Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Copa nordeste de kart 2021 - 1ª Etapa PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 28 July 2021 23:34

A mais nova competição do kart brasileiro saiu do papel e ganhou a pista no começo de Julho, tendo como palco o kartódromo Emerson Fittipaldi, localizado na cidade de Aracaju, no estado de Sergipe. O objetivo de reunir pilotos de todos os estados da região foi alcançado – mais de 80 estão inscritos para a primeira das três etapas.

 

O campeonato atraiu também pilotos de outras regiões do Brasil e, apesar da pandemia ainda preocupar as pessoas sérias e responsáveis neste país, um bom número de pilotos (83 no total) tomaram parte desta primeira etapa, que seguiu o formato já consagrado em outros campeonatos, com uma sessão de tomada de tempos na quinta-feira, duas baterias classificatórias na sexta-feira, que determinam os grids para a final, marcada para acontecer no sábado.

 

Uma vez que a competição aconteceu em julho e no inverno nordestino temos a estação das chuvas, as típicas pancadas de chuva fizeram da pista molhada – que secava rapidamente depois que o sol voltava a aparecer – foi um desafio extra para os que enfrentaram o traçado de 1.360 metros, divididos em 9 categorias para essa abertura.

 

 

Sendo essa uma das bandeiras defendidas pelo atual presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, que era membro da Confederação Internacional de Kart da FIA, o maranhense Giovanni Guerra esteve presente em Aracaju, acompanhado de Rubens (Binho) Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart. Este Kartódromo teve passagens de kartistas que conseguiram grande projeção, como é o caso de Rafael Câmara, piloto pernambucano que atualmente corre na Europa e sagrou-se esse mês vice campeão europeum sendo um dos grandes nomes para a disputa do campeonato mundial na categoria OK, que acontecerá no Brasil, no kartódromo de Itu.

 

A Copa Nordeste conseguiu um feito muito bom, pilotos de todo o Nordeste correram compareceram e movimentaram a cidade, colocando a competição no calendário de eventos da capital sergipana. Além da presença de público – com algumas restrições pelos protocolos da Covid 19 - as provas foram transmitidas pelo youtube. O estado de Sergipe teve quatro de seus representantes no pódio nesta etapa de abertura e até pilotos do Rio de Janeiro e Tocantins correram nela e pilotos de destaque de lá como foi o caso de Pietro Nalesso, de apenas 11 anos, que correu na Júnior Menor. No ano que vem, será disputada em Sergipe a Copa Brasil de Kart, o que é um feito muito bom para o kartismo do nordeste.

 

O nordeste já teve pilotos de destaque correndo no exterior depôs de fazerem suas passagens pelo kartismo, como Fernando Macedo (o Cearense  correu de F3 Inglesa em 83 e FFord 1.600 em 81), Diego Freitas (o Baiano correu de Stock Car e também F.Renault). Rogerio dos Santos, o “Jegue Voador” (o pernambucano conseguiu vitórias em categorias de turismo nacionais nos anos  80 e 90 ), Beto Monteiro (que correu na F3 italiana e é tetra campeão nas categorias de caminhões) A CBA está empenhada em levar competições – não apenas de kart, mas também de outras categorias – para incentivar e aumentar o número de praticantes federados.

 

 

A primeira etapa da Copa Nordeste de Kart teve os seguintes resultados:

Na categoria F4 Super Sênior o pódio foi todo baiano. O vencedor foi Paulo Gáleas, seguido de Valdemiro Oliveira e de Vicente Júnior. Na categoria Cadete o vencedor foi Alexandre Leal, de Pernambuco, seguido de José Vinicius, de Sergipe, e David Mello da Bahia. Na Júnior Menor, o Pernambucano Rafa Furtado foi o vencedor, seguido de Gustavo Galvão do Maranhão e Gustavo Nezinho.

 

Na Categoria F4A, o vencedor foi o Baiano Alexandro Rosário, seguido de Diogo Moscato, também da Bahia (que corre também o paulista de kart e corre de F1600 no paulista de automobilismo) e Bruno Barral. Na Categoria F4B o vencedor foi o Alagoano Paulo Carvalho seguido de Carlos Felipe e Pedro Moura. Na Graduados A, o vencedor foi João Vieira, de Tocantins (que já correu na Europa de F4 e F.Renault), seguido dos primos Sergio Crispin e George Crispim, ambos da Paraíba.

 

Na Categoria Graduados B, o vencedor foi o Paraibano Ubirajara Filho, seguido de Victor Faleiro, de Tocantins, e João Darnel, de Sergipe. Na categoria Sênior o vencedor foi Ademir Flores, de Sergipe, seguido de Nilton Rosa, também de Sergipe e Carlos Franco, de Alagoas. A última categoria a correr foi a rental e o vencedor foi o baiano Diego Barral, seguido de Henrique Cupello, também da Bahia, e Rafael Mota.

 

 

A Copa Nordeste de Kart será disputada em 3 etapas este ano, as duas próximas etapas serão nos dias de 2 a 4 de setembro, no Kartódromo Marcelino Thomaz em Morada Nova (Ceará) e de 25 a 27 de Novembro, no Kartódromo Internacional de Paladino, na cidade de Conde (Paraíba).

 

 Rafael Câmara é vice campeão europeu..

No último fim de semana na Espanha, no Kartódromo de Zuera na Espanha, foi disputada a quarta etapa do Campeonato Europeu de Kart. O piloto pernambucano, Rafael Câmara, foi vice campeão na categoria OK. O brasileiro venceu três das quatro eliminatórias e teve uma belíssima jornada de recuperação na final, avançando de 12º para quarto. Mas como foi coletado em uma das preliminares e forçado a abandonar aquela bateria, não teve condições de se recuperar na tabela de pontuação para superar seu companheiro na equipe Kart Republic, Andrea Kimi Antonelli, pelo título do campeonato.

 

 

Na disputa deste final de semana, Rafa abriu a programação em grande estilo, novamente vencendo a preliminar. Com os pontos acumulados na fase classificatória, ele ficou com o sexto lugar no grid para a final. Seus companheiros de qeuipe, Antonelli, piloto de desenvolvimento de talentos da Mercedes, largou na pole e Lindblad, piloto do programa da Red Bull, em terceiro. Agora o foco do nosso piloto é o Campeonato Mundial de Kart que acontecerá no Brasil, em Itu.

 

O outro Brasileiro que correu o campeonato, Matheus Ferreira também conquistou o vicecampeonato na categoria Ok JR, o Europeu foi disputado em 4 etapas, em Genk na Bélgica, Sarno na Itália, Aunay Le Bois na Bélgica e Zuera na Espanha.

 

Rodrigo Botana

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Sunday, 01 August 2021 21:32 )