Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
WRC Monza: Sete vezes Ogier PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 06 December 2020 15:06

Chegamos!

 

As corridas e eventos de Rally em Monza sempre tiveram um caráter festivo, mas desta vez a região seria palco da decisão do campeonato mundial de 2020 neste difícil ano de pandemia.

 

O WRC ACI Rally Monza estreia após uma adição tardia ao calendário. As seções da pista de corrida de Monza se misturam com curvas inclinadas e estradas de serviço no circuito. Também apresenta estradas de montanha perto do Lago de Como, no sopé dos Alpes italianos. O evento tradicional mais compacto do WRC em termos de distância.

 

História

• Realizado pela primeira vez em 1978 e rapidamente se tornou um evento de celebração de final de temporada para pilotos de rally, especialistas em pistas e motociclistas.

• As primeiras edições apresentavam superfícies mistas, com etapas na pista e em estradas de cascalho dentro do circuito. A partir de 1985 passou a ser todo asfalto.

• Lenda do MotoGP, Valentino Rossi, é o mestre de Monza com sete vitórias entre 2006 e 2018.

• As estrelas do WRC a provar o sucesso incluem Dani Sordo em 2010 e 2013, o nove vezes campeão mundial Sébastien Loeb em 2011 e Robert Kubica em 2014.

 

O que há de novo para 2020

• Tudo - o rali nunca apareceu no WRC.

 

 

 

Estágios

• A ação começaria na tarde de quinta-feira na pista do parque perto de Milão com o espetacular palco do Legado de Monza.

• Sexta-feira seria baseada no circuito. Uma corrida matinal dupla no estágio Júnior é seguida por duas passagens da tarde no Roggia mais longo. A etapa do Grand Prix, conduzida na escuridão, termina o dia após 69,61km de competição que inclui curvas famosas como Parabolica, Lesmo e Rettifilo, bem como trechos de cascalho.

• O roteiro do sábado incuiria viagens para nordeste para o trecho mais longo do evento em estradas rápidas, mas técnicas, ao norte de Bergamo. As voltas da manhã e da tarde de Selvino, Gerosa e Costa Valle Imagna são seguidas por uma repetição do estágio do Grande Prêmio do circuito, novamente no escuro, percorrendo 126,95 km.

• De volta a Monza para o último dia da temporada de domingo. Uma terceira sequência do Grand Prix será seguida por duas passagens de Serraglio, a segunda formando o Wolf Power Stage. Os 16 estágios totalizam 241,14 km.

 

Palco Icônico

• O Costa Valle Imagna, com 22,17 km de sábado, é a etapa mais temida. trechos técnicos lentos e estradas semelhantes a pistas rápidas levam a uma descida final, onde tripulações com coragem, determinação e notas precisas de ritmo podem fazer uma grande diferença.

 

 

 

Desafio

• Poucos pilotos e navegadores têm experiência em Monza e nenhum dos pilotos da frente conhece as etapas de sábado, então deve se aclimatar rapidamente às diferentes características.

• Um recce difícil aguarda as equipes, que devem preparar notas de ritmo altamente detalhadas de uma folha de papel em branco em apenas duas passagens por cada estágio.

• O clima. Chuva e nevoeiro matinal são possíveis tanto em Monza quanto nas montanhas, enquanto o gelo não pode ser descartado nas altitudes mais elevadas de sábado.

• As condições das estradas no sábado podem se deteriorar com a passagem de cada carro. Lama e folhas serão puxadas para a superfície enquanto os motoristas fazem curvas para salvar décimos vitais.

• Dirigir no escuro. A etapa final do Grande Prêmio de sexta e sábado será disputada na escuridão.

 

Especificações do carro

• Configuração do asfalto. O composto duro de borracha Pilot Sport da Michelin é a primeira opção de pneu com a versão macia também disponível. Um pneu de emergência para chuva estará disponível em caso de chuva forte. Pneus cravejados não são permitidos.

