Oi amigos, Eu tinha começado a escrever a coluna de hoje e iria falar da próxima Indy 500, corrida que marcará a minha estreia na Meyer Shank Racing no NTT IndyCar Series de 2021. De certa maneira, a prova é o assunto desta quarta-feira aqui nesse meu espaço no Lance, mas as do passado. Digo isso porque o enfoque mudou quando chegou a notícia do falecimento de Bobby Unser, aos 87 anos, no último domingo, 2. Estava na casa dele, lá em Albuquerque, no Novo Mexico. Além do respeito que sempre tive por ele, dono de uma carreira diversificada e coroada de muito êxito, um fato objetivo nos aproximou nesses anos todos. Bobby era – e é – meu colega de ranking entre os pilotos que venceram três vezes a centenária prova do Indianapolis Motor Speedway, juntamente com o Johnny Rutherford e o Dario Franchitti. As dele foram conquistadas em 1968, 1975 (quando eu tinha apenas 15 dias de nascido) e 1981, esta última correndo adivinhem para quem? Ele mesmo, Roger Penske. Aquele ano, 1981, foi o último de sua carreira e, em pouco, tornou-se comentarista de corridas. Era uma alegria revê-lo a cada mês de maio. Três vezes vencedor da Indy500, Bobby Unser nos deixou aos 87 anos, deixando a vida e consolidando-se na história. Bobby faz parte do que aqui nos Estados Unidos eles chamam de Dynasty, um grupo familiar que se destaca em algum setor. E os Unser, definitivamente, são os “reis” de Indianapolis, pois juntos venceram nove – eu disse 9 - Indy 500. Além das três do Bobby, o irmão dele, o Al Unser, venceu em 1970, 1971, 1978 e 1987. Já o Al Junior, filho do Al Senior e sobrinho do Bobby, faturou em 1992 e 1994. E detalhe: em tempos diferentes, eles ganharam uma corrida cada pelo Team Penske. Aí a Dinastia Unser perde para a “Dinastia Castroneves”, pois ganhei as três com o Capitão. Pensando bem, para existir uma Dinastia Castroneves, sem aspas, minha filha Mikaella e meus sobrinhos Dudes e Benjamin precisariam vencer a Indy 500. Não está com pinta de que isso vá acontecer, mas quem sabe o futuro senão Deus, né? Bom, vou parando por aqui porque vou levar belas broncas da minha irmã Kati e da dona Sandra, quando lerem isso. Mas o seu Helio, aposto, adoraria a ideia. Forte abraço e até semana que vem. Helio Castroneves Reprodução autorizada da coluna de Helio Castroneves, originalmente publicada no site www.lance.com.br Olá Amigos, Tivemos uma emocionante rodada dupla no Texas Motor Speedway, com duas corridas sensacionais. Eu usei nas duas últimas colunas de uma narrativa dos principais momentos volta a volta em que estes aconteciam, mas com duas corridas e mais de 200 voltas em cada uma, isso tornaria a coluna longa demais. Vendo as outras colunas do site Nobres do Grid, decidi adaptar o modelo do colunista da Fírmula 1, Alexandre Bianchini, para termos um texto mais ágil. Espero que vocês gostem. Scott Dixon abriu seu manual de recursos técnicos no Texas Motor Speedway em 2020 e os colocou em bom uso para dominar completamente a corrida de abertura do evento na noite de sábado em Dallas-Fort Worth. Durante a primeira metade da corrida dupla da NTT IndyCar Series no Texas Motor Speedway, o neozelandês ultrapassou o companheiro de equipe e pole position, Alex Palou, na 3ª volta e controlou o show de 212 voltas para ganhar sua primeira vitória do ano, a quinta naquele circuito, e estabelecer um novo recorde ganhando pelo menos uma corrida em 19 temporadas consecutivas. Scott Dixon não demorou para assumir a ponta na corrida do sábado... e foi dífícil tentar tirá-lo de lá. Atrás de Dixon, o colega Kiwi, estreante da Equipe Penske, Scott McLaughlin, era a estrela do show enquanto escalou o pelotão, enfrentando uma pista traiçoeira e levando o #3 da P15 para a P2, apenas 0,2646s atrás de seu ídolo. Ao final da