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Roberto Faria volta a brilhar na Inglaterra com mais dois pódios em Silverstone PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 15 August 2021 20:00

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos novamente apenas um evento das categorias de base com os brasileiros envolvidos.

 

A maioria das categorias na Europa está passando pelas “férias de verão”, onde o mês de agosto significa algo como um período sabático de velocidade, salvo algumas exceções, como é o caso da GB3 (vai ser difícil me acostumar com esse nome).

 

Como as categorias de base nos Estados Unidos também não tiveram corridas neste final de semana, o carioca – como eu – Roberto Faria foi o protagonista único nas pistas... e que protagonista ele foi neste final de semana em Silverstone. Justamente quando ficamos órfãos das transmissões do BRDC via Youtube, impedindo que pudéssemos assistir as provas. Com o valoroso auxílio do colunista do site na Alemanha, Ian Möller, consegui trazer para nossos leitores um relato do que o nosso piloto conseguiu realizar.

 

Silverstone sempre será um circuito desafiador e as inconstâncias meteorológicas contribuíram para aumentar o grau de dificuldade que os pilotos da categoria enfrentariam no final de semana já nos treinos. Roberto Faria foi o mais rápido no primeiro treino livre e o terceiro mais rápido no segundo treino livre. Estranhamente, no primeiro treino de classificação o brasileiro teve dificuldades e ficou apenas com o 9° tempo, posição em que largaria na corrida do sábado.

 

 

Como as regras mudam nos treinos de uma corrida para outra, seguindo as regras específicas de cada etapa, desta vez o grid da corrida 2 foi definido por um outro treino e neste segundo treino Roberto Faria conseguiu o 3º melhor tempo. O Grid da corrida 3, que encerraria o programa do final de semana, seria definido pela classificação da corrida 2.

 

Na tarde do sábado os 17 pilotos inscritos foram para pista com o céu nublado, mas com a pista seca. Roberto Faria abria a 5ª fila com a P9. Após a volta de apresentação e o realinhamento, as luzes vermelhas foram apagadas para as 10 voltas ou 20 minutos de corrida e o nosso piloto largou muito bem, ganhando uma posição logo nas primeiras curvas após a largada e mais duas antes do fechamento da 1ª volta, abrindo a 2ª volta na P6.

 

 

Na volta seguinte, Lebbon e Bearman se tocaram e acabaram provocando uma bandeira amarela. Bom para Roberto Faria que subiu para a P4 com o enrosco dos adversários. Quando tivemos a relargada, no fina da volta 4, o nosso piloto foi pra cima dos pilotos à sua frente e superou a Mansell (o genérico) e Browne  na 5ª volta para assumir a P2.

 

O líder da corrida e o mais rápido na classificação, Simmons, abriu 2,5s enquanto Roberto Faria ainda tinha que fugir dos adversários. Quando conseguiu abrir alguma distância dos seus perseguidores, o brasileiro saiu à caça do líder e foi virando voltas rápidas, até reduzir a diferença para 1,1s. Como a bandeira amarela durou 7 minutos, a corrida terminou por tempo, com 9 voltas. Mais um pódio para o Brasil na Inglaterra.

 

 

No domingo, com o céu menos fechado em sem possibilidades de chuva os pilotos foram para a pista no final da manhã e encararam a 2ª das três corridas programadas. Roberto Faria estava largando na 3ª posição e depois de apagadas as luzes vermelhas, Roberto Faria manteve sua posição de largada. A corrida foi dura e rápida, sem que tivesse chances de atacar por uma posição melhor.

 

 

A melhor parte desta corrida foi o fato de Roberto Faria chegar novamente à frente dos seus principais adversários e, com isso, subir para o segundo lugar na classificação do campeonato, ficando atrás apenas de de O’Sullivan, que mesmo disparado na frente, ainda pode ser – matematicamente – alcançado.

 

 

A terceira e última corrida da rodada tripla aconteceu na parte da tarde e Roberto Faria estava largando na 5ª posição. Apagadas as luzes vermelhas, o brasileiro fez uma primeira volta sensacional, fazendo três ultrapassagens e assumindo a P2. O brasileiro foi pra cima do líder Roman Bilinski. Na quarta volta o pelotão que vinha com quatro carros brigando pela liderança quando Lee Oxley causou um acidente envolvendo Roberto Faria, que tinha acabado de tomar a ponta, que por sua vez também tocou Bilinski.

 

A prova terminou para o brasileiro antes da primeira metade da corrida e o prejuízo foi grande na classificação do campeonato. O brasileiro caiu para 3° no campeonato e viu O’Sullivan vencer a corrida. Ainda restam duas rodadas triplas para o final da temporada que tem O’Sullivan na frente com 399 pontos, Mansell com 291 e Roberto Faria com 283.

 

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando duas categorias, com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em dois continentes e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.