Amigos do Lance, tudo bem? Embora tenha acontecido no dia 30 de maio, a Indy 500 de 2021 ainda está a pleno vapor para mim. Desde o domingo de minha quarta vitória no Indianapolis Motor Speedway, não faço outra coisa a não ser atender a imprensa do mundo todo, mas, principalmente, a brasileira e norte-americana. A diferença desta para as outras vitórias é que estou em casa, em Fort Lauderdale, fazendo tudo online. Antes, quando pandemia era coisa de filme de ficção, só chegava em casa mais de uma semana depois, já que havia um giro pelas principais cidades dos Estados Unidos, a começar por New York. A supressão do tempo de deslocamento deu lugar para uma quantidade incrível de contatos. Não fiz a conta, mas juntando o que foi agendado pelo meu pessoal do Brasil e, aqui nos Estados Unidos, pelas assessorias de Meyer Shank Racing e IndyCar, acho que falei com mais de 100 jornalistas, de forma coletiva ou individual. E se a gente considerar o poder multiplicador destes profissionais e seus veículos (TV, rádio, jornal, revista, Website, Rede Social etc.), não é exagero dizer que, do sofá de minha casa, falei para milhões de fãs e dos lugares mais distantes. Essa é uma coisa maravilhosa, pois é uma forma de retribuir todo o carinho que tenho recebido. Tem sido um período para ler as mensagens que recebi, ver a corrida e apreciar cada momento daquele domingo histórico. Não me entenda mal, não quero parecer pretensioso, mas abri o You Tube outro dia e levei um susto. Só dava eu na front page. Depois do feito histórico no domingo, na segunda-feira foi dia de fazer fotos sobre a vitória do dia anterior e Helio fez com a família. Ainda não está certo, mas tenho planos de ir ao Brasil brevemente. Por conta da pandemia e dos compromissos aqui, não sei ainda como será. Porém, estou fazendo todo o esforço para conciliar agendas. Enquanto isso não acontece, já volto a acelerar neste final de semana. No sábado, para ser mais exato. No dia 12 terá início o Superstar Racing Experience, o SRX Series, no Stafford Motor Speedway, oval localizado em Stafford Springs, no estado norte-americano de Connecticut. Serão ao todo seis etapas em seis finais de semana consecutivos. Depois da primeira rodada, vamos também para Iowa, Ohio, Indiana, Wisconsin e Tennessee. São todos ovais curtos com ou sem asfalto. Será uma experiência bem legal a bordo do protótipo desenvolvido pelo criador do campeonato, o grande Tony Stewart. É isso, amigos. Forte abraço e até semana que vem! Helio Castroneves Reprodução autorizada da coluna de Helio Castroneves, originalmente publicada no site www.lance.com.br Olá Amigos, Eu ainda estou em processo de recuperação emocional da última Indy500 e da espetacular vitória de Helio Castroneves (Catarina Soares, nossa editora, traduziu e explicou para mim o trocadilho Helio “Quatroneves” que vi em outras postagens no site. Muito criativo) e antes da próxima etapa em Belle Island, na cidade de Detroit, capital do automobilismo mundial. Assim como tem sido nos outros anos, teremos duas corridas no traçado criado no belo parque do Rio Detroit, que é a fronteira dos Estados Unidos com o Canadá e neste intervalo entre as corridas, um assunto o noticiário esportivo aqui no nosso país chamou minha atenção. Este ano foi a primeira vez desde 2003 que a Indy500 não entrou em conflito com uma corrida de F1, em especial com o tradicional GP de Mônaco, que eu assisti com indicação da minha editora, mas sem me arriscar à transmissão da TV brasileira. Afinal, não iria entender os comentaristas. Este ano a tradicional corrida na Europa ocorreu uma semana antes da Indy500. Em 2021 a Indy500 não teve a coincidência de datas com o GP de Mônaco de Fórmula 1. Bom para as duas corridas. Eu me lembro do primeiro ano em que Fernando Alonso veio correr a Indy500 e mostraram na transmissão antes da corrida aqui nos Estados Unidos que o piloto, naquele ano disputando o campeonato da Fórmula 1 pela McLaren, falou com seu substituto, o britânico Jenson Button, antes deste ir para a pista. Um momento muito interessante de interação entre as duas categorias. Como a corrida em Indianápolis Motor Speedway sempre acontece no fim de semana do Memorial Day, que é a última segunda-feira do mês de maio, caso houvesse uma alteração no calendário da Fórmula 1 para que as duas corridas não mais coincidissem suas datas seria algo grande para as duas categorias. O melhor disso é que o diretor da Fórmula 1, Ross Brawn declarou que este entendimento é algo a ser considerado como algo positivo e melhor para o automobilismo como um todo. Ross Brawn, inclusive, disse ter aproveitado que não precisou viajar naquele final de semana para assistir a corrida no Indianapolis Motor Speedway. Roger Penske e Ross Brawn tem respeito um pelo outro e isso pode gerar melhores entendimentos entre IndyCar e Fóemula 1. Quem acompanha o noticiário do automobilismo sabe que a Fórmula 1 tem interesse em crescer nos Estados Unidos e este ano conseguiu assinar um contrato de 10 anos para a realização de uma corrida em Miami, mas que este seria apenas um passo. Outro passo envolve os dirigentes da categoria de alcance mundial com o ‘Capitão’ Roger Penske. Ross Brawn sugeriu que a propriedade de Roger Penske da IndyCar Series e do Indianapolis Motor Speedway poderia ajudar no processo de colaboração, com uma potencial possibilidade da Fórmula 1 ter até uma terceira corrida nos Estados Unidos, a se realizar no IMS. A Fórmula 1 correu no circuito misto construído no interior do IMS entre 2000 e 2007 e onde aconteceram duas polêmicas corridas. Em 2002, os pilotos da Ferrari combinaram a chegada, com a vitória ficando para Rubens Barrichello por 11 milésimos de segundo, depois de liderar praticamente toda a corrida. Em 2005, houve a retirada de praticamente todo o grid na volta de apresentação e a corrida foi disputada por apenas 6 carros. Quem sabe uma volta da categoria ao IMS possa representar uma boa oportunidade de recuperação da imagem arranhada. Uma das possibilidade de uma parceria entre IndyCar e Fórmula 1 seria uma terceira corrida nos EUA, no misto do IMS. Vamos acelerar! Sam Briggs Fotos: site IndyCar Media Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |