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Um final de semana com corridas para todos os gostos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 28 June 2021 13:28

Olá leitores!

 

Quem disser que não encontrou a competição ao seu gosto para acompanhar esse final de semana definitivamente é muito exigente: das duas rodas da MotoGP aos pesos pesados da Copa Truck, as opções foram as mais variadas.

 

Esse domingo tivemos a primeira de duas corridas em sequência no Red Bull Ring, e ao menos com a escolha de pneus determinada pela Pirelli para essa primeira corrida (final de semana que vem será uma gama de pneus mais macia que a adotada nesse aqui) foi a primeira vez em muito tempo que não vimos a Mercedes com um ritmo de corrida suficiente para brigar pela vitória. Já estou com certa expectativa para a próxima etapa...

 

Vitória maiúscula e incontestável de Max Verstappen, que controlou a corrida como quis. Nem tenho o que elogiar sem cair no lugar comum. Seu companheiro de equipe Sérgio Pérez (4º) poderia ter subido ao pódio, mas a equipe escolheu uma estratégia de pneus diferente para ele e ele não foi muito feliz na volta à pista após as paradas, ficando no meio do tráfego e perdendo a oportunidade de aproveitar as voltas mais rápidas do jogo de pneus. Estava decepcionado ao final, e com motivos.

 

Em 2º e 3º chegaram os pilotos da Mercedes, pela ordem natural Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. Hamilton evidentemente fez o melhor que podia com o carro, e Bottas fez uma corrida decente após o King Kong protagonizado na sexta feira, quando rodou saindo do pit-lane em frente à garagem da McLaren... até que pelo tamanho da barbeiragem a punição de 3 posições de largada ficou bem barata.

 

Em 5º lugar, como “melhor do resto”, mais uma vez chegou Lando Norris, mostrando que o estilo de pilotagem dele e o carro da McLaren possuem um bom entrosamento. O mesmo não pode ser dito de seu companheiro Daniel Ricciardo (13º), que além de não se sentir tão bem com o carro ainda teve problemas de potência e uma parada para troca de pneus não das mais felizes... como diria o Miojinho, um dia pra esquecer.

 

Em 6º e 7º chegaram os pilotos da Ferrari, dessa vez com Carlos Sainz na frente de Charles Leclerc... não há muito o que falar, extraíram do carro aquilo que dava, e não dava lá grandes coisas pra fazer com esse carro atual.

 

Em 8º chegou Lance Stroll, obtendo um desempenho bem decente do carro da Aston Martin e participando de boas disputas na pista. Seu companheiro de equipe Sebastian Vettel (12º) se atrapalhou tanto com o tráfego na pista como com a alegada falta de aderência dos pneus... fato, Vettel é um piloto que depende muito da boa aderência para extrair bom resultado do carro.

 

Em 9º chegou Fernando Alonso, arrancando do seu Alpine tudo que ele poderia entregar e quase chegando a mostrar a velha forma de pilotar. Seu companheiro de equipe Esteban Ocon (14º) já começou a se enroscar na classificação, aí na corrida propriamente dita não teve muito milagre a fazer.

 

Fechando a zona de pontos apareceu Yuki Tsunoda, que mais uma vez mostrou que a decisão de ser promovido da F-2 para a categoria principal foi um acerto por parte da equipe. Só esperemos que o Ciclope não atrapalhe o psicológico dele... seu companheiro Pierre Gasly já ficou na primeira volta, fruto de um cálculo bem equivocado do espaço disponível por parte de Leclerc, que furou o pneu traseiro de seu carro e provocou o incidente que acabou com as chances de bom resultado do jovem francês.

 

Agora é aguardar semana que vem para ver se os pneus mais macios nos trazem maiores emoções...

 

Em Interlagos, num dia de calor propiciado pelo veranico em São Paulo, tivemos mais uma rodada dupla da Copa Truck, marcada pela quebra do jejum de vitórias da Mercedes-Benz na pista paulista. A primeira corrida teve a vitória de Wellington Cirino (Mercedes), que com muita habilidade conseguiu resistir às investidas dos 4 pilotos que o seguiam de perto na tentativa de alcançar a liderança do pelotão. Em 2º chegou Paulo Salustiano (VW), em 3º Beto Monteiro (VW), em 4º Felipe Giaffone (Iveco) e fechando o pódio da primeira corrida apareceu Roberval Andrade (VW). O susto da etapa teve como protagonistas Giuliano Losacco, cujo motor Mercedes disse adeus a esse mundo lavando a reta de óleo... só que logo atrás vinha o Iveco de Pivetta, que ao encontrar aquele óleo todo virou passageiro do caminhão... felizmente nenhum outro piloto se envolveu no enrosco, mas o susto foi garantido. A segunda corrida do dia voltou ao lugar comum de vitórias da VW, com a dobradinha 1º/2º da marca tendo Paulo Salustiano à frente de Roberval Andrade. Em 3º chegou Felipe Giaffone, mais uma vez sendo o melhor dentre os pilotos da Iveco e mostrando que é melhor piloto que tradutor de rádios/comentarista de transmissão de Fórmula 1. O vencedor da primeira corrida, Wellington Cirino, chegou em 4º na segunda corrida e o pódio se encerrou com o Mercedes de Pedro Paulo Fernandes.