corrida McLaughlin mal podia acreditar que correu como vice-campeão para Dixon em sua primeira corrida oval. Pato O’Ward, da Arrow McLaren SP, ficou desanimado depois de largar na pole na abertura da temporada no Barber Motorsports Park, apenas para perder a chance de vencer após uma má estratégia da equipe e ter que se contentar com o quinto lugar da disputa. A sorte oscilou na direção oposta na corrida 1 do Texas com um chamado do mesmo estrategista – o presidente da AMSP, Taylor Kiel – para entrar no box no início da janela no ponto médio do concurso que saltou de O’Ward para a frente. Pietro Fittipaldi fez uma corrida consistente, especialmente por estar correndo com o chassi de circuitos mistos em um oval. Embora ele não fosse páreo para Dixon ou McLaughlin, O’Ward o mexicano conquistou a P3 e reabilitou a equipe de uma situação difícil no último fim de semana em São Petersburgo, onde o resultado não foi nada perto do esperado. Considerando que a Chip Ganassi Racing foi a única equipe importante a não comparecer aos testes no Texas antes do evento e a vitória de Dixon, juntamente com a corrida exemplar de Palou até a P4, a excelente forma de Marcus Ericsson antes de um erro de pit stop e a corrida muito consistente de Tony Kanaan da P23 a P11 mostrou que o esquadrão de quatro carros superou as expectativas. A equipe liderou todas as voltas, com Dixon responsável por 206 e Palou pelas outras seis. Na parte final da corrida o jovem neozelandês Scott McLaughlin tentou tomar a ponta, mas foi neutralizado por Scott Dixon. Graham Rahal, teve um forte desempenho no Texas, conquistando a P5, e Josef Newgarden da equipe Penske, penalizado e enviado para o final do pelotão por acertar e bater Sebastien Bourdais, conseguiu se recuperar para completar os seis primeiros. Correndo na P6 na época, Bourdais foi retardado por Colton Herta e, por trás, Newgarden acertou o piloto da A.J. Foyt Racing. Bourdais não se machucou, mas seu carro ficou bastante avariado depois de bater no muro na volta 55, chamando a bandeira amarela e a entrada do safety car. A segunda e última bandeira amarela e entrada do safety car veio na volta 158, quando James Hinchcliffe girou e bateu após ser ultrapassado por Felix Rosenqvist. Como Bourdais, Hinchcliffe, cujo retorno à série como full-timer tem sido punitivo, saiu ileso. O carro ficou com consideráveis danos, mas não haveria problema para os reparos serem feitos antes da corrida de domingo. Na comemoração, o uso tradicional do chapéu e as fotos com duas armas nas mãos se consolidava na liderança do campeonato. Com a retomada da corrida, tivemos Scott Dixon fazendo uma grande pilotagem e conseguindo se defender com segurança dos ataques do segundo colocado. Quando Scott McLaughlin passou a virar alguns milésimos mais rápido que o líder criou-se a expectativa de um ataque direto, mas o seis vezes campeão da categoria soube como neutralizar o ímpeto de seu compatriota. A corrida do domingo vai ficar lembrada pelo “big one” ao melhor estilo da NASCAR onde 25% do grid antes mesmo de serem agitadas as bandeiras verdes com os carros se aproximando e se afastando entre as filas e neste vai-e-vem, o estreante na temporada, Pietro Fittipaldi, que fez uma boa corrida no sábado, usando um chassi de circuito misto com as asas de um carro para ovais, foi mais do que devia e acabou provocando o acidente. Na largada para a corrida de domingo, um erro de Pietro Fittipaldi provocou um grande acidente antes mesmo da bandeira verde. Após várias voltas em bandeira amarela para que a pista pudesse ser limpa dos detritos e fluidos dos carros acidentados, a largada finalmente foi dada e parecia que teríamos uma repetição da noite anterior. Desta vez largando na Pole Position, Scott Dixon