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Enzo Fittipaldi é Pódio na F3 na Hungria e Bruna Tomaselli volta a pontuar na W Series PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 01 August 2021 18:12

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos novamente a concentração de corridas em apenas um autódromo para a nossa coluna, às vésperas/entrando no mês de agosto, mês das férias das corridas na Europa e que normalmente tem Hungaroring como última etapa antes da parada.

 

Dentro do programa da Fórmula 1, teremos mais uma etapa da W Sereias, com a catarinense Bruna Tomaselli nos representando e na Fórmula 3, uma nova rodada tripla para Enzo Fittipaldi e Caio Collet.

 

O desafio dos nossos três representantes, especialmente para Bruna Tomaselli, é bem diferente do que enfrentaram nas suas últimas etapas, trocando as curvas de alta e retas longas de Silverstone e Red Bull Ring pelo travado circuito húngaro.

 

FIA – Fórmula 3

A rodada tripla de Hungaroring trazia para os pilotos o desafio de encontrar um meio de conseguir fazer ultrapassagens no traçado travado e com isso a classificação seria fundamental. No treino livre, realizado na sexta-feira, os carros da MP Motorsport parecia não estar achando um bom acerto, com os três carros acima da P20 e Caio Collet em 22°. Enzo Fittipaldi foi o mais rápido entre os carros da Charouz, conseguindo a P15.

 

 

No treino classificatório, na parte da tarde, ficou evidente que algo de muito errado estava acontecendo com a equipe de Caio Collet, a MP Motorsport, que não conseguiu achar um bom acerto depois do carro andar bem no treino livre. Os pilotos não conseguiam ganhar tempo e quando Van Der Helm fica na frente do brasileiro e de Victor Martins, realmente tinha algo muito estranho acontecendo. Caio Collet foi apenas o 25°.

 

Enzo Fittipaldi manteve o “standing” que veio conseguindo nas últimas classificações, ficando no meio do pelotão com a P17, a menos de 2 décimos da P12, que daria a pole position no grid invertido da corrida 1. Durante os 30 minutos da classificação o brasileiro oscilou perto da P12, mas no final não conseguiu chegar mais perto e teria que fazer uma corrida forte para tentar escalar 5 posições até a P12 e largar na pole da corrida 2.

 

 

Na manhã do sábado tivemos a primeira das três corridas, com Enzo Fittipaldi largando na P17 e Caio Collet na P25 depois de não terem conseguido boas posições para a largada, tanto na corrida 1 como na corrida 3, os brasileiros precisavam fazer corridas de recuperação para escalar o grid e chegar entre os 12 primeiros e, com a inversão do grid, conseguirem largar na frente na corrida 2 e marcar pontos.

 

Apagadas as luzes vermelhas, Enzo Fittipaldi largou bem e após a primeira volta assumiu a P15 enquanto Caio Collet também ganhou posições, subindo para 23°. Assim como temos visto há anos na F1 e outras categorias, ultrapassagens são difíceis em Hungaroring e o pelotão andou compacto durante as primeiras voltas, sem que acontecessem grandes mudanças, com o pelotão inteiro andando compacto. Completado 1/3 de corrida, Enzo Fittipaldi era o 14° e Caio Collet o 22°.

 

 

Na volta 13, Enzo Fittipaldi conseguiu superar Juan Manuel Correa e subiu para a P13 e, com a parada de Frederik Vesti duas voltas depois, Enzo subiu para a P12, posição que daria para ele a pole position na corrida 2. Enquanto Caio Collet vinha fazendo o que era possível, subindo à esta altura para 20°. Os carros da MP não se acertaram. Victor Martins era o 15° e não acompanhava o carro da frente, segurando o 2° pelotão.

 

A entrada do safety car na volta 16 para a retirada do carro de Vesti agrupou o pelotão. O trabalho foi rápido e na volta 19 a bandeira verde foi agitada. Enzo Fittipaldi conseguiu largar com segurança e manteve a P12, evitando os ataques de Juan Manuel Correa. Caio Collet também manteve a 20ª posição. O problema era Arthur Leclerc que vinha se recuperando da desastrosa largada e na volta 21 já era o 13° e vinha colado em Enzo Fittipaldi, mas o ‘Tubarão’ segurou a posição “nos dentes” na última volta para garantir a Pole na corrida 2. Caio Collet terminou em 20°.

 

 

Na tarde do sábado, após a corrida da W Series, foi a vez dos pilotos da FIA-Fórmula 3 e com brasileiro largando na primeira fila, na pole position. Caio Collet estava largando em 20° e precisaria fazer algo fora do normal para conseguir chegar na zona de pontos numa pista onde ultrapassagens já se mostraram difíceis na corrida 1.

 

Apagadas as luzes vermelhas, Enzo Fittipaldi largou bem mais não foi o único e precisou se defender dos duros ataques de Matteo Nannini, que passou colado no brasileiro no complemento da primeira volta. Caio Collet foi quem fez uma largada e uma primeira volta sensacionais, subindo para 15° ao final da primeira volta e passou em 13° na segunda volta.

 

 

Na abertura da volta 4, o italiano superou Enzo Fittipaldi e tomou a liderança, mas ainda restavam 18 voltas e Nannini deu algumas fritadas de pneu que podem cobrar um preço alto no final da corrida. O problema foi que Nannini abriu e Fittipaldi passou a ser atacado por Stanek e Smolyar, P3 e P4, respectivamente e todo o pelotão até o 14° colocado. Caio Collet continuava na P13.