 

Também em Interlagos tivemos a estreia do braço sul americano de uma das categorias mais interessantes da atualidade, o TCR. O grid ainda é magro (apenas 10 carros), e até o fim do ano não deve crescer muito por conta da monumental desvalorização das moedas argentina e brasileira, mas sempre é interessante termos uma categoria com o mesmo regulamento de um campeonato mundial (o WTCR) por essas bandas aqui. Espero que um campeonato com carros cotados em Euros consiga sobreviver nessa empobrecida e pessimamente governada região do planeta. O conhecimento do carro se sobrepujou ao conhecimento da pista: as duas corridas da etapa de inauguração foram vencidas pelo espanhol Pepe Oriola (Honda), que na primeira corrida foi acompanhado pelos brasileiros Raphael Reis (Honda) em 2º e por Rodrigo Baptista (Audi) em 3º. Na segunda corrida o espanhol teve como companhia o estadunidense Paul Holton (Alfa Romeo) em 2º e o argentino Ayrton Chorne (Honda) em 3º. Desejo a melhor das sortes para esse interessantíssimo campeonato, precisará dela para sobreviver aqui no 3º Mundo que está quase despencando para 4º Mundo.

 

A MotoGP foi até Assen para a última etapa antes das “férias de verão” da categoria, e o que vimos foi uma exibição em grande estilo da Yamaha, que conseguiu colocar suas duas motos na frente em uma pista na qual a melhor maneabilidade do chassi da marca do diapasão fez a diferença; vitória incontestável e tranquila de Fabio Quartararo, dessa vez com um macacão com um zíper reforçado para não correr o risco de abrir novamente durante a corrida... em segundo lugar chegou seu companheiro de equipe, Maverick Viñalez, e o pódio ficou completo com a presença do atual campeão Joan Mir, mais uma vez extraindo um ótimo desempenho de sua Suzuki. Marc Márquez fez uma boa prova, mostrando que o tombo feio da sexta feira (onde mostrou que o psicológico não está 100% ainda, caindo e protegendo o braço operado) não interferiu na velocidade dele sobre a moto, sendo o melhor dentre os pilotos da Honda e terminando em 7º após largar do fundo do pelotão.

 

A NASCAR fez uma rodada dupla em Pocono, duas corridas muito boas e as duas transmitidas ao vivo pelo Fox Sports, afinal esse fim de semana pelo jeito o Grupo Disney não tinha competição de surf na banheira para transmitir... a corrida de sábado teve a vitória de Alex Bowman após um golpe de azar do Kyle Larson, que poderia ter mais uma vitória em seguida mas sofreu um furo de pneu na última das 130 voltas da corrida... acontece nas melhores equipes e com os melhores pilotos. Com esse furo, Larson ainda conseguiu um Top-10, cruzando a linha de chegada em 9º lugar. O 2º posto ficou com Kyle Busch, que ainda levou os pontos por liderar o maior número de voltas. Em 3º terminou William Byron, no 4º posto chegou Denny Hamlin e o Top-5 foi encerrado com Ryan Blaney. Já a corrida do domingo, em 140 voltas, foi uma grande batalha de estratégia de economia de combustível, com um vencedor improvável: Kyle Busch estava com problemas no câmbio, que travou em 4ª marcha e dificultou BEM a saída após o último reabastecimento. Mas conseguindo economizar combustível o suficiente para não precisar de um “splash-and-go” no final, foi galgando posições e, pouco antes do início da última volta, assumiu novamente a liderança para ser o primeiro a receber a bandeira quadriculada. Em 2º chegou Kyle Larson (dessa vez sem furos inesperados no pneu), em 3º terminou Brad Keselowski, em 4º Kevin Harvick e fechando o Top-5 terminou Bubba Wallace, em uma de suas melhores atuações da carreira. E o campeonato vai ficando cada vez mais restrito para chegar aos playoffs...

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Monday, 28 June 2021 13:54 )