tomou a ponta e para quem assistiu à maior parte das 248 voltas no oval de 1,5 milhas (2,4 quilômetros), as coisas pareciam bem encaminhadas para uma nova vitória do seis vezes campeão da categoria. Não havia nada que sugerisse que o campeão Indy Lights de 2018 marcaria sua primeira vitória até que as coisas ficassem divertidas nos estágios finais. O vencedor da corrida de sábado e polesitter de domingo, Scott Dixon, segurou firme no fim de semana até que ele fez seu pit stop final na volta 187; uma impressionante volta de entrada e saída de O’Ward, juntamente com uma rápida parada no pit, o bom trabalho da equipe do carro #5, aproximou-o da briga pela ponta. Durante boa parte da prova, Scott Dixon liderou o pelotão, mas Graham Rahal chegou a revesar com ele na liderança. Quando o companheiro de equipe McLaren, Felix Rosenqvist, perdeu uma roda e desencadeou uma bandeira amarela na volta 190, o grupo da frente foi embaralhado quando a equipe Penske, algumas voltas depois de Dixon e o perseguidor Graham Rahal, pararam antes de chamar Josef Newgarden. A decisão valeu a pena, pois o piloto da Penske acabaria por herdar P1. Assim que a ação foi retomada na volta 199 e a ordem de corrida se estabeleceu, O’Ward foi para cima de Newgarden enquanto Rahal e Dixon, que chegaram a se revezar na liderança, lentamente perdiam contato com os dois primeiros. Apesar de receber instruções para se posicionar atrás do duas vezes campeão da IndyCar, o arrojo do piloto da McLaren deu lugar ao comando do estrategista Taylor Kiel e O'Ward assumiu o P1 na volta 226. Voando ao redor de seus rivais por dentro e por fora – arriscando-se mais do que os outros vinham fazendo, balançando abaixo da linha branca e subindo na segunda faixa não amada – ofereceu algumas das melhores emoções que o evento do fim de semana tinha a oferecer. Com uma pilotagem arrojada, Patricio O'Ward atacou Josef Newgarden, tomou a liderança e partiu para a vitória. Impotente para responder, Newgarden perdia terreno e terminou 1,2s atrás de O’Ward na bandeira quadriculada, dando aos motores Chevy um 1-2 depois que a Honda venceu as três primeiras corridas e a Equipe Penske seu quinto pódio do ano. Rahal, 4.4s atrás do #15 Rahal Letterman Lanigan Honda, teve outro desempenho impressionante no Texas para conseguir seu melhor resultado de 2021 no P3, e no P4, Dixon, que liderou 163 voltas, mas não teve velocidade para recuperar a ponta e repetir a vitória. O piloto mais corajoso da NTT IndyCar Series naquele domingo mostrou porque foi a primeira escolha de Arrow McLaren SP para liderar a equipe em um novo futuro enquanto Pato O’Ward corria para Victory Lane no domingo no Texas Motor Speedway. Foi a primeira vitória do mexicano de 21 anos, a primeira do relacionamento da AMSP que começou em 2020, a primeira da equipe desde 8 de julho de 2018 e a oitava desde que a equipe foi formada como Sam Schmidt Motorsports em 2001. Foi a primeira vitória do Team McLaren em seu retorno à IndyCar Series e do jovem piloto mexicano na categoria principal. Graças a O’Ward, que se juntou a seu ex-colega de equipe da Indy Lights Colton Herta para se tornar um vencedor da corrida da IndyCar, a combinação Genesys 300 e XPEL 375 terminou com algo novo para comemorar com o início de uma nova era e parece estar se desenhando uma disputa interessante onde o seis vezes campeão, Scott Dixon terá uma geração de jovens pilotos a tentar impedir que ele alcance o sétimo título. Minha editora falou-me que “panela velha é que faz comida boa”, que era uma coisa que se diz no Brasil. Não entendi o exato significado dessas palavras, mas se a “panela velha” for Scott Dixon, sim; a comida é muito boa! Vamos acelerar! Sam Briggs Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |