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Stock Car Pró Series: novo formato, novas emoções e antigas reclamações PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 11 May 2021 20:45

Goiânia, 25 de abril de 2021, com todas as incertezas, ainda por conta da pandemia do Covid-19, a Stock Car tem sua primeira etapa com um novo nome “Stock Car Pró Series” e um novo formato, 2 corridas, a primeira de 25 minutos mais 1 volta e a segunda de 20 minutos mais 1 volta, no mesmo dia e uma na sequência da outra, sem intervalo.

 

Tem os que gostaram e os que não gostaram. Tem os que estavam gostando, mas no final, após verem o sistema de punições, abominaram. Tem ainda os que apenas curtiram e os que admiram qualquer tipo de corrida.

 

Após o término das provas, como acontece em muitas corridas, fui acionado, questionado e indagado pelos amigos e conhecidos por uma série de fatos ocorridos nas provas, porém, foi no dia seguinte, após tomarem conhecimento das mudanças na classificação das provas por conta das penalizações, eu quase fui “inquisitado”, principalmente por que o resultado oficial só aconteceu as 23h55 da noite, ou seja, 7 horas e cinquenta minutos após o término da corrida. (mais a frente voltarei a falar sobre este assunto).

 

Sobre o novo formato das provas:

Este novo formato, foi uma solicitação da Vicar, a promotora do evento, que é responsável por criar o Regulamento Desportivo da categoria. Como qualquer promotor, os regulamentos são criados por eles e levados à CBA para homologação. A CBA por sua vez, verifica se as regras alí contidas não ferem o CDA – Código Desportivo do Automobilismo e se dão as mesmas condições a todos os participantes, e sendo assim, homologa o regulamento.

 

Ainda sobre o formato de duas corridas, uma na sequência da outra, nós previmos que, caso houvesse na corrida 1, ocorrências que necessitassem de observação de imagens ou qualquer outro procedimento, estas ocorrências e punições, só poderiam ser aplicadas após a corrida 2. Então, todos nós (oficiais de competição, pilotos e  promotor), sabíamos que seria assim, mas a proposta de emoção imediata estava sendo contemplada, e qualquer coisa que acontecesse após o término da prova seria entendido como “faz parte do jogo”. Gostemos ou não... é assim que é!

 

 1ª Etapa Goiânia – foto extraída do site da prefeitura de Goiânia.

Minha opinião:

Foi bom, já que trouxe emoção. E para nós, oficiais de competição, as corridas nunca terminam na bandeirada, nós sempre temos que ficar no autódromo avaliando as ocorrências e mesmo que tenhamos corridas sem ocorrências, mesmo assim temos que aguardar por algum tempo, pois algum piloto pode querer manifestar reclamação sobre outro piloto ou sobre o resultado da prova. Então, no contesto geral, foi bom e atingiu o objetivo do promotor, que é dar emoção ao público, mesmo que o resultado oficial só aconteça horas depois.

 

Sobre as punições:

18 punições e desta vez não fui muito questionado sobre as punições, fui questionado sobre elas terem sido publicadas tarde da noite. Na verdade, temos que entender como as coisas funcionam. É fato que o ideal seria se a corrida terminasse na bandeirada, com o resultado idêntico ao da passagem dos pilotos sobre a linha de cronometragem, mas isto é praticamente impossível, principalmente em uma prova tão disputada quanto a Stock Car e onde tivemos 32 carros competindo (29 largaram no mesmo segundo... lindo demais).

 

Para sermos justos em todos os sentidos, tanto com a desportividade, quanto com o trabalho dos comissários desportivos, devemos entender que para estes oficiais que chegam ao autódromo por volta de 7 horas da manhã e só saem 30 minutos após todas as ocorrências terem sido observadas e julgadas, para eles, não aconteceu apenas uma corrida. Para todos os oficiais de competição, em uma prova com 32 carros, é como se estivessem acontecendo 32 corridas diferentes, pois cada piloto tem sua própria visão de prova, já que ele está atento a tudo que acontece no seu entorno, independente dele estar na frente ou atrás, então, para se buscar justiça, os Comissários, se preciso for, avaliarão 32 câmeras on-board, ou pelo menos as dos carros que estiverem envolvidos em alguma ocorrência ou que foram fruto de alguma reclamação, além de todas as imagens fornecidas pela TV.

