Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Porsche Cup, automobilismo e negócios PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 31 May 2021 21:40

E aê Galera... agora é comigo!

 

Neste último final de semana tivemos – finalmente – a abertura do campeonato mais estiloso do nosso automobilismo, a categoria ‘gourmet’, a Porsche Cup, no nosso ‘autódromo gourmet’, o Velocittà, que tem graduação FIA3 e que é um lugar diferenciado. Um dia quero poder ir a uma corrida por lá.

 

Tivemos também a transmissão das duas corridas (que na verdade são quatro) corridas pelo sinal aberto da TV Bandeirantes, com a sempre excelente narração do meu amigo Sinestro e os comentários do seu Sancho Pança, o Prosdócimo, que está comentando a categoria há anos e não compromete.

 

De novidade, o promotor da categoria (esse cara merece meu respeito), Dener Pires, que além de saber fazer automobilismo, sabe fazer negócio, Este ano a categoria passa a se chamar “Porsche XP Private Cup Brasil”, após A XP Private (que atua no seguimento de assessoria de investimentos e gestão de fortunas) ampliar seu patrocínio a Porsche Cup e assumir o “naming rights” do campeonato. Em uma categoria que só tem pobrinho sentados em carros pra gente pobrinha, estão fazendo o investimento certo! Independente da renda per capita dos pilotos da categoria, o automobilismo precisa ter investidores nas respectivas categorias para melhorar o espetáculo.

 

 Com pista molhada, a direção de prova determinou a largada atrás do safety car. Melhor para Paludo. (reprodução: youtube) 

 

Espetaculares foram as corridas, todas elas, e a primeira ainda contou com um desafio extra, com a chuva que caiu pouco antes da largada da Carrera Cup, que tem os pilotos mais “afinados” com os carros, mas a direção de prova determinou que largariam sob regime de safety car. Mas, uma vez retirado da pista, Miguel Paludo largou da pole e liderou todas as voltas para vencer. Nas primeiras volas, Paludo sustentou a dianteira, seguido por Matheus Iorio e Enzo Elias. Imediatamente atrás,Werner Neugebauer superava Marçal Müller, Na quinta volta Enzo Elias passou a atacar mais forte a Matheus Iorio. A pressão deu certo e, na volta seguinte, Iorio espalhou e acabou superado. Isso definiu os 5 primeiros na corrida.

 

Com a pista ainda um pouco úmida em certos pontos e levando em conta que os pilotos da GT3 Cup são 100% “gentleman drivers”, a direção de prova também determinou a largada sob safety car. O pole Lucas Salles perdeu duas posições no início, para Raijan Mascarello e Cristian Mohr, que já são mais calejados. Mas calejado também erra e Mohr foi punido por queima de largada. Mascarello assumiu a ponta, mas na 9ª volta, foi superado por Lucas Sales, que voltava a seu lugar de direito. Depois de cumprir um drive through, Cristian Mohr veio babando na gravata pra recuperar posições, mas todo o esforço acabou a uma volta do final, quando ele teve que parar o carro na reta dos boxes quando já estava em 8° e seria o pole na corrida do domingo com a inversão do grid.

 

No domingo, sem chuvas e sem perrengues, mesmo sendo em outro canal, acabou fazendo uma bela “abertura” para a Indy500, Os carrões voltaram pra pista, mas antes, numa produção de primeira, todos os carros alinharam na reta e os pilotos foram a pé para frente da linha de chegada para o hino nacional e com uma camiseta sobre o outro projeto da categoria, que é a compensação do impacto de carbono.

 

 No domingo, com sol, a largada da Carrera Cup foi um "pega pra capar" daqueles, mas todos ficaram inteiros (reprodução: youtube)

 

Com o grid invertido dos 8 primeiros da corrida do sábado, Cristiano Piquet (não é parente) foi engolido na largada lançada e Marçal Müller fez uma grande largada saltando de quarto para ponta, seguido de Enzo Elias. O Piquet genérico caiu pra 3°, à frente de Pedro Boesel, Matheus Iorio e Alceu Feldmann. Werner Neugebauer. Miguel Paludo, vencedor do sábado, não quis confusão e continuou em oitavo. Com uma reta curta e sem pontos onde a ultrapassagem não decorra de um erro de quem vai à frente ou um problema mecânico, poucas foram as trocas de posição. Na quinta volta Boesel passou Piquet e na volta seguinte Iorio fez o mesmo, por fim, mais uma volta e Feldmann também passou o genérico. Paludo e Neugebauer trocaram posição, mas o homem-chocolate não deu moleza. Ambos também passaram por Piquet, e a ordem dos 8 primeiros se estabeleceu, com  Marçal Müller vencendo.