 

Servicepark

Na área do paddock do circuito de Monza.

 

 

 

Destaques principais

• A batalha final pelos títulos mundiais de piloto, navegador e fabricante, bem como lutas semelhantes nas séries WRC 2, WRC 3 e Junior WRC.

• Carros de Rally Mundial no modo “super sexy” de perfil baixo. As estradas de asfalto em forma de circuito da Espanha são o mais próximo que o WRC chega de carros em configuração de corrida completa. Os estágios da pista de Monza irão garantir que eles tenham as configurações de suspensão mais baixas e difíceis possíveis.

• Famosa 'curva' de Monza, como Parabolica, Lesmo e Grande.

• A primeira visita do WRC a trechos de montanha complicados na região da Lombardia, no norte da Itália.

 

Shakedown

 

Thierry Neuville foi confortavelmente mais rápido no nevoeiro do shakedown na manhã de quinta-feira para o ACI Rally Monza. O belga trouxe a maior experiência de Monza para esta rodada final do Campeonato Mundial de Rally da FIA, tendo terminado por duas vezes em segundo na prova de asfalto. Ele fez bom uso disso nas estradas da Catedral de Velocidade, parando os relógios 2.1s mais rápido do que Ott Tänak, companheiro de equipe do Hyundai i20. Sébastien Ogier foi o terceiro em seu Toyota Yaris, a mais 0.7s.

 

 Thierry Neuville foi o mais rápido no Shakedown e animou os membros da equipe Hyundai na briga pelo título de construtores.

 

A neve que caiu ontem derreteu, mas as estradas permaneceram escorregadias enquanto a névoa pairava sobre o complexo do circuito. As temperaturas giravam em torno de zero. O estágio apresentou uma mistura de asfalto de pista de corrida lisa e estradas de serviço técnico. Neuville saiu rapidamente dos blocos para definir seu tempo de referência na primeira das três passagens, 4.5s à frente de Ogier.

 

Os colegas da Toyota Kalle Rovanperä e Takamoto Katsuta saltaram para o segundo e terceiro lugar na segunda passagem, antes de Ogier e Tänak avançarem na corrida final. O par de Yaris terminou em quarto e quinto lugar, com Gus Greensmith completando os seis primeiros.

 

Foi uma abertura nervosa para o favorito ao título Elfyn Evans. O galês, que detém 14 pontos de vantagem na luta pelo título, girou em uma chicane 1,3 km após o início de sua primeira corrida, danificando a carroceria traseira de seu Yaris. Ele acabou terminando em nono.

 

 Na primeira especial, no cair da tarde da quinta-feira, Sébastien Ogier foi o mais rápido. Ele tinha que vencer em Monza.

 

Sébastien Ogier garantiu a liderança no ACI Rally Monza da Itália na tarde de quinta-feira, com uma vitória apertada no estágio de velocidade de abertura. O francês, que disputava a sétima coroa do Campeonato Mundial de Rally da FIA, foi o mais rápido no complicado e técnico Sottozero de 4,33 km, o Monza Legacy em um Toyota Yaris, a 0.5s de Thierry Neuville.

 

Os quatro pilotos que lutam pelo título ocuparam os quatro primeiros lugares. O atual campeão Ott Tänak estava 1.5s atrás do Hyundai i20 companheiro de equipe Neuville, com o favorito do campeonato Elfyn Evans em quarto lugar, a mais 0.7s em outro Yaris.

 

 Elfyn Evans estava tranquilo. Com 14 pontos de vantagem, estava "marcando" os passos do companheiro de equipe.

 

Uma mistura de asfalto liso rápido no próprio circuito e pistas estreitas e sinuosas no interior criavam um palco de contrastes. A névoa da manhã havia se dissipado, mas as condições ainda estavam escorregadias em temperaturas de apenas 3°C. Ogier, que largou 14 pontos atrás de Evans, tem um plano mestre simples. “Eu preciso vencer, então eu preciso dar tudo. As condições continuarão a ter um papel importante, por isso temos de estar bem”, disse ele.

