Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Rafael Câmara é campeão na Europa e a Aldeia Cup PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 27 April 2021 23:26

A pandemia com um número recorde e assustador no Brasil praticamente paralisou as competições para prevenir a contaminação com a inevitável aglomeração que qualquer competição de kart ocasiona. Afinal, várias categorias se reúnem para correr em um mesmo dia e é normal termos mais de 100 karts em atividade. Com isso temos, eu um espaço pequeno, mais de 500 pessoas se juntarmos pais e mecânicos.

 

Mas na Europa, que conta com uma maior estrutura, tivemos a continuação – na verdade a conclusão – do WSK e o piloto pernambucano, Rafael Câmara, que vinha correndo muito bem e liderando o campeonato, de múltiplas etapas, em vários kartódromos na Europa este ano e em Lonato, local escolhido para o final dos campeonatos da WSK, o mais importante tradicional da Europa, venceu várias etapas, e conseguiu o título do  WSK  Super Masters  Series  neste último fim de semana em Lonato na Itália, na categoria OK, e a etapa final do campeonato  contou com as categorias Ok, OKJR, ,KZ2 e Mini.

 

 

Com o segundo lugar na etapa final Rafael Câmara faturou o campeonato de quatro etapas com 92 pontos de vantagem sobre o vice-campeão, o italiano Andrea Kimi Antonelli, que está no programa de desenvolvimento de talentos da Mercedes. O terceiro lugar, Arvid Lindblad, vencedor da etapa de Lonato, é integrante de jovens talentos da Red Bull.

 

O título do Super Masters Series foi o segundo do piloto ORT na Europa em 2021. Em fevereiro, ele conquistou o WSK Champions Cup em Adria, outra vez com Antonelli como vice-campeão e Lindblad em terceiro. Considerando os mais de 300 competidores regulares dos eventos do WSK – os principais nomes do kartismo no planeta – Rafael Câmara foi o único que terminou todas as etapas realizadas em 2021 entre os seis primeiros.

 

 

Na categoria Mini, o campeão foi o Holandês Rene Lammers (filho do ex-piloto de F1 Jan Lammers e irmão do várias vezes campeão Europeu de Kart, Bas Lammers), correndo com chassi Parolin. levou a melhor e conseguiu vencer em Lonato e com isso ultrapassar o seu principal rival, o espanhol Christian Costoya, que se complicou na pré-final e com o mau resultado acabou também superado por Emanuele Oliviere na classificação final.

 

A categoria KZ2 a final teve a vitória do francês Emilien Denner, com o holandês Marijn Kremmers chegando em segundo e outro francês, Adrien Renaudin em terceiro. Com esse resultado Marijn Kremmers levantou o título, com Juho Valtanen ficando em segundo e Viktor Gustavsson em terceiro.

 

 

E a categoria OKJR foi dominada no final de semana pelo piloto dos Emirados Arabes Unidos, Rashid Al Dhahen, o que permitiu que ele tomasse a ponta na tabela e conquistasse o campeonato. Al Dhaheri garantiu uma vitória sólida na final liderando o Brit Harley Keeble e o japonês Kean Nakamura-Berta. Powell foi 18º na final e terminou em terceiro na classificação final, já que foi ultrapassado também pelo brasileiro Matheus Ferreira, que terminou em quarto. Com esse resultado, o brasileiro foi o vice campeão, atrás Dhahen. Detalhe: Matheus não pontuou em uma das etapas por quebra e abandono.

 

Kartismo no Brasil.

No Brasil, tivemos a Aldeia Cup, com a segunda e a terceira etapa. Por causa do  cancelamento das provas da Granja Viana (Copa São Paulo e KGV) e de Interlagos (Paulista Light) devido ao covid 19, as provas foram adiadas para Maio. O único campeonato de kart a correr em abril foi o Aldeia Cup, no kartódromo de Aldeia da Serra. Vários pilotos que correm em outros campeonatos, participaram para se manterem em atividade, onde mais de 80 pilotos estiveram em ação. Vamos aos resultados.

 

A Parilla Graduados e a Parilla Sênior foram juntas para o grid, com 14 karts na disputa. Na segunda etapa o top 3 da Graduados foi Gabriel Gomez, João Tesser e Eduardo Perez. Na terceira etapa os 3 primeiros foram Gabriel Gomez, João Tesser e Enzo Gianfratti. Na Sênior o top 3 foi com Raphael Martins, André Rosário e José Augusto Dias nas duas etapas.

 

 

A F4 Sênior e a F4 Super Sênior também correram juntas, com um grid de 19 karts, mas apenas 4 pilotos na Super Sênior. Na Sênior o Top 3 da segunda etapa foi Ricardo Cury, Paulo Sant’Anna e Marcos Paulo. Na terceira etapa os três primeiros foram Paulo Sant’Anna, Marcos Paulo e Carlos Eduardo. Pela idade, Paulo Sant’Anna foi o vencedor da Super Sênior nas duas etapas.

 

As categorias Shifter, Graduados, Sênior e Super Sênior também correram juntas, com 7 pilotos na Graduados, 5 na Sênior e 2 na Super Sênior. Na graduados, a segunda etapa teve o top3 com Pedro Lopes, Pedro Piquet e Richard Annunziata e na terceira etapa, novamente Pedro Lopes, com Leo Lamelas e Pedro Piquet no Top3. Na Sênior Fernando Baroudi venceu as duas etapas, com Luis Souza e Pedro Paulo no top3. Pela idade, Luiz Souza também foi o vencedor da Super Sênior.

 

A F4 Graduados teve um grid de 13 kartistas e nas duas etapas o vencedor foi Murilo Fiore, com Giuliano Forcolin e Rodrigo Dantas trocando posições no top3 na segunda e terceira etapas. A Categoria Mirim, que correu junto com a Cadete, teve apenas um inscrito, Lucas Ferreira, que ficou em 6° na geram em ambas as etapas. A Cadete, com 11 kartistas, teve Samuel Santiago, Raphael Rodrigues e Miguel Gazzineo no top3 da segunda etapa e na terceira etapa, Samuel Santiago venceu novamente, seguido de Miguel Gazzineo e Mateus Martin. Por fim, a F4 Junior teve um grid com 11 competidores. Na segunda etapa, o top3 teve Henrique Freitas, Ricardo Moraes e Lucas. Na terceira etapa tivemos João Pedro, Henrique Freitas e Henry Lucas (que não é o mesmo Lucas).

 

Agora precisamos torcer para as pessoas serem mais responsáveis e termos uma melhor condição na pandemia para as competições de kart voltarem a acontecer.

 

Rodrigo Botana

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.