 

 A largada da GT3 teve confusão na curva 1, piloto indo pela grama, tudo que se tem direito (Reprodução: youtube).

 

Na GT3 Cup, depois da largada, deu BO na primeira curva. Eduardo Menossi e Ayman Darwich conseguiram manter as duas primeiras posições na largada, mas Marcio Mauro acabou empurrado para a grama e veio com o carro desgovernado cruzando a pista na curva 1. Melhor pra Lucas Sales, que pulou pra 3°, seguido de Nelson Monteiro e Raijan Mascarello. Na quarta volta, Caio Castro (ele mesmo, o ator da TV), que lutava para entrar no top10, trocou tinta com Bruno Campos e acabou forçado a abandonar. Na mesma volta, Ricardo Fontanari parou o carro e Lucas Salles danificou a roda depois re se estranhar com Ayman Darwich (que é do Egito) na briga pelo 4° posto batalha pelo quarto lugar. Esse tanto de problemas levou o safety car pra pista enquanto os carros eram resgatados. Bandeira verde na volta 7 e os 3 primeiros eram Eduardo Menossi, Nelson Monteiro e Raijan Mascarello, que veio na briga com Ayman Darwich, enquanto Monteiro atacou Menossi pela ponta, mas não conseguiram sucesso.

 

Uma coisa é certa: de corrida boa todo mundo gosta e as corridas foram ótimas. A próxima etapa está programada para o AIC, em Pinhais. Vamos ver se a pandemia vai deixar. Muitos estados e cidades estão voltando pra um maior grau de restrições.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- Como a coluna da semana passada estava ficando muito grande, deixei alguns assuntos para essa semana e entre elas tem o “vai com Deus” pra o Max ‘Chicotinho’ Mosley, ex-amigo do ‘Bom Velhinho’, ex-dono (eu me recuso a não usar hífen) da March, ex-presidente da FIA e “amigo de todas as horas” do guia espiritual e ex-piloto Alex Dias Ribeiro. Pra quem não lembra, o defenestrado foi filmado e fotografado numa orgia com sadomasoquismo com 5 “prestadoras de serviços hetrodoxos” em trajes nazistas em 2008.

 

 

- O Pizaiollo do bairro da Glória determinou (e foi colocado em prática) desde a semana passada em Goiânia, um “Plantão da CBA”, para comunicar praticamente em tempo real as decisões dos “comissacos” sobre as punições aplicadas nas corridas. Ficou a cargo do assessor de imprensa comunicar isso aos meios de imprensa. Estou recebendo por duas vias indiretas. Até agora, tá mandando bem.

- Vamos aplaudir de pé a cobertura que a TV Cultura deu para a Indy500. Entraram praticamente uma hora antes da corrida, do estúdio, onde o Alexi Lalas e o Taquara Rachada não desafinaram por praticamente quatro horas de transmissão. Como se deve fazer, mostraram a festa pós-corrida inteira, aceleraram tudo e não erraram marcha, não rasparam o muro, foram precisos nos pits. Uma aula.

- Na contramão, o canal globêstico (a segunda vogal não era bem essa...) por assinatura, em “total respeito” para com a Porsche Cup, passou as corridas em VT, tarde da noite, tanto no sábado quanto no domingo.

- Meu amigo e colunista, Alexandre Gargamel, falou e falou bem sobre uma coisa: aquela saída dos boxes do Velocittà é coisa de pista pra Track Day! Um dia ainda vai dar problema (o advérbio não era bem esse...) com carro batendo feio. Em corridas, a direção de prova deveria estabelecer que, “tocou na linha branca da saída dos boxes, está punido com drive through!” O mesmo pra quem sair dos boxes e tocar a linha antes da mesma terminar. Fica a dica.

- Neste próximo final de semana tem outra categoria chique de carros alemães indo pra pista. A abertura do Mercedes Benz Challenge acontece em Interlagos, junto com a programação do regional. O calendário não está totalmente definido, mas vou acompanhar e manter a todos informados.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.