregamento seja aumentada e diminuída quando necessário. O veículo para a rede vai um passo além e permite que a energia carregada também seja empurrada momentaneamente de volta para a rede das baterias do carro para equilibrar as variações na produção e no consumo de energia.

 

 

Para encurtar a história, o veículo para a rede ajuda a mitigar as mudanças climáticas, permitindo que nosso sistema de energia equilibre cada vez mais energia renovável. No entanto, para ter sucesso no combate à crise climática, três coisas precisam acontecer nos setores de energia e mobilidade: descarbonização, eficiência energética e eletrificação.

 

No contexto da produção de energia, a descarbonização refere-se à implantação de fontes renováveis ​​de energia, como a solar e a eólica. Isso introduz o problema de armazenamento de energia. Embora os combustíveis fósseis possam ser vistos como uma forma de armazenamento de energia, pois liberam energia quando queimados, a energia eólica e a solar funcionam de maneira diferente.

 

A energia deve ser usada onde é produzida ou armazenada em algum lugar para uso posterior. Portanto, o crescimento das energias renováveis ​​inevitavelmente torna nosso sistema de energia mais volátil, exigindo novas formas de equilibrar e armazenar energia para ser usada.

 

Simultaneamente, o setor de transporte está fazendo sua parte na redução de carbono e, como prova notável disso, o número de veículos elétricos está aumentando continuamente. As baterias de veículos elétricos são de longe a forma mais econômica de armazenamento de energia, uma vez que não exigem investimentos adicionais em hardware.

 

Em comparação com o carregamento inteligente unidirecional, com V2G a capacidade da bateria pode ser utilizada de forma mais eficiente. V2X transforma o carregamento EV de resposta à demanda elétrica para uma solução de bateria. Ele permite o uso da bateria 10x com mais eficiência em comparação com o carregamento inteligente unidirecional.

 

Globalmente, haverá 140-240 milhões de veículos elétricos até 2030. Isso significa que teremos pelo menos 140 milhões de minúsculos depósitos de energia sobre rodas com uma capacidade de armazenamento agregada de 7 TWh. A tecnologia Vehicle-to-grid nos permite fazer o melhor uso da população existente de veículos.

 

Armazenamentos de energia estacionária - grandes bancos de energia em certo sentido - estão se tornando mais comuns. Eles são uma maneira prática de armazenar energia, por exemplo, de grandes usinas solares.

 

 

Por exemplo, a Tesla e a Nissan oferecem baterias domésticas também para consumidores. Essas baterias domésticas, juntamente com painéis solares e estações de carregamento de EV domésticos, são uma ótima maneira de equilibrar a produção e o consumo de energia em casas isoladas ou pequenas comunidades.

 

Atualmente, uma das formas mais comuns de armazenamento são as estações de bombeamento, onde a água é bombeada para cima e para baixo para armazenar energia. 

 

Em uma escala maior, e em comparação com os veículos elétricos, esses estoques de energia são mais caros para fornecer e requerem investimentos significativos. Como o número de VEs está aumentando continuamente, os carros elétricos oferecem uma opção de armazenamento sem custos extras.

 

Como funciona o V2G?

Quando se trata de usar o V2G na prática, o mais importante é garantir que os motoristas de EV tenham energia suficiente nas baterias do carro quando precisarem. Quando eles estão saindo para o trabalho pela manhã, a bateria do carro deve estar cheia o suficiente para levá-los de volta ao trabalho, se necessário.

 

 

Este é o requisito básico do V2G e de qualquer outra tecnologia de carregamento: O motorista do EV deve ser capaz de se comunicar quando quiser desligar o carro e quão cheia a bateria deve estar naquele momento, otimizando o modelo de carregamento para trabalhar na faixa de 70% a 90%.

 

Resumo dos benefícios dependendo de seus alvos:

Reduza o custo total de propriedade de frotas;

Os OEMs (fabricantes) de automóveis podem vender veículos com valor agregado;

As partes do mercado de energia podem negociar e otimizar seu equilíbrio;

Os operadores de rede podem otimizar os investimentos e estabilizar a rede.

 

No próximo mês veremos as aplicações práticas nas redes urbanas de energia e como os países mais desenvolvidos estão formulando as leis e estabelecendo prazos e padrões para o uso desta revolucionária tecnologia.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça