Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Copa Brasil de Kart 2021 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 11 August 2021 23:31

A 22ª edição da Copa Brasil de Kart deste ano foi, como vem sendo há alguns anos, realizada em 2 fases, com as corridas que definiram os campeões nos dois últimos finais de semana de julho. As corridas tiveram a transmissão das corridas finais pelo youtube. Foram no total 275 pilotos inscritos.

 

Na primeira fase as categorias que correram foram a OK JR; OK; F4 Graduados; Mirim, Cadete, F4JR; F4 Super Sênior; F4 Super Sênior Masters. Vejamos agora quem foram os grandes vencedores em cada categoria.

 

O primeiro campeão a ser definido foi da categoria Mirim, que contou com 7 pilotos na final e o campeão foi Bernardo Moraes Leal, afiliado da Federação Pernambucana de Autmobilismo. O vice campeão foi Benjamim Gasparrini e em terceiro ficou Vicente da Silva. Na cadete correram 31 kartistas um número recorde nesta categoria na Copa Brasil. O campeão foi Théo Salomão (atual campeão brasileiro da categoria). O vice Guilherme Moleiro, seguido de Enzo Macedo.

 

 Na categoria Mirim, Bernardo Leal foi o vencedor. 

 

A F4 Jr contou com 15 kartistas, o campeão foi Victor Tieri (que fez sua estreia em um campeonato de nível nacional), seguido de Heitor Solla e Enzo Silva, ambos afiliados à Federação Maranhense de Automobilismo. As categorias F4 Super Sênior e Super Sênior Masters correram juntas, formando um grid com 24 kartistas, sendo 15 na Super Sênior e 8 na Super Sênior Masters. Na Super Sênior o Campeão foi Ernandes Onassis, com o vice campeonato ficando para Lisandro Chenso e o terceiro colocado foi Marcos Silva. O Vencedor da Super Sênior Masters chegou em 9° no geral e foi Nelson Ferens, seguido de Valdemiro Oliveira e Ronaldo Riedi.

 

Na F4 Graduados correram 29 kartistas e o campeão foi Giuliano Forcolin. A disputa pelo segundo lugar foi intensa e por apenas 15 milésimos Luca Crocce chegou à frente de Murilo Fiore para ficar com o vice campeonato. Na OK JR participaram somente 9 kartistas e o campeão foi o Paulista Enzo Bedani. O vice foi Vinicius Mercez e em terceiro chegou Matheus Faria.

 

 Ernandes Onassis foi campeão na Super Sênior e ainda viria a ser terceiro na categoria Super Sênior na segunda fase. 

 

A última categoria do dia, a OK, contou com 14 kartistas no grid. O campeão foi Enzo Prando, que largou na pole e liderou a prova de ponta a ponta. O vice campeão foi Gabriel Gómez Lucas da Silva Mendes chegou em 3°. O trio superou o multicampeão André Nicastro (piloto representante da Tonykart no Brasil).

 

Vamos as vitórias nessa primeira fase por marcas de chassis: a Mini ficou com 3 títulos, nas categorias, Mirim, F4 JR e F4 Graduados. A Bravar ficou com 2, nas  categorias Cadete e F4 Super Sênior. A Tony kart venceu na OK e OKJR e a Techspeed com 1 título na Super Sênior Masters.

 

No fim de semana seguinte à realização da primeira fase da Copa Brasil, na última sexta-feira do mês de julho, foram disputadas, também em Londrina, no Paraná, as corridas que definiram os títulos da segunda fase da Copa Brasil de Kart, nas categorias Graduados; KZ; Sênior; Sprinter; Júnior Menor e Super Sênior Master.

 

A primeira categoria a definir seu campeão foram a Super Sênior Masters e Super Sênior que correram juntas, sendo ao todo 9 karts na Super Sênior, e 4 na Super Sênior Masters, o campeão da Super Sênior foi Alessandro  Xavier. o vice campeonato ficou para Júnior Pinto, seguido de Ernandes Onassis. Renati Russo, o maior detentor de títulos no kart Brasileiro, chegou em quarto lugar seguido de Rodrigo Piquet. Na Super Sênior Masters o título focou com Jedson Vicente, o vice campeonato com Munir Aboissa e em terceiro ficou Douglas Pierosan.

 

Na categoria Júnior Menor participaram 16 kartistas. O campeão foi Enzo Ranieri, o vice estava nas mãos de Enzo Nienkoter, mas ele foi penalizado em 20 segundos pelo escapamento solto e o vice campeonato ficou com Mateus Callejas Faria, seguido de Akyu Myasava. Na categoria KZ correram somente 6 kartistas, um número pequeno demais para uma categoria que tem campeonato mundial. O campeão foi Danilo Dirani (que conseguiu seu 15° titulo no kartismo Brasileiro). Largou na pole e liderou de ponta a ponta. O vice foi Pedro Lopes, seguido de Waldir Belizario.

 

Danilo Dirani conquistou seu décimo título nacional nesta 22ª edição da Copa Brasil de Kart. 

 

Na Sprinter (que reuniu os pilotos novatos novatos e os da  Sênior B) correram 14 kartistas. O campeão na novatos foi Felipe Tozzo (que corre na Copa Truck também), seguido de João Tesser e Rogério Grota.  na Sênior B foi Matheus Barella, o vice foi Tiago Barrancos, seguido por Weimar Baptistotti. Na Categoria Júnior tivemos 15 kartistas no grid. Gabriel Moura foi o campeão, Gabriel Bonilha foi o vice e Enzo Bedani o terceiro.

 

Na Categoria Sênior participaram 18 kartistas. O campeão – que largou na pole e liderou de ponta a ponta – foi Rodrigo Soares, seguido de Danilo Ramalho, e Carlos de Souza. Mas o resultado da categoria esta ‘subjudice’. Danilo Ramalho se envolveu numa batida com Julio Conte na disputa pelo segundo lugar e este último levou a pior e entrou com um protesto contra o segundo colocado, que ainda será julgado.

 

Depois de ficar fora do pódio na primeira fase, André Nicastro conquistou mais um título nacional na segunda fase da Copa Brasil. 

 

As categorias Graduados A e B correram juntas e formaram um grid de 29 karts, sendo 18 na A e 11 na B. Olin Galli venceu – na pista a Graduados A, mas foi punido por ter ultrapassado outro competidor sob bandeira amarela, e recebeu um acréscimo de 10 segundos no seu tempo final de prova, o que jogou-o para o 3° lugar. O titulo ficou com André Nicastro e o vice foi Enrico de Lucca. Na Graduados B o campeão foi Lucas Mendes, o vice Gabriel Gómez e o terceiro foi Lucas Staico. A última categoria do dia a ser disputada foi a F4 Sênior, que contou com 36 kartistas no grid, sendo o maior de toda a Copa Brasil. O campeão foi Rodrigo Dantas, seguido de Eduardo Giglio e Vinicius Corbo.

 

Vamos aos chassis vencedores nesta 22ª edição da Copa Brasil de Kart, reunindo a primeira e a segunda fase. A Mini ficou com 7 títulos (Mirim; F4JR; F4 Graduados; Super Sênior Máster; Sênior B e Júnior Menor). Tony Kart ficou com 4 títulos (OK; OKJR; Graduados A, Graduados B). A Bravar teve 3 conquistas (Cadete; novatos e F4 Super Sênior), assim como a Techspeed (KZ; Sênior e F4 Super Sênior Master). A Thunder venceu a F4 Sênior.

 

Rodrigo Botana

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.