Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O show dos campeões da Turismo Nacional em Goiânia PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 22 February 2021 18:19

E aê Galera... agora é comigo!

 

E finalmente a temporada 2020 do nosso automobilismo nacional terminou. Depois de um adiamento e uma mudança de estado, a categoria mais democrática do automobilismo brasileiro foi concluída – e com sucesso – no autódromo da sempre linda Goiânia.

 

Com a transmissão mais empodeirada do automobilismo mundial – afinal, tendo na narração o filho primogênito e legítimo de um Deus egípcio e nos comentários um enviado de Cristo, o que podia dar errado? E eles ainda tiveram o reforço da Paquita, cortesia da Xuxa, eterna rainha dos baixinhos! Com 8 corridas e a habitual disputa equilibrada, que ainda teve a presença da chuva na qualificação e na disputa da Super pra aumentar o grau de dificuldade, assim foi o sábado em Goiânia.

 

Na decisão do Turismo Nacional 2020, um dos títulos em disputa foi definido por antecipação: o da classe 1A. Com direito a susto. Richard Heidrich não largou na primeira prova da categoria com problemas em seu Mobi n°16. Nas corridas seguintes, com um terceiro e duas vitórias, ele colocou a mão na taça antecipadamente.

 

Davi dal Pizzol (de Gol) e Victor Perillo (de Onix) foram os outros dois vencedores da 1A. Dividindo o grid, o resultado da categoria 1B deixou o catarinense Josias Esmério, o Joba, bem próximo da conquista, mas como na Turismo Nacional tudo pode acontecer (inclusive nada) Alexandre Bastos (Ford Ka) ainda foi para o domingo com chances matemáticas de salgar o marreco recheado do Joba. Alexandre, que também é catarinense, venceu as corridas 1, 3 e 4 – Joba foi o melhor na 2 com o um VW Up.

 

 

 

Mas foi na que podemos chamar de categoria principal, a Super, que a fervura subiu. Com as inversões de posição para os grids das corridas 2 e 4 tudo ficou mais indefinido e no domingo estava tudo em aberto. Na primeira prova, Gustavo Magnabosco levou a melhor com o seu Gol, seguido pelos dois principais candidatos ao título: Rafa Lopes de novo Onix e do então líder do campeonato, Juninho Berlanda, com um Fiat Mobi.

 

Rafa conseguiu superar os adversários para vencer a segunda, seguido por Peter Ferter num Toyota Etios e Magnabosco. Berlanda foi apenas o sexto. Mas quem disse que disputa na TN é coisa fácil? A chuva caiu no autódromo e bagunçou a vida de todo mundo para a corrida 3. Não faltaram rodadas e escapadas para a grama (nisso o autódromo de Goiânia ajuda: dá pra voltar pra pista, mesmo depois de perder muito tempo) e Juninho Berlanda segurou o touro na unha para vencer, seguido de Fausto de Luca (VW Gol) e Rafa Lopes.

 

No domingo, não teve milagre, mas teve show de competência na pilotagem: Juninho Berlanda na Super e Josias Esmério, o Joba, na 1B garantiram os dois títulos restantes no Turismo Nacional de 2020 – Richard Heidrich já havia assegurado a conquista na 1A no sábado. Para Belanda, o domingo foi o dia da forra depois de um sábado complicado. Com uma virada nas duas corridas finais, o catarinense voutou a liderança que tinha perdido na véspera pra levantar o caneco. Já o Joba, esse correu com a cabeça, evitou se meter em encrencas e também garantiu a taça pra Santa Catarina.

 

 

 

Os catarinenses só não fizeram o serviço completo, com barba, cabelo, bigode e depilação das partes íntimas, porque o cearense Beto Pontes tacou uma rapadura na cabeça dos barrigas verde e levou o título, de forma merecida, para o estado com o maior e melhor automobilismo do nordeste. Aproveito para agradecer ao nosso amigo e parceiro, Robério Lessa, vulgo Barbapapa, pelo material fornecido para o nosso site.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- E a Band anunciou quem será seu narrador da F1 para 2021 (e 2022? Vamos ver se ele não desiste, se a emissora não desiste dele ou se dão a chance para o Sinestro): vai ser o Ligadíssimo Caprichoso, Sérgio Maurício. Eu não acho ele ruim. Dá umas escorregadas no quiabo, se empolgou muito nas vezes que deram chance pra ele... quem sabe agora, com menos pressão, ele se solta e se sai bem. Vamos torcer!

- O bom Deus nos poupou! A Band tentou contratar um dos “narradores de futebol” (nas minhas redes sociais eles recebem um adjetivo que é censurado pela editoria). Na antiga emissora, tinham dois destes: um que nem deixava o comentarista falar e outro que deixava, mas sempre se metia nos comentários sem saber coisa (o advérbio não era bem esse...) nenhuma. Algo que nenhum dos dois sabe.

- Saiu o calendário que faltava: a nossa categoria gourmet, a Porsche, divulgou seu calendário na última sexta-feira via sua estranha assessoria de imprensa, que é de uma concorrente italiana, com direito a dois finais de semana em Portugal (se a pandemia deixar).

- Vamos “comprar margarina pelo preço de manteiga”! O novo canal da velocidade, a Band, anunciou a transmissão de todas as corridas no domingo... mas o calendário prevê corridas no sábado e no domingo! Inclusive, as 3 corridas de endurance serão no sábado!!! Como diz aquele narrador de futebol que nunca se meteu a narrar corridas, “se ligue no replay”!

- Por falar em transmissão, a TV Cultura (que felizmente tenho no meu pacote de assinatura) vai transmitir a Fórmula E! Com narração do Baiacu do Cerrado, meu contarrâneo que vive pulando de galho em galho. O Foxbola, pelo visto, vai se segurar só com a NASCAR e (Deus permita) a MotoGP.

- Até agora, nada de confirmação da Indy na Band...

- E para quem é viciado em velocidade, o portal High Speed Brasil, do grande amigo Pedro Malazartes, o careca mais feio de São Paulo, vai ter em 2021 uma overdose de programação para quem gosta de esporte a motor. É Só se inscrever no canal do youtube e acelerar. E eles foram mais além: vão estar no National Sports Channel, que está para entrar na grade de programação das TVs por assinatura do país. Automobilismo pra quem gosta e por quem sabe fazer!

- E no domingo a Stock Car anunciou que Tonho Nareba Kanaan vai ser o companheiro de equipe do Barrichello na Stock Car. Um nome de “tirar o ar” para deixar a categoria ainda mais estrelada. Darei uma caixa de iogurte gourmet para o primeiro jornalista que postar um vídeo entrevistando o novo astro da categoria perguntando se ele manda fazer a máscara do covid19 sob encomenda pra caber aquela napa gigante!

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

    
Last Updated ( Wednesday, 24 February 2021 00:04 )