Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Já Era Esperado... PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 02 June 2010 05:43

  

Amigos, o acidente entre Mark Webber e Sebastian Vettel, companheiros na RBR, polarizou as atenções no GP da Turquia disputado no último domingo em Istambul. Muita coisa pode ser dita sobre o caso, e várias versões e colocações foram feitas. Eu divido a culpa entre três pessoas: Webber, Vettel e Christian Horner. Vou tentar colocar o meu ponto de vista, para que você leitor possa tirar suas próprias conclusões.  

 

Já está confirmado que o engenheiro de Vettel sabia bem que ele estava mais rápido em velocidade final, e podia frear muito mais dentro da curva. Próximo ao momento do acidente, na volta de número 40, o engenheiro do alemão informou ao engenheiro de Webber, que Sebastian por conta de poupar mais combustível na primeira parte da prova, vinha com tudo para cima de Mark. O chefe da equipe Christian Horner também sabia do caso, e não tomou nenhuma atitude explícita, deixando o desenrolar do fato ao encargo dos pilotos. Erro número 1. 

 

Quando Vettel se aproximou de Webber, Lewis Hamilton da Mclaren já estava encostando no alemão, por conta de Mark em 1º estar com ritmo mais lento. Horner sabia que a única solução era deixar Sebastian ir para o primeiro posto. Avisado no rádio, Vettel sabia que Mark estava mais lento e, é claro, Webber sabia que o companheiro vinha com tudo. Vettel escolheu então uma freada forte para a chicane antes da reta dos boxes, tirou a RBR de lado por dentro, e foi espremido até a linha branca. Ate aí tudo bem, Mark defendeu a posição. Mas de repente Vettel, já com meio carro a frente (este fato é importantíssimo), foi mais para a direita, obviamente presumindo que Mark faria o mesmo. E ele não fez. Erro número 2.  

 

Após o impacto, ficou claro que Vettel se afobou, mas a pancada foi na parte traseira de sua RBR, furando o pneu e danificando a suspensão. Ora, se Mark queria brigar mesmo sabendo que Vettel estava mais rapido, porque não tentou dar o troco depois em vez de seguir reto o que, repito, era até um direito dele para defender a posição? O mesmo fez Lewis Hamilton quando foi ultrapassado por Button, dando o troco na sequência. O detalhe é que no boxe da Mclaren, Martin Withmarsh gritou com os dois no rádio e a briga parou. Portanto, a maneira como Webber encarou a situação foi o erro número 3.

 

Não isento Vettel de culpa, inlusive a maior parte dela, mas ele com certeza não foi o único culpado como a maioria afirmou.  

 

Em tempo: Felipe Massa deve renovar com a Ferrari (que, aliás, foi mal na Turquia) o mais rápido possível, e o anúncio será feito no Brasil. Finalmente a renovação do contrato de Massa!  

 

Um abraço e oremos sempre. 

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it  

 

 

Last Updated ( Wednesday, 02 June 2010 05:52 )