 

Nenhum Comissário chega pela manhã no autódromo com a ideia de penalizar alguém. É exatamente ao contrário, eles chegam com o propósito de não penalizar ninguém, e por conta disso é que fazem todas as análises possíveis para realmente identificar se houve alguma atitude antidesportiva e, havendo, nada mais justo do que penalizar quem errou. Os comissários chegam cedo e ficam até todos os julgamentos acontecerem, lembrando que são varias provas (tivemos também as 2 corridas da Stock Light, além das 2 da Stock Car) e ao final das avaliações, o resultado “alterado ou não” é divulgado, e após a divulgação, os Comissários ainda permanecem no autódromo, por mais 30 minutos, à disposição dos pilotos que por aventura queiram entrar com recurso contra as penalizações, contra a falta de penalização, ou ainda contra algum outro piloto. Só após tudo isso é que os oficiais de competição vão embora do autódromo.

 

 Sala de cronometragem Autódromo de Curitiba – Ao fundo Aldo Pastore da Cronomap (foto extraída do site Nobres do Grid) 

 

Abaixo as 2 folhas da cronometragem com as alterações feitas por conta das penalizações, notem no destaque em amarelo, no final das páginas o horário de início e término da prova e o horário de divulgação oficial após todas as observações e julgamentos dos Comissários Desportivos. Após este horário, ainda somos obrigados a aguardar mais 30 minutos antes de “encerrarmos” a prova.

 

Nota 1: estas folhas foram editadas para melhor apresentação, as folhas originais estão no PDF ao final desta coluna.

 

Nota 2: Merece respeito e agradecimento também o pessoal de equipe de cronometragem que ficam junto com os oficiais de competição até o final dos trabalhos, pois são eles que fazem as modificações oficiais nos resultados.

 

Documento com o resultado oficial da Prova 1 após o julgamento das punições: concluído às 21:22.

 

Documento com o resultado oficial da Prova 2 após o julgamento das punições: concluído às 23:55.

 

A emoção das corridas:

Acho que deu certo, apesar das reclamações, principalmente de automobilistas, pois quem é do meio, reconhece que estas regras acabam penalizando “os melhores”. Eu concordo com eles, mas sei que “os melhores”, há tempos são penalizados em troca das emoções nas corridas. São penalizados quando se invertem as posições para o grid da 2ª prova, são penalizados quando vencem e são obrigados a levar um lastro de peso na prova seguinte, são penalizados quando mudam o formato de pontuação para evitar que o melhor piloto se distancie muito dos demais, e podem ser penalizados quando “perdem” alguma coisa, por que as penalizações só ocorrem muito após o término das corridas, mas volto a falar: “faz parte do jogo”. Hoje em dia não existe mais corridas puras e absolutas, hoje, o esporte a motor é um grande negócio e por ser negócio, tem que dar lucro ao promotor e automaticamente a todos que participam deste negócio, principalmente os pilotos e equipes. No passado recente do automobilismo nacional, ninguém, nem piloto nem equipes ganhavam tanto dinheiro como ganham hoje na Stock Car, então, a regra é simples: dê emoção ao público e tenha sucesso nos eventos automobilísticos. “É assim que é”!

 

 Safety cars (ou não) e bandeiras amarelas:

 

Também fui bastante questionado sobre as neutralizações da prova com sefety car e até sobre falta de neutralização. Neste caso, só posso avaliar tecnicamente, pois estas ações de interrupção ou neutralização são pura e exclusivamente iniciativas do Diretor de Provas e cada diretor carrega consigo as experiencias que já vivenciou para definir os “procedimentos” e o “tempo” de cada intervenção. Sobre a do carro  54 do Tuca Antoniazi  que rodou na curva 1, faltando 3 voltas para o final, posso dizer que, pelas imagens, todo o procedimento estava sob controle do Diretor de Prova e que ele optou por apresentar bandeiras amarelas em toda a reta que antecede a curva 1 e acreditou na responsabilidade dos pilotos que estavam na competição em respeitar estas bandeiras amarelas. Desta forma ele conseguiu acionar o resgate e retirar o carro quebrado, sem interromper ou neutralizar a corrida que estaria neste momento há duas voltas da bandeirada final.

 

Vejam o que diz o CDA sobre Bandeira Amarela:

SEÇÃO X – DAS BANDEIRAS UTILIZADAS NOS POSTOS DE OBSERVAÇÃO E SINALIZAÇÃO

I – Bandeira amarela:

a) Indica sinal de perigo. Um incidente ocorreu e a pista poderá estar obstruída: reduza a velocidade e fique preparado para de desviar de um perigo.

c) Qualquer que for o caráter de uma situação de perigo, ele será indicado por essa bandeira.

d) A sua apresentação de forma agitada indicará que a tal situação existe no setor imediatamente seguinte ao posto em que estiver sendo mostrada.

n) Os pilotos deverão, imediatamente após terem passado por uma bandeira amarela, apresentada imóvel ou agitada, manter suas respectivas posições e não fazer manobras de ultrapassagem, senão depois de terem transposto uma bandeira verde.

 

É isso!

 

Sergio Berti

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.