 

Depois de girar em shakedown esta manhã, Evans estava novamente desapontado com si mesmo. O galês quase ultrapassou um cruzamento depois de deslizar em uma chicane e admitiu: “Eu fui um pouco cuidadoso e vamos ter que ir mais rápido do que isso durante o fim de semana. Foi a chave para passar por este”. O terceiro Yaris de Kalle Rovanperä e o Ford Fiesta de Esapekka Lappi completaram os seis primeiros, embora Finlandês Lappi quase tenha julgado mal a freada na última curva.

 

 Mais rápido no Shakedown, Thierry Neuville não conseguiu repetir a performance na primeira especial da competição.

 

Dani Sordo, Gus Greensmith, o líder do WRC 3 Jari Huttunen e Teemu Suninen completaram o top 10. Foi um início desastroso para Takamoto Katsuta, que ultrapassou uma curva e, ao tentar regressar à etapa, bateu numa parede apenas 2,3 km após a partida. O impacto danificou a direção de seu Toyota Yaris e o piloto japonês não foi além.

 

O rally continuaria na sexta-feira com um dia inteiro de ação em Monza. Duas passagens matinais por Scorpion (13,43km) são seguidas por uma corrida dupla sobre Cinturato (16,22km). A perna terminaria com o PZero Grand Prix (10,31 km) no escuro, levando a contagem do dia para 69,61 km.

 

 Mesmo com chances remotas, Ott Tänak foi pra disputa pensando tanto no título de pilotos como no de construtores.

 

A sexta-feira foi um dia muito complicado no ACI Rally Monza. A chuva forte transformou a pista e as estradas do parque em uma bagunça lamacenta, com água parada causando aquaplanagem. As condições eram tão extremas que os pilotos optaram pelo pneu para neve com piso pesado da Michelin em um esforço para encontrar alguma aderência.

 

Dani Sordo venceu o estágio de abertura com seu Hyundai i20 para superar o líder da noite, Sébastien Ogier, mas Esapekka Lappi foi o primeiro a apostar nos pneus de neve e imediatamente avançou. Sua liderança permaneceu intacta até o estágio final, quando ele passou por uma chicane e ficou para trás.

 

 A disputa inicial do ACI WRC Monza foi entre Dani Sordo e Esapekka Lappi, ofuscando a disputa pelo título.  

O espanhol acelerou na fase especial de encerramento da primeira etapa no circuito italiano “Cathedral of Speed” para rebaixar o finlandês e liderar esta rodada final do Campeonato Mundial de Rally da FIA por 1.0s. Sordo, que venceu duas das cinco etapas, foi recompensado por fazer alterações na configuração de seu carro para melhorar o manuseio após o teste de levantar a cortina de ontem. O piloto da Hyundai conseguiu estabelecer uma vantagem na liderança no ACI Rally Monza na noite de sexta-feira após uma batalha de um dia inteiro com Esapekka Lappi em estradas inundadas.

 

Ogier foi o primeiro dos quatro competidores que começaram a etapa final da temporada com chances de conquista do título. Ele venceu uma etapa e ficou em terceiro em seu Toyota Yaris, 11.0s atrás do Ford Fiesta de Lappi, apesar deste ter cortado fardos e girado duas vezes. Para garantir o sétimo título, Ogier precisa se distanciar o companheiro de equipe Elfyn Evans, mas o galês estava apenas 5.1s atrás em quarto após uma movimentação medida.

 

 Os dois maiores contedores tiveram uma postura de "ataque comedido", cada um com seus objetivos bem traçados.   

