Olá, Leitoras e Leitores do Lance, tudo bem? Espero que sim! Depois das mudanças no meu calendário na Meyer Shank Racing, minha estreia oficial na minha nova equipe no NTT IndyCar Series será justamente na Indy 500, marcada para o dia 30 de maio. Obviamente que eu, competindo em seis das 17 provas do campeonato, estou fora da briga pelo título. Mas isso não tem problema. Sei que é uma nova fase e estou feliz pela oportunidade. O importante é poder, novamente, estar na maior prova do mundo. Com três vitórias na Indy 500 e nenhum título conquistado na categoria, muitos jornalistas já me perguntaram se eu trocaria uma vitória no Indianapolis Motor Speedway por um título. A minha resposta é sempre a mesma: “Não”. Claro que sempre almejei ser campeão na Indy e lutei forte para que isso acontecesse. Acho que ter sido vice-campeão por quatro vezes é uma prova disso. Além disse, foram muitas as temporadas em que cheguei lutando pelo título na última etapa do campeonato. Isso me dá muito orgulho das temporadas que cumpri na Penske, ininterruptamente, entre 2000 e 2017. Helio Castroneves vai para sua 21ª Indy 500 com a empolgação de um novato para conquistar seu 4° anel. Vocês se lembram que, mesmo nos meus três anos de Acura Team Penske, o Roger sempre me disponibilizou um carro para correr em Indianapolis. Esse era o acordo que a gente tinha e ele cumpriu integralmente, como é seu estilo. Aliás, dentre as inúmeras qualidades de Roger Penske, uma das principais é honrar a palavra dada. Se ele disser a você que vai fazer uma coisa, pode dormir descansado, pois ele vai fazer sem pestanejar, tendo ou não um papel assinado. Por si só, Indianapolis é um lugar que te abraça, que te acolhe, que joga em você uma espécie de energia que faz com que nos sintamos mais fortes. Tem alguma coisa que o simples fato de estar ali provoca felicidade. Há todo um ritual e é uma benção poder participar dele ano a ano. E, no meu caso, vou para a minha 21ª. Indy 500. Maio está chegando, queira Deus que já estejamos vivendo momentos menos dramáticos e que todos nós possamos viver a magia daquele lugar maravilhoso. Fiquem bem, cuidem-se. Falta pouco! Até a próxima semana. Helio Castroneves Reprodução autorizada da coluna de Helio Castroneves, originalmente publicada no site www.lance.com.br Olá Amigos, Eu cresci e me tornei um fã da IndyCar Series desde muito cedo e quando chegava o mês de maio, eu quase enlouquecia, deixando os livros de lado e meu pai furioso por só querer saber o que estava acontecendo no Indianapolis Motor Speedway. Era o mês das decisões, dos treinos, dos ajustes e da classificação onde nem todos os que desejavam correr conseguiam um lugar no grid. Era comum termos mais de 33 inscritos – o número de carros que alinham nas 500 Milhas no último domingo de maio – mas nos últimos anos o que passamos a ver foram as equipes que participam do campeonato colocando carros extras e convidando pilotos para a disputa da corrida centenária. Só que isso pode mudar para este ano e termos pilotos que não consigam obter o tempo necessário nos dias de classificação. É importante lembrar que as 500 Milhas de Indianapolis tem um regulamento peculiar e, nas suas peculiaridades, temos o fato de “quem classifica é o carro, não o piloto”. Assim, o dono do carro pode trocar de piloto para a corrida caso um piloto que ele considere mais forte possa fazer uma corrida melhor com seu carro. Eu nunca vi isso acontecer, mas há registros deste tipo de ação no passado. Em 2021 teremos mais inscritos do que vagas no grid. Vai ter gente ficando de fora e assistindo a corrida pela televisão. Há uma expectativa concreta de, no mínimo, 34 participantes em posição de treinar e tentar se qualificar para a corrida, mas apenas 31 são conhecidos por terem feito negócios. Os outros três, porém, são considerados formalidades e aguardam a confirmação do motorista para ingressar nesse grupo. Além disso, existem três outros potenciais candidatos com chances variadas de aumentar a lista de inscritos para até 37. Com base no que provavelmente acontecerá entre o esperado e os potenciais, 35-36 qualificadores estão atualmente projetados para competir pelas 33 vagas. Olhando para a lista de pilotos que são conhecidos e por estarem na “lista de candidatos para as vagas da Indy 500, com Oliver Askew, James Davison, Santino Ferrucci, JR Hildebrand, Katherine Legge, Oriol Servia e Cody Ware, temos candidatos com ótimo potencial para esquentar a disputa e ameaçar os pilotos regulares do campeonato. Vamos acelerar! Sam Briggs |