Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Pré-temporada nos EUA e Europa: 5 brasileiros na pista PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 04 April 2021 19:53

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana não tivemos corridas, mas tivemos brasileiros nas pistas, na Europa e nos Estados Unidos em treinos preparatórios para o início das respectivas temporadas na Fórmula 3 FIA, Fórmula Regional Europeia, PRO2000 e USF2000.

 

Na pista, tivemos cinco brasileiros (Eduardo Barrichello, Gabriel Bortoleto, Caio Collet, Francisco Porto e Enzo Fittipaldi) buscando a melhor adaptação e a melhor condição para dar início aos seus respectivos campeonatos da melhor maneira possível. Desafios não faltarão para nossos jovens pilotos. A concorrência é sempre dura nessas categorias.

 

Testes da F3 na Áustria.

Caio Collet, nosso representante no FIA F3 confirmado (ainda temos a esperança de uma confirmação de Igor Fraga para o campeonato) esteve na pista neste primeiro final de semana de abril no Red Bull Ring, na Áustria para participar dos primeiros testes da pré-temporada da categoria em 2021. Coincidentemente, ele está completando 19 anos e recebendo este presente no que seria “o melhor lugar do mundo” para comemorar.

 

 

 

Foi a estreia oficial do brasileiro na categoria, confirmado há algum tempo como piloto da equipe MP Motorsport, embora ele já tenha testado com o time em outubro do ano passado, em Barcelona, na Espanha.

 

Trinta carros estiveram na pista neste primeiro teste coletivo de 2021. Caio Collet iniciou a sessão de sábado pela manhã com o segundo melhor tempo. À tarde, finalizou em 10º. No domingo ele ficou em 10º pela manhã e, à tarde, registrou a melhor marca dos dois dias e o novo recorde da categoria (apesar de precisarmos considerar que as condições meteorológicas estiveram bem atípicas para o início de primavera na região, chegando inclusive a nevar).

 

 

 

No total, Caio Collet completou 171 voltas e deixou a concorrência atenta! É apenas o início do trabalho. A categoria ainda tem agendados para os dias 21 e 22 deste mês uma nova rodada de testes coletivos no autódromo de Barcelona, o mesmo onde a temporada terá início no final dos dias 6 e 8 de maio. Logo após a etapa inaugural, entre 12 e 13 de maio, os pilotos terão mais dois dias de treinos em Jerez de la Frontera, também na Espanha.

 

Testes da Fórmula Regional Europeia em Paul Ricard.

A categoria, agora contando com suporte francês da Alpine, o braço desportivo da Renault, realizou seu terceiro período de testes pré-temporada visando a i início da competição que acontecerá em Ímola, com a realização do evento-suporte do GP de Emilia Romana da F1, entre os dias 16 e 18 de abril.

 

 

Com dois brasileiros na categoria – Eduardo Barrichello e Gabriel Bortoleto – fazendo parte do grupo de 32 pilotos inscritos (até o momento) para a temporada, eles tiveram direito a quatro sessões de pista no traçado que será utilizado pela categoria na etapa programada para a França e que, lamentavelmente, corta no meio a reta Mistral.

 

Metade dos pilotos são considerados “novatos”, não tendo disputado nem a Fórmula Regional Europeia quando equipada com chassi e motores italianos, ou mesmo a Fórmula Renault Europeia, com a maioria destes novatos vindo da F4 italiana, a mais competitiva do continente, justamente onde estava Gabriel Bortoleto.

 

 

 

Se formos considerar apenas os novatos, Eduardo Barrichello terminou o período de teste na pista francesa como o 11° e Gabriel Bortoleto o 14°. No geral, Barrichello foi o 21° com o somatório dos dois dias, com uma volta de 1m58.910s, 1s319 mais lento que o melhor tempo, estabelecido pelo também novato Isack Hadjar. Gabriel Bortoleto foi o 28° no somatório dos dois dias, com uma volta de 1m59.274s, 1s683 mais lento que a volta mais rápida e 364 milésimos de segundo mais lento que Barrichello.

 

Nos EUA, Road to Indy na reta final.

A temporada de 2021 está em seus momentos finais de apronto para o início da competição, programada para o final de semana de 15 a 18 de abril, com a programação completa da categoria. O treinamento de primavera começou no sábado, 3 de abril, com sessões de fotos, filmagens e apresentações para os pilotos USF2000 e Indy Pro 2000, seguidos por dois dias de testes, que contou com quase cinco horas de tempo de pista dedicado para cada uma das categorias. Os pilotos da Indy Lights tinham programadas atividades fora da pista semelhantes na segunda-feira, 5 de abril, e suas próprias cinco horas de teste na terça-feira, 6 de abril.

 

 

 

Na USF2000 estamos representados por Francisco ‘Kiko’ Porto, que neste anos terá dois companheiros de equipe na DeForce, o que proporcionará mais dados de telemetria para o acerto dos carros. Na primeira sessão de treinos coletivos, Kiko marcou o tempo de 1min22seg945, nas 23 voltas que deu na pista. Logo depois, na segunda sessão, conseguiu melhorar o seu próprio tempo, com 1min22seg765, mas desta vez com apenas 19 voltas em toda a sessão. Foram apenas 4 décimos de segundo para o melhor tempo do dia, do americano Christian Brooks, fez que 1m22.323s. Na segunda-feira o brasileiro ficou com o 2° melhor tempo, com 1m21.768s na sessão final.

 

Na PRO2000, degrau sequinte para os pilotos que buscam chegar à IndyCar Séries, teremos a estreia de Enzo Fittipaldi, que deixou o projeto de buscar a Fórmula 1 e decidiu “correr em casa”. O herdeiro do sobrenome Fittipaldi é “brasileiro”, nascido e criado na Carolina do Norte. O neto do consagrado bicampeão da Indy500 e campeão de 1989 da categoria terá outros 16 adversários na pista, 7 deles não norte americanos.

 

 

 

O site da categoria deixa muito a desejar – assim como a assessoria de imprensa do piloto – e não atualizou a tabela de tempos obtida pelos pilotos no teste da categoria. Se Enzo mantiver a performance nas pistas que vem tendo nas corridas virtuais, podemos esperar grandes corridas do caçula dos Fittipaldi Brothers.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando duas categorias, com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em dois continentes e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal.

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Last Updated ( Tuesday, 06 April 2021 08:21 )