Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
WRC Estônia: Rovanperä vence e supera marca. Ogier lidera PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 18 July 2021 17:05

Chegamos!  

 

O WRC voltou à Europa para o Rally da Estônia e o piloto local, Ott Tänak, chegou para esta etapa 64 pontos atrás do líder Sébastien Ogier, na quarta colocação, com a temporada entrando em sua segunda metade nas estradas de cascalho incrivelmente rápidas da Estônia ao redor da segunda cidade de Tartu e sob pressão.

 

No ano passado, ele liderou a primeira ida do WRC em seu país praticamente todo o caminho para selar a primeira vitória com as cores da Hyundai Motorsport e essa é a forma que ele precisa recuperar após uma primeira metade com muitos problemas na temporada 2021.

 

A vitória na neve e no gelo no Arctic Rally Finland foi seu único sucesso. Ele foi forçado a abandonar com a suspensão traseira quebrada enquanto liderava em Portugal e na Itália, e um pára-brisa embaçado o limitou ao terceiro lugar no Quênia no mês passado, quando uma ameaça aos líderes.

 

Visão geral

O evento completo após um rally de formato curto reiniciou o WRC no ano passado, após uma reformulação do calendário instigada pela pandemia. Estradas de cascalho rápidas com muitas cristas e saltos são combinadas com seções mais técnicas em estradas florestais largas e estreitas. O maior evento de automobilismo dos países bálticos.

 

 

História

O rally nasceu quando o ex-navegador Silver Kütt, o piloto Urmo Aava e o mentor do marketing Tarmo Hõbe tiveram a ideia do Rally da Estônia.

Realizada pela primeira vez em 2010, quando o herói da casa Markko Märtin venceu, ela sediou o Campeonato Europeu por três anos entre 2014 e 2016.

Tornou-se popular entre as equipes de fabricantes que se preparavam para o evento WRC na Finlândia em estradas semelhantes.

Em 2019, foi premiado com o status de evento promocional do WRC

O campeão mundial de 2019 e favorito da Estônia Ott Tänak lidera a lista de honra com quatro vitórias em 10 edições, incluindo as três últimas.

 

Estágios

A cerimônia de início da noite de quinta-feira em Raadi leva diretamente para o curto palco do parque Tartu favorito dos fãs ao lado do parque de serviço – uma versão estendida do teste do ano passado, muito do qual é conduzido na direção oposta.

A primeira etapa de sexta-feira gira em torno de Otepää, no sul da Estônia, considerada a capital de inverno do país. Otepää significa 'Cabeça de Ott' no dialeto da Estônia do Sul. O Sr. Tänak deve se sentir em casa então...

Dois loops de Arula, Otepää, Kanepi e Kambja são separados pelo serviço do meio do dia. Os oito estágios totalizam 130,54 km e, embora os nomes sejam familiares desde 2020, as rotas foram modificadas para manter as tripulações em alerta. Kanepi será usado na direção oposta a 2020.

O sábado traz quatro novas etapas desafiadoras para a perna mais longa do fim de semana, com 132,86km de ação. Ele segue o mesmo formato com loops idênticos dirigidos de manhã e à tarde. Peipsääre, o teste mais longo do rally com 23,56km e Mustvee, ao norte de Tartu, são seguidos por Raanitsa e Vastsemõisa, ao sul. É encerrado com uma reedição noturna da abertura das cortinas na quinta-feira em Tartu.

Seis estágios cobrindo 53,98 km compreendem o final de domingo. Neeruti e Elva, ao sul da cidade anfitriã, são seguidos por Tartu Vald. Todos os três são repetidos, com o último formando o Wolf Power Stage e terminando no service park.

Os 24 estágios cobrem 314,16 km.

 

  

Palco Icônico

O teste de Kambja de 17,85 km de sexta-feira é um clássico que faz parte do Rally da Estônia há cinco anos. As estradas rápidas e fluidas contêm muitas cristas técnicas e curvas estreitas. O destaque é a espetacular área espetacular de Leigo, onde os carros encontram a natureza de tirar o fôlego com muitos lagos. O teste é um pouco mais curto do que 2020, mas apresenta uma nova seção.

 

Desafio

Estradas de cascalho super rápidas, suaves e técnicas, com inúmeros saltos e cristas, exigem precisão de nota de ritmo preciso. Nesse ritmo, não há margem para erros.

As estradas de sábado não foram percorridas no ano passado, então os motoristas e copilotos devem preparar suas anotações em uma folha de papel em branco ao longo de apenas duas corridas de treino.

A velocidade. A última vez que os pilotos do WRC encontraram estradas de cascalho tão rápidas foi há 10 meses, quando a Estônia deu o pontapé inicial no campeonato após o intervalo obrigatório de Covid-19.

 

Especificação do carro

Suspensão de cascalho.

 

Estradas de cascalho compactadas significam que os pneus Scorpion de composto macio da Pirelli serão a escolha do modelo, mas a versão de composto duro também estará disponível.

 

Novo para 2021

Um dia a mais! O rally do ano passado foi realizado em três dias, o evento de 2021 é o evento mais padrão do WRC.

Uma perna totalmente nova no sábado, contendo quatro etapas não utilizadas no ano passado. Peipsääre e Mustvee marcam a primeira ocasião em que o evento viajou ao norte de Tartu e o último nunca foi usado antes.

O parque de serviço está aberto aos espectadores.

O Wolf Power Stage em Tartu vald termina no service park, após o qual o champanhe flui para os vencedores na espetacular cerimônia do pódio.

 

 Apaixonados pelo Rally, os cidadãos estonianos tomaram as estradas por onde os carros passaram em 2020 e voltarão em 2021.

 

Servicepark

Baseado no Museu Nacional da Estônia no campo de aviação Raadi de Tartu. O museu rastreia a história, vida e tradições dos habitantes do país.

 

Destaques principais

A oportunidade para os fãs da Estônia assistirem Ott Tänak dirigindo em casa no WRC.

Os fãs irão para o teste Otepää de sexta-feira para assistir ao salto espetacular de Alaküla. A boa notícia para os amantes dos grandes voos é que a prova é feita pela manhã e novamente à tarde.

A Estônia é conhecida por seu pódio de finalização teatral no parque de serviço. Este ano está aberto para os fãs aplaudirem seus heróis em casa.

Se você estiver visitando, certifique-se de tirar algumas horas para desfrutar de Tartu. É a cidade mais antiga do país e em 2024 será a Capital Europeia da Cultura. Muito para ver!

 

Shakedown

Kalle Rovanperä marcou o Rally da Estônia ao alcançar o melhor tempo em um shakedown ensolarado na manhã de quinta-feira, em que os três primeiros ficaram com seis décimos de segundo. O finlandês domiciliado na Estônia parou os relógios cinco décimos mais rápido do que o herói da casa Ott Tänak no teste de estrada de cascalho de 6,23 km em Abissaare. Takamoto Katsuta completou os três primeiros, apenas um décimo atrás.

 

 Finlandês, mas residente na Estônia, Kalle Rovanperä estava "se sentindo em casa" e foi o mais rápido no Shakedown. 

 

O jovem de 20 anos está ansioso para encerrar uma série de quatro ralis em que só quebrou uma vez entre os seis primeiros – no Quênia, no mês passado. Ele reconheceu que as estradas rápidas e suaves nas quais começou sua carreira ofereceram uma grande chance de quebrar esse encanto.

 

Após aguaceiros durante a noite, Tänak foi o mais rápido na primeira corrida com o seu Hyundai i20, antes de Rovanperä chegar ao topo da tabela de tempos na segunda passagem. Ele baixou ainda mais o benchmark em sua terceira e última corrida, à medida que as temperaturas subiam e as estradas secavam.

 

 Correndo em busca de recuperar-se no campeonato, Ott Tänak também andou rápido no Shakedown em "seu rally".

 

Elfyn Evans fez o terceiro Yaris entre os quatro primeiros. O galês, fazendo sua 100ª partida no WRC, terminou 0,5s atrás do companheiro de equipe Katsuta. Sébastien Ogier e Thierry Neuville completaram os seis primeiros, o par dividido por apenas um décimo.

 

O jovem finlandês Kalle Rovanperä estabeleceu o ritmo inicial no Rally da Estônia depois de cobrar o melhor tempo por uma pequena margem no teste de velocidade de abrir as cortinas em Tartu na noite de quinta-feira. O piloto do Toyota Yaris, de 20 anos, venceu Craig Breen por 0.1s na sinuosa etapa especial Visit Estonia Tartu de 1,64 km, antes de três dias de competição na sétima rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA.

 

 Com o mesmo ´mpeto do Shakedown, Kalle Rovanperä continuou sendo o mais rápido na abertura dos estágios na quinta-feira.

 

Este é o primeiro rally em piso de cascalho de Breen desde o evento inaugural da Estônia em setembro passado e o irlandês ficou muito feliz em retornar. “É uma alegria estar de volta. Tudo parece tão bom e é apenas outra coisa competindo neste nível”, entusiasmou-se o motorista do Hyundai i20.

 

Teemu Suninen estava apenas 0.4s atrás de Rovanperä em um Ford Fiesta em terceiro. O finlandês, outro residente da Estônia, poderia ter liderado as tabelas de tempos se não tivesse corrido para longe em um canto direito apertado. Três carros das categorias de apoio forçaram a sua entrada na tabela de classificação. Jari Huttunen, ao volante de um i20 R5, Mads Østberg, ao volante de um Citroën C3 R5, e o Skoda Fabia R5 de Alexey Lukyanuk ficaram empatados em quarto lugar ao lado do Fiesta de Gus Greensmith de primeira linha. O quarteto estava a 0,6 segundos da liderança.

 

 Craig Breen foi o convidado a se integrar ao time da Hyundai e mesmo sem correr no piso de cascalho há algum tempo, foi muito bem.

 

O favorito dos torcedores da Estônia, Ott Tänak e Thierry Neuville, empataram em oitavo lugar na década de 20, com o líder do campeonato Sébastien Ogier fechando a lista dos 10 primeiros. O estágio seguiu uma cerimônia de abertura deslumbrante, com um show aéreo espetacular da equipe de exibição Flying Bulls, que contou com a presença do presidente da Estônia, Kersti Kaljulaid.

 

A ação começa para valer na primeira etapa da sexta-feira, que se concentra em Otepää, no sul da Estônia, considerada a capital do inverno do país. Um loop duplo de quatro etapas de cascalho super-rápidas são separadas por serviço, totalizando 128,24km.

 

 Na sexta-feira, Kalle Rovenperä continuou voando e vencei a maioria dos estágios do dia, assumindo a liderança.

 

Kalle Rovanperä reivindicou o título de rei da velocidade da Estônia na sexta-feira ao vencer seis das oito especiais para liderar o encontro do país no Campeonato Mundial de Rally da FIA. O finlandês de 20 anos, que agora mora no país Báltico, terminou o primeiro dia completo do Rally da Estônia com uma vantagem de 8.5s sobre Craig Breen após ação emocionante em estradas de cascalho extremamente rápidas ao sul da segunda cidade de Tartu.

 

Os dois lutam por sua primeira vitória no WRC e tal foi a ferocidade de seu duelo que o experiente Thierry Neuville e o heptacampeão mundial Sébastien Ogier estavam quase um minuto atrás. Rovanperä, que liderou após o curto teste de levantamento das cortinas na noite de quinta-feira, venceu três das etapas desta manhã em seu Toyota Yaris. Ele somou mais três tempos mais rápidos esta tarde, mas não conseguiu se livrar das algemas de Breen.

 

 Craig Breen começou a mostrar ter sido uma ótima escolha da Hyundai para o Rally da Estônia, assumindo o 2° lugar.

 

Craig Breen liderou brevemente esta manhã. Ele venceu uma etapa, empatou com Rovanperä em outra e foi segundo em seis testes em seu Hyundai i20. O calor da batalha foi igualado por temperaturas do ar pairando um pouco abaixo de 30°C, mas o favorito do pré-evento e herói da Estônia Ott Tänak sentiu frio. Ele venceu o teste inicial de Arula para rebaixar Rovanperä da primeira posição, mas caiu para sétimo após um furo no pneu traseiro direito na próxima Otepää. O pior estava por vir na próxima fase.

 

Neuville e Ogier ficaram em terceiro lugar. Neuville perdeu tempo com um furo traseiro esquerdo enquanto o líder do campeonato dirigia de forma soberba para minimizar a desvantagem de abrir as estradas macias e arenosas, onde a aderência foi reduzida em comparação com aquelas mais atrás. Eles trocaram de posições antes de Neuville avançar na penúltima etapa para terminar 6.0s na frente e 53.4s na liderança.

 

 Yhierry Neuville tentou acompanhar os dois primeiros, mas não teve ritmo para tanto. Ainda assim, terminou o dia em 3°.

