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Quantidade e Qualidade PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 24 February 2021 19:50

Caros Amigos, passamos por dias bastante conturbados no mercado financeiro e com impactos que foram muito além das nossas fronteiras. Há anos temos assistido, de forma quase impotente, uma fuga de capital estrangeiro do nosso país. Alguns analistas dizem que a quantidade do montante não reflete a qualidade do que permanece. Eu sempre discordei desta colocação.

 

A qualidade de uma proposição pode ser negativa ou afirmativa. É afirmativa quando inclui todos ou alguns membros em uma classe. Se todos os destros em um grupo são homens, e alguns membros da sala não são destros. Por outro lado, é negativa quando exclui um ou todos os membros de uma determinada classe. As duas formas possíveis de fazer isso é: nenhum homem é destro e alguns membros da sala o são. Já a quantidade de uma proposição categórica pode ser universal ou particular. Universais são aquelas que afirmam algo sobre todos ou nenhum dos membros de uma classe. Particulares são aquelas proposições que fazem afirmações sobre apenas alguns membros de determinada classe.

 

O investimento em quantidade não traz nenhuma garantia de que a qualidade daquilo que se oferece seja algo 100% seguro. Isso se aplica a diversos seguimentos do micro e macro universo do ser humano em sua existência, indo da cultura à guerra, da oratória à reflexão. Tudo que diz respeito a relação de quantidade e qualidade não segue uma lei insofismável de que ela será positiva e afirmativa, trazendo resultados dentro de uma expectativa que se busca.

 

Uma vez que nosso site tem diversos correspondentes na Europa e América do Norte e eles tem acesso ao link da Sky Sports, que faz uma cobertura diferenciada nos finais de semana, envolvendo a cobertura das categorias de acesso – Fórmulas 2 e 3 – especiais, entrevistas, comentários e análises pré e pós corrida, com uma grande equipe de profissionais nos autódromos e outra no estúdio.

 

A abertura da temporada da F1 (e da F2) acontecerão na mesma data que a abertura da temporada da Stock Car, no final de semana 27 e 28 de março.  Com o novo formato da F2, com rodadas triplas a cada final de semana, uma das corridas será no domingo, o que junto com a F1 e a corrida da Stock Car deve proporcionar algo em torno de 3 horas de velocidade na pista... e no caso da nova detentora dos direitos de transmissão da F1, que também se comprometeu a transmitir a categoria de acesso e assinou contrato no ano passado para transmitir a Stock Car.

 

Há nos bastidores uma especulação de que há a possibilidade de uma transmissão que possa durar até 6 horas de automobilismo. Para nós, apaixonados pelo esporte a motor, isso é um sonho. Contudo, para a emissora brasileira isso pode ser um grande problema, não apenas técnico como também comercial. Esse é o tipo de conflito que passa ao largo do entendimento do público em geral, mas que tem enorme peso nas relações dentro da administração e impactar diretamente na saúde financeira da emissora.

 

Desde o ano passado foi retomado o foco na grade de programação dominical o programa idealizado pelo saudoso Luciano do Vale, o “Show do Esporte”. Precisamos ser racionais e aceitar que mesmo distante, o futebol é o esporte com maior público, enquanto o automobilismo atinge um nicho muito específico, em geral conhecedor e extremamente crítico. Nosso site recebe mais de 100 emails por dia com sugestões, críticas e elogios. Uma emissora de televisão atinge um público muito maior.

 

Evidentemente, quando se cria a expectativa de uma super cobertura, cria-se também a expectativa sobre a qualidade desta cobertura. Quando vemos Damon Hill, Martin Brundle, Paul di Resta e Johnny Herbert coordenando e apresentando as entradas entre as corridas (é possível ver trechos deste trabalho na internet) vemos o tamanho da estrutura do canal de TV britânico, algo que a emissora brasileira não vai ter com apenas uma repórter de campo no local e todos os demais membros da equipe em estúdio no Brasil. Caso não façam um trabalho pelo menos “muito bom”, o impiedoso “tribunal da internet” não será benevolente com os profissionais da emissora brasileira.

 

O menor dos problemas – mas que pode ser também um problema – é o fato de, pelo fuso horário, a largada do GP de F1 acontecer ao meio dia (o que nas corridas europeias geralmente será às 10:00) e temos no mesmo domingo a abertura da Stock Car no Velopark. Como a emissora em questão tem direitos de transmissão em rede aberta (algo de grande interesse da promotora da categoria) não haverá conflito de horário. Resta saber agora se a corrida da Stock Car ocorrerá às 11:00 horas, como muitas vezes aconteceu, ou às 14:00 horas, encerrando a programação de pista no circuito gaúcho.

 

Em ambos os casos vai haver um comprometimento do trabalho da F1, encurtando o período pré-corrida, com a ida dos carros e pilotos para o grid, eventos de Lewis Hamilton (caso aconteçam), entrevistas, entre outras, ou no pós-corrida, com o pódio, entrevistas com vencedores (e outros), análise da corrida e seus momentos mais importantes porque a corrida da Stock Car vai estar começando.

 

Isso é algo que a emissora terá que fazer muito bem, para que o compromisso da quantidade consiga ter também o compromisso da qualidade. Este será o grande desafio no final de março.

 

Um abraço e até a próxima,

 

Fernando Paiva