 

Apesar de ter todos atrás de si podendo abrir a asa traseira, Enzo Fittipaldi ia conseguindo segurar a posição com pouco mais de meio segundo para o 3° colocado. Caio Collet foi perdendo terreno em relação à Arthur Leclerc, mostrando que a MP não achou mais o acerto dos treinos livres. Enquanto isso, mesmo com folga na liderança, Nannini continuava fritando pneus nas freadas.

 

 

Caio Collet conseguiu se reaproximar de Arthur Leclerc faltando 6 voltas para o final, mas como o monegasco também estava com asa aberta na reta para cima de Iwasa, era difícil conseguir ultrapassar. Enquanto isso, enzo Fittipaldi continuava pouco mais de 3s atrás do líder, Nannini, e a briga entre Stanek e Smolyar favorecia o brasileiro.

 

Faltando 3 voltas para o fim, Jack Doohan perdeu rendimento e foi sendo escalado pelo pelotão. Collet subiu para P12. Enzo Fittipaldi conquistou seu primeiro pódio na categoria enquanto Caio Collet terminou na 12ª posição, apesar da grande corrida de recuperação que conseguiu fazer na corrida 2.

 

 

Na manhã do domingo veio com uma condição de tempo totalmente diferente do que tivemos no sábado, com chuva e pista molhada, a volta de apresentação aconteceu com os carros atrás do safety car. Enzo Fittipaldi largando na 17ª posição, como na corrida 1 e e Caio Collet na 25ª teriam que fazer corridas de recuperação extraordinárias para conseguirem chegar aos pontos.

 

A largada foi dada com os carros sob safety car, em fila indiana. Assim, as posições de largada foram mantidas, com Fittipaldi em 17° e Collet em 25°, mas ainda assim, tivemos gente se complicando, batendo e saído da pista. Com isso, Enzo Fittipaldi subiu para 14º e Caio Collet para 23º. A bandeira verde veio no final da volta 3 e os pilotos tiveram que encarar a pista traiçoeira e o spray.

 

 

Enzo Fittipaldi se adaptou bem às condições de pista e superou dois adversários e na volta 5 já era o 12º colocado. Caio Collet também ganhou três posições, subindo para 20° na volta 5 e na volta seguinte, mais uma, subindo para 19°. Enzo Fittipaldi superou Lorenzo Colombo e subiu para P11. Na volta 9 Caio Collet superou Stanek e subiu para 18°. O sol veio e a pista começou a secar, criando um trilho.

 

Na volta 12, Enzo Fittipaldi superou – na pista – seu companheiro de equipe, Logan Sargeant, que errou, e entrou na zona de pontos enquanto Caio Collet atacava Mateo Nannini, mas o italiano se perdeu sozinho e Collet subiu para 16°, mas estava 2s atrás de Jak Crawford. Fittipaldi foi pra cima de Olli Caldwell, mas os dois subiram de posição e Fittipaldi era o 9° a 4 voltas do Final quando superaram Iwasa. Collet tirou a diferença para Crawford, mas ele estava 4,5s atrás de Juan Correa.

 

 

A entrada do safety car pela batida entre Villagomez e Ido Cohen trouxe o safety car de volta para pista na volta 18. na volta anterior já havia acontecido a batida de Cordeel e Stanek. A direção de prova encerrou a corrida sob bandeira amarela no fim das 20 voltas programadas. Enzo Fittipaldi terminou na 9ª posição e Caio Collet na 16ª. O campeonato tem agora Collet em 10º, com 41 pontos, e Fittipaldi em 15º, com 25 pontos, na classificação. O líder é Dennis Hauger com 152. A próxima etapa será em Spa-Francorchamps.

 

W Series

As pilotos seguiram para a capital Magiar encarar mais uma etapa no campeonato da categoria e, novamente, uma pista completamente nova para a brasileira Bruna Tomaselli, que usou o treino livre para aprender melhot o circuito que ela só conhece por simulador. Ao final do treino, ela ficou com o 15° tempo.

 

 

No treino classificatório de 30 minutos, a Brasileira mostrou velocidade e consistência, brigando por tempos na metade de cima do pelotão e, no final, conquistou o 6º melhor tempo, superando adversárias com mais experiência e uma boa adaptação ao traçado e ao “quase kartódromo” como sempre menciona o jornalista Alexandre Bianchini.

 

Alguns minutos depois do treino da Fórmula 1, que teve uma duração maior devido a uma bandeira vermelha no Q2, as pilotos foram para a pista disputar a etapa da Hungria com a brasileira Bruna Tomaselli largando na 6ª posição. Apagadas as luzes vermelhas, as 18 pilotos largaram para os 30 minutos de corrida e Bruna largou mal, caindo para 9°logo nas primeiras curvas.

 

Bruna Tomaselli conseguiu evitar os ataques iniciais da 10ª colocada e foi pra cima da Belém Garcia, que começou a segurar o ritmo da brasileira, mas as ultrapassagens também se mostraram complicadas para a categoria das mulheres, que diferente da FIA-Fórmula 3, não tem o recurso de abrir a asa traseira. As ultrapassagens foram raras durante a corrida.

 

 

Com o passar das voltas, com 2/3 de corrida, a disputa pela 8ª posição continuou, mas Bruna Tomaselli não conseguia se colocar em posição de tentar um ataque para tomar a posição de Belém Garcia, que mantinha meio segundo de vantagem. Foi uma disputa à parte das duas, que ficaram distantes das outras adversárias. Assim foi a disputa até o final e a brasileira somou mais dois pontos no campeonato. Agora a brasileira é a 10ª colocada com 12 pontos. Jamie Chadwick lidera com 73 pontos. A próxima etapa será em Spa-Francorchamps.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando duas categorias, com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em dois continentes e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.