 

Elfyn Evans ultrapassou duas vezes as junções. Ele nunca recuperou o tempo perdido para terminar 15.7s atrás do companheiro de equipe Ogier e quase dois minutos atrás do Ford Fiesta de Teemu Suninen. Um furo no pneu traseiro esquerdo e um suspeito problema com a bomba d'água atrasaram o finlandês. Pierre-Louis Loubet foi sétimo em um i20, com o líder do WRC3 e atual campeão europeu Alexey Lukyanuk, o ditador Andreas Mikkelsen do WRC2 e Emil Lindholm completando a tabela de classificação.

 

Takamoto Katsuta retirou seu Yaris do terceiro lugar depois que o co-piloto Dan Barritt sofreu uma lesão nas costas após uma aterrissagem pesada durante um salto. Gus Greensmith saiu depois de parar várias vezes com um problema técnico que afetou a potência do motor de seu Fiesta.

 

 Piloto da casa e grande ídolo, Ott Tänak teve um dia difícil. Primeiro, um furo de pneu e depois forçado a abandonar o dia. 

 

O sábado traz quatro novas etapas desafiadoras para a perna mais longa do evento, contendo 132,18km de ação. Loops idênticos ao norte e ao sul de Tartu são conduzidos de manhã e à tarde antes que o dia termine com uma repetição noturna do breve teste da cidade de quinta-feira.

 

Kalle Rovanperä está prestes a se tornar o mais jovem vencedor do evento na história do Campeonato Mundial de Rally da FIA, após uma sublime corrida de segunda mão no Rally da Estônia no sábado. O finlandês de 20 anos, que agora chama de casa a Estônia, distanciou Craig Breen através de nove testes super-rápidos de cascalho perto de Tartu para estender sua vantagem de 8.5s para 50.7s com apenas um dia restante desta sétima rodada.

 

 As rodas fora do chão mostram a realidade: Rovanperä voou no sábado e ampliou a liderança para quase 1 minuto  

 

A dupla lutou com unhas e dentes na primeira mão de sexta-feira, mas Rovanperä assumiu o controle hoje. Ele teve um início sensacional em seu Toyota Yaris, vencendo o teste de velocidade de Peipsiääre de abertura e batendo o terceiro mais rápido Breen por 14.3s. Sua vantagem subiu para 35.7s no serviço no meio da perna após quatro etapas e Rovanperä desfrutou do luxo de uma abordagem medida durante as repetições empoeiradas e pesadamente esburacadas.

 

Breen, para quem o segundo lugar igualaria o resultado do ano passado na Estônia, sobreviveu a um grande susto na curta fase final, quando bateu em uma pedra no lado interno de uma curva para a direita. O irlandês teve a sorte de mancar seu Hyundai i20 em serviço nas proximidades com um vazamento de óleo e danos na suspensão.

 

 Craig Breen bem que tentou, mas não conseguiu acompanhar o ritmo do líder. Pelo menos consolidou-se em 2°.

 

Ele tinha 30.2s na mão sobre o companheiro de equipe Thierry Neuville, que levou a melhor sobre o líder do campeonato Sébastien Ogier. O par trocou tempos durante toda a manhã, mas o belga Neuville saiu da frente esta tarde em seu i20 para terminar com uma vantagem de 17.9s.

 

Com o objetivo de aumentar sua vantagem nos pontos, cautela foi a palavra de ordem de Ogier e o francês terminou com uma margem de 23.4s sobre o companheiro de equipe de Yaris, Elfyn Evans, em quinto lugar. O galês não teve problemas, mas faltou a vantagem para acompanhar o ritmo dos que estão à frente. Teemu Suninen manteve-se em sexto no seu Ford Fiesta, apesar de ter rodado para a floresta no teste de abertura, com Pierre-Louis Loubet a fechar os corredores de topo em sétimo num i20.

 

 De volta à competição no sábado, Tänak voou para vencer 6 dos 8 estágios, tentando se recuperar e marcar alguns pontos.

 

Ott Tänak reiniciou depois de ser forçado a se retirar na sexta-feira e o estoniano foi o dono do caminho de casa em seu i20. Ele voou para conquistar seis vitórias consecutivas para mostrar o que poderia ter acontecido se ele não tivesse saído da estrada e danificado dois pneus. Alexey Lukyanuk venceu todas as etapas da categoria WRC3 para reclamar um impressionante oitavo lugar geral, com o líder do WRC2 Andreas Mikkelsen e Mads Østberg completando o top 10.

 

O final de domingo compreende três etapas realizadas duas vezes, cobrindo 52,10 km. O encerramento do Wolf Power Stage em Tartu vald oferece pontos extras para os pilotos mais rápidos e termina no service park, antes da cerimônia do pódio.

 

Com 50 segundos de vantagem, Kalle Rovanperä tinha tudo nas mãos para conquistar sua primeira vitória no WRC e fazer história como o mais jovem vencedor de uma etapa do Campeonato Mundial de Rally da FIA no domingo. Era correr com tranquilidade, evitar maiores riscos e não por tudo a perder depois de uma corrida magistral até aquele momento no Rally da Estônia.

 

 Seguro e correndo como um veterano, Kalle Rovanperä foi inalcançavel durante todo os dias do Rally da Estônia.

 

O finlandês de 20 anos é mais de dois anos mais novo que o compatriota Jari-Matti Latvala, agora seu chefe de equipe na Toyota Gazoo Racing, quando conquistou o recorde em 2008. Depois de se defender de um desafio feroz de Craig Breen, Rovanperä e o co-piloto Jonne Halttunen fugiram em pistas poeirentas e de alta velocidade perto de Tartu para vencer esta sétima rodada da temporada por 59.9s em seu Toyota Yaris.

 

Rovanperä, que agora mora na Estônia, comemorou no pódio com o pai Harri, que conquistou sua única vitória no WRC na Suécia em 2001. A vitória de hoje foi a primeira de um piloto finlandês no campeonato desde que Latvala venceu o Rally da Austrália em 2018. O finlandês sofreu uma série de resultados estéreis nos últimos tempos, com apenas um resultado entre os seis primeiros nas últimas quatro rodadas, mas sua primeira vitória o levou ao quarto lugar no campeonato com cinco rodadas restantes.

 

 Craig Breen fez um grande trabalho, terminando em 2° e conquistando preciosos pontos para a Hyundai no campeonato.

 

A Estônia está provando ser um campo “quintal de casa” feliz para Breen – ele agora terminou em segundo nas duas apresentações do rally no WRC. Seu único susto veio na noite de sábado, quando ele cortou uma enorme pedra na beira da estrada e danificou a suspensão dianteira de seu Hyundai i20.

 

O irlandês chegou à frente do companheiro de equipe Thierry Neuville por 12.5s. As esperanças do belga de recuperar seu colega foram prejudicadas por uma penalidade de 10 segundos após o check-in atrasado em um controle de tempo na manhã de domingo devido a problemas técnicos.

 

 Thierry Neuville completou o pódio e como ele disse, "continua na briga" pelo campeonato, liderado por Ogier.

 

O líder do campeonato Sébastien Ogier terminou em quarto em outro Yaris. O francês terminou 11.6s atrás de Neuville, contente por conquistar pontos sólidos em sua busca pela oitava coroa dos pilotos depois de abrir as estradas onde a tração era valiosa na primeira mão de sexta-feira.

 

O companheiro de equipe Elfyn Evans terminou com 43.1s atrás, em quinto, depois de nunca ter conseguido dominar as condições. Ogier agora lidera o campeonato com 37 pontos de vantagem para o galês e 52 pontos sobre Thierry Neuville, piloto da Hyundai, com o time da Toyota mantendo a liderança de 59 pontos na classificação dos fabricantes.

 

 A festa de Rovanperä no pódio foi mais que uma vitória: ele agora é o piloto mais jovem a vencer no WRC.

 

Teemu Suninen foi o sexto em um Ford Fiesta, apesar de uma rodada final, enquanto Pierre-Louis Loubet trouxe seu i20 para casa em sétimo. O vencedor do WRC3, Alexey Lukyanuk, terminou em oitavo, apesar de uma rolagem na fase final que quase o deixou nas garras do vencedor do WRC2, Andreas Mikkelsen. A dupla estava separada por apenas 13.8s, com Mads Østberg completando a tabela de classificação. O campeonato volta ao asfalto no próximo mês, quando a Bélgica faz sua primeira aparição no WRC. Renties Ypres Rally Belgium acontece de 13 a 15 de agosto.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Friday, 23 July 2021 23:45 )