Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Pilotagem de Competição x Direção Preventiva: Qual a relação entre os dois, se é que há alguma relação? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 11 March 2021 21:42

Hoje contarei um pouco da minha história. De como cheguei a atual profissão (Diretor de Provas e Instrutor de Pilotagem de Competição e de Direção Preventiva) e qual a relação que existe entre a pilotagem de competição e a direção preventiva, se é que existe alguma.

 

Iniciei no automobilismo por paixão, desde pequeno sempre gostei de carros, influenciado pelo meu pai, que na realidade não era um apaixonado por carros, mas trabalhava em uma concessionária de automóveis. Quando eu era adolescente, fui convidado por um amigo para ser fiscal de pista (bandeirinha) em Interlagos. Aceitei e em seguida, fui aprendendo a fazer outras atividades no automobilismo até me tornar Diretor de Provas. Inicialmente, diretor apenas no kart e atualmente diretor completo, kart e carro.

 

Estou no automobilismo desde 1975, quando tinha 15 anos, tempo suficiente para entender todas as oscilações deste esporte, oscilações no quesito financeiro, já que o automobilismo é muito sensível ao “mercado” e vive quase que exclusivamente de patrocínios, sendo assim, é muito comum, profissionais estarem muito bem em um ano e no ano seguinte não terem onde trabalhar. Então, em 1985, percebendo esta realidade, comecei a trabalhar paralelamente ao  automobilismo, a Direção Preventiva, até então chamada apenas de Direção Defensiva. Hoje, escutamos falar em Direção Segura, Direção Defensiva e Direção Preventiva, todos são muito semelhantes e atendem as necessidades de segurança no trânsito, porém, pela própria etimologia da palavra, a Direção Preventiva é a mais completa, pois além de trabalhar o comportamento do condutor, para que ele não entre em situação de risco, também abrange quesitos da Direção Defensiva, que dá condições técnicas para o condutor se defender de alguma situação inesperada no trânsito. Já a Direção Segura é mais um nome genérico que explica o conceito de se dirigir com segurança.

 

  Diploma de participação de curso para diretores de corridas feito pela FIA em 2021.

 

Para ser Diretor de Provas, não era necessário fazer qualquer curso, a experiência te levava ao cargo, porém hoje, fazemos seminários de atualização todos os anos e este ano (2021) o seminário foi realizado pela FIA para alguns Diretores de Provas selecionados no mundo todo.

 

Voltando ao assunto, vamos tentar entender no que a pilotagem de competição pode ajudar na direção segura?

 

 Sergio Berti em 1985, de bandeira na mão, dando aula de legislação desportiva na Escola de Pilotagem Interlagos.

 

 Atualmente na mesma escola...

 

 Acima, na década de 90, acompanhando a aluna Cintia Mirella em sua primeira largada.

 

No passado, quando iniciei na direção segura, existia um conceito de que o jovem que se dedicasse ao automobilismo, iria “gastar” toda sua vontade de correr, nas pistas e não faria “loucuras” nas ruas. Era apenas um conceito, que, apesar de escutar muito, percebia que na prática não era bem assim que acontecia, pois via muitos pilotos abusando nas ruas, já que tinham habilidade e técnica na condução de seus carros. Continuei trabalhando nas duas atividades, já que, como instrutor de pilotagem de competição, eu conseguia instruir alunos pilotos e alunos motoristas do cotidiano.

 

Ao longo dos anos, com muita sensibilidade, comecei a identificar quais conceitos ou fundamentos de pista poderiam ser utilizados no dia a dia de um motorista comum e foi então, que, junto com alguns instrutores que trabalhavam comigo, desenvolvemos o conceito de “Direção Preventiva”, onde podíamos utilizar as técnicas do automobilismo de competição, porém, sem jamais usar a velocidade do automobilismo. O grande desafio seria desvincular a imagem de velocidade, mas trazer a técnica de pilotagem ao motorista comum fazendo com que ele dirija como se estivesse pilotando, porém “devagar”.

