Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Sem ação nas pistas; muita ação fora delas PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 08 February 2021 09:59

Olá leitores!

 

Tudo bem convosco? Por enquanto falta ação dentro das pistas, mas fora delas a agitação é considerável... aqui no Brasil tivemos o terremoto de 9 graus na Escala Richter que foi a não renovação dos direitos de transmissão da Fórmula Um para a Globo, confirmada na última quinta-feira. Os sinais de que algo de errado estava acontecendo vinham aparecendo há algum tempo, variando do descaso da emissora com o produto que ela transmitiu ininterruptamente desde 1981 até a saída de profissionais de comprovada competência no assunto automobilismo do quadro de funcionários da emissora, mas essa semana que passou foi a pá de cal.

 

Falou-se muito em questões financeiras, mas claramente não foi apenas esse o problema. Acredito que a insistência da Globo em não permitir a vinda do streaming próprio da categoria para o Brasil tenha influenciado mais do que questões financeiras. Até esse domingo ainda não foi anunciado oficialmente o novo canal que transmitirá a categoria por aqui, mas todas as movimentações de pessoal ocorridas recentemente indicam que deve ser oficializado que a TV Bandeirantes será a responsável pela transmissão em 2021 e 2022. Inclusive a repórter Mariana Becker, que fazia a cobertura nos autódromos pela Globo, já foi contratada pela Bandeirantes. Provavelmente um dos comentaristas deverá ser o Reginaldo Leme, o que sempre é uma indicação de alta qualidade de informação.

 

Como eu vejo essa alteração? Com otimismo. A Bandeirantes tem um histórico de coberturas esportivas muito bom, e não deve cair no amadorismo de não mostrar a premiação no pódio ao final das corridas como a Globo andou fazendo regularmente nos últimos tempos. Também deveremos contar com profissionais que entendam do assunto automobilismo para fazer a narração, anúncio esse que deve ser feito nos próximos dias. Como a probabilidade estatística de conseguirem narrador pior que Galvão Bueno tende ao zero, apenas consigo enxergar um cenário melhor para as transmissões.

 

Para aqueles que, com a moeda tapuia profundamente desvalorizada como está, conseguirem pagar em dólar, deve estar disponível a F1TV, canal de streaming oficial da categoria, com acesso a todo o acervo de corridas históricas (mais de 600) e aos dados de telemetria da cronometragem da prova. Eu já me contentava com o acesso à telemetria, reconheço.

 

Enfim, resumindo, estou entre otimista e esperançoso com a mudança na transmissão. Todas as condições para um belo salto qualitativo estão presentes, e espero que aproveitem a chance de fazer um trabalho de boa qualidade, coisa que as Organizações Globo já tinham desistido de apresentar.

 

Ainda no assunto Fórmula Um, a novela mexicana da renovação de contrato do Hamilton chegou ao fim! Consta que se chegou a um acordo financeiro e o inglês colocou uma cláusula no contrato na qual ele pode vetar a contratação de companheiro de equipe que possa ameaçar a posição dele na pista (Verstappen?). Excelente notícia para o Sancho Pança, digo, Valtteri Bottas, péssima para o Russell, que só deve conseguir ir para a Mercedes quando o inglês se aposentar. No pacote estão também uma diminuição nas visitas a fábrica e aos eventos promocionais, além do suporte na criação de uma fundação para as ações sociais que o heptacampeão está cada vez mais envolvido. Aparentemente Hamilton não está tão seguro assim do seu talento superior e preferiu se precaver contra a situação já enfrentada no passado contra Alonso e Nico Rosberg... e a Mercedes vai deixar o seu piloto “na pressão”: o contrato tem apenas 1 ano de duração!

 

Em 2021 teremos nova oportunidade de constatar a maior resistência dos carros da Indy perante os da Fórmula Um: Romain Grosjean assinou contrato com a Dale Coyne para correr 13 etapas. Curioso para ver ele disputando posição contra Takuma Sato, Marco Andretti, entre outros... promete ser divertido. Pena que ele não correrá nos ovais. Quem sabe após conhecer melhor a categoria e os carros em 2022 ele não aceite fazer a temporada inteira?

 

Saindo das 4 rodas e indo para as 2 rodas, o drama da recuperação de Marc Márquez prossegue. Já se sabe que ele não estará disponível para as primeiras etapas do campeonato; a dúvida é em que forma que ele conseguirá voltar para cima da moto. O HRC ainda não definiu quem deve pilotar a moto de Márquez enquanto ele não se recupera (desta vez) 100% da lesão sofrida ano passado. Ventilou-se seriamente o Dovi, mas... como ele é uma pessoa intelectualmente privilegiada (ironia modo ON) andou soltando algumas declarações que podem fazer o interesse dos japoneses arrefecer. Ou seja, o que já estava morno pode ficar gelado. Enfim, problema dele.

 

E a etapa argentina do Mundial de Motovelocidade já não estava assim exatamente com grandes probabilidades de acontecer em 2021, e nesse domingo o autódromo que recebe a corrida, em Termas de Río Hondo, foi quase todo destruído pelas chamas. As cenas que chegaram pela internet são de cortar o coração, e sinceramente espero que consigam recuperar a área destruída. Felizmente não tivemos vítimas, apenas os extensos danos materiais.

 

Infelizmente mais um herói de nossas pistas nos deixou, Arturo Fernandes, um dos grandes nomes da Divisão 3, que diversas vitórias alcançou com seu Fusca patrocinado pela Luxford. Resquiat in pace, Arturo, e que as corridas aí no outro lado sejam bastante numerosas. Meus pêsames aos familiares e amigos.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini

 

  
Last Updated ( Monday, 08 February 2021 10:48 )