 

Desde então, o conceito virou curso Direção Preventiva: o motorista deve aprender a utilizar todas as técnicas do automobilismo, tais como, posição de guiar, frenagem simples e de emergência, tomada, tangência e saída de curva, além de outros quesitos que ensinamos nos cursos, mas o item mais importante que deve ser associado aos dois condutores, pilotos e motoristas, é o fato do automobilismo trabalhar muito PREVENTIVAMENTE. Na pista, os pilotos sempre preparam a próxima curva antes de efetivamente fazê-la. Nos boxes, as equipes são extremamente preventivas, não arriscam nada na manutenção dos carros e desta forma, com este conceito PREVENTIVO, é que consegui criar um curso que atende bem aos motoristas do cotidiano, porém, para ser um bom motorista deve-se aprender estes conceitos e técnicas além de fazer o mais difícil na minha opinião, mudar o comportamento! Existe uma frase que eu utilizo muito em meus cursos de direção preventiva: “quem dirige em velocidade adequada para cada situação, não entra em situação de risco. Pode ate ser envolvido em uma situação de risco, por algum outro motorista que não tenha a mesma habilidade e/ou comportamento igual ao dele, mas neste caso ele foi envolvido e sendo assim entra a necessidade de utilizar as técnicas que foram trazidas da pilotagem de competição”.

 

 Orientando a utilização correta do cinto de segurança e ensinando a posição certa de dirigir, semelhante a de um piloto de competição..

 

 No antigo retão de Interlagos. Atualmente utilizado como pista de testes, dando aula de Direção Preventiva.

 

Pilotagem de Competição x Direção Preventiva, o que é de um e o que é de outro:

 

Pilotagem de Competição: para ser piloto de competição, deve-se se aprender a administrar velocidade em retas (muito fácil), mas o mais importante é aprender a frear, uma freada adequada, trás o veículo para uma velocidade que permite que ele faça a curva o mais rápido possível, evitando o excesso de atrito dos pneus no deslocamento lateral, pois todos sabemos que um pneu “girando” é muito mais rápido do que um pneu “arrastando”, além disso, o mais importante é manter sempre o motor “cheio”, para descarregar potência o quanto antes nas saídas de curvas, conseguindo assim uma maior velocidade em final de retas.

 

 Instruindo o Instrutor... últimas orientações antes do aluno ir para a pista com o Instrutor de Pilotagem.

 

Direção Preventiva: para ser um bom motorista, deve-se ter o entendimento que, velocidade, apesar de não causar acidentes, POTENCIALIZA os danos causados nele, então o primeiro objetivo é não andar em excesso de velocidade, utilizar os conceitos trazido da pilotagem de competição que são efetivamente úteis no dia a dia, como posição de guiar, equipamentos de segurança (cinto e outros), técnicas de frenagem e sensibilidade para entender o veículo e as vias. Mas o mais importante é fazer com que o motorista mude ou adeque o seu comportamento, pois é muito claro para mim, que um motorista, mesmo que não tenha muita habilidade, mas que tenha um comportamento adequado, se torna muito mais seguro do que um motorista muito habilidoso, mas que, por conta desta habilidade “abuse” nas ruas e rodovias.

 

 Durante a parte prática dos cursos, é preciso tirar todas as dúvidas dos alunos

 

Direção Preventiva é tentar evitar os acidentes, através de comportamento e velocidades adequados, para não entrar em situação de risco e caso isto aconteça, ter conhecimento e técnica para sair desta situação.

 

Mas e se tudo isto for aplicado e mesmo assim o acidente acontecer?

 

Então, teremos aí, um verdadeiro “acidente”, já que 95% de tudo que chamamos de acidentes, na verdade não são acidentes, são situações evitáveis. Acidente como o próprio nome diz, é tudo aquilo que acontece e que nenhuma atitude humana faria evitar que ele acontecesse e são apenas 5% das ocorrências, os demais fatos, os outros 95%, não são acidentes, são situações evitáveis.

 

Conhecendo e aplicando tudo isso, estaremos muito mais seguros no trânsito.

 

É isso e boa viagem!

 

Sergio Berti