Ott Tänak, cujas chances de manter o título estão por um fio, foi o quinto, apesar de receber um choque quando a porta do motorista de seu i20 se abriu durante a SS2. O estoniano estava 0.6s atrás de Evans e 7.1s à frente do Yaris de Kalle Rovanperä. Andreas Mikkelsen chegou a terceiro, igualando-se aos mais potentes World Rally Cars em seu Skoda Fabia Evo com especificação WRC 3. Ele terminou em sétimo, à frente do estreante na primeira divisão Ole Christian Veiby. Emil Lindholm e Oliver Solberg completaram a tabela de classificação.

 

Thierry Neuville foi o primeiro candidato ao título a cair. Depois de escorregar em uma cerca esta manhã, o belga travou numa chicane na parte da tarde antes de finalmente se retirar quando o motor de seu i20 parou depois de passar por enorme “lagoa” no trajeto da especial. Teemu Suninen retirou-se depois de mancar em três etapas com um motor defeituoso em seu Ford Fiesta e seu companheiro de equipe Gus Greensmith saiu quando bateu em um portão e quebrou a suspensão dianteira direita. 

 

 Thierri Neuville foi o primeiro a dar adeus a disputa e preocupou a equipe que precisava superar a Toyota.

 

A perna mais longa de sábado, baseada em estradas perto do Lago de Como, no sopé dos Alpes italianos, teria no programa dois loops idênticos de três estágios, seguidos por uma etapa de encerramento em Monza. O clima da montanha terá um papel importante, com neve certamente cobrindo as partes altas.

 

Mas as disputas não se encerraram após o desafio enlameado. Dani Sordo e Esapekka Lappi, líder e vice líder do ACI Rally Monza foram ambos penalizados após análise dos comissários. Isso deixou os três primeiros colocados espaçados dentro de 2.0s.

 

    No final do dia, Dani Sordo e Esapekka Lappi foram punidos por vazar uma chicane, mas isso não os tirou da liderança.

 

Os comissários da final italiana da temporada do Campeonato Mundial de Rally da FIA deram a ambos os pilotos uma penalidade de 10s por cortar a mesma chicane durante o estágio de velocidade final do PZero Grand Prix no circuito de Monza. A decisão dos comissários disse que ambos ‘não seguiram as instruções do road book’ na chicane 2,05 km após o início da etapa - uma violação dos regulamentos.

 

Em audiências separadas, os comissários examinaram as evidências de vídeo e ouviram Alain Penasse da Hyundai Motorsport e o chefe da equipe M-Sport Ford, Rich Millener. Em relação a Sordo, a declaração dos comissários disse: “O motorista do carro nº 6 travou as rodas na aproximação da chicane na tentativa de parar, ficou confuso porque a chicane era diferente daquela de uma especial anterior. Ele viu que não havia fardo à sua frente e foi em frente”.

 

A respeito do Lappi, os comissários disseram: “O piloto do carro 4 travou as rodas na aproximação da chicane e fez um esforço para parar. Os representantes da equipe afirmaram que o motorista decidiu fazer o que considerou a opção mais segura, indo em frente, batendo no fardo de feno na lateral do traçado”. Com as penalidades aplicadas, Sordo manteve a vantagem de 1.0s sobre Lappi, mas Sébastien Ogier, terceiro colocado, ficou apenas 1.0s atrás.

 

 Evans vinha tranquilo... talvez tranquilo demais em sua "marcação" a Ogier. Bastou um deslize e tudo foi barranco abaixo.

 

O sábado reservaria desafios nas montanhas próximas a Monza e estradas sinuosas com o desafio branco da leve e escuro do gelo negro para exigir dos pilotos o máximo de atenção e destreza. Foi em uma dessas curvas que o líder do campeonato de pilotos do WRC, Elfyn Evans, saiu da estrada em condições traiçoeiras na especial 11 com o trajeto coberto de neve no ACI Rally Monza. Isso fez seu título em potencial deslizar pelo barranco abaixo, deixando seu rival mais próximo na luta pelo título, o companheiro de equipe Sébastien Ogier, numa situação bastante segura para conquistar sua sétima coroa na tarde de domingo em Monza.

 

Evans não foi capaz de se recuperar do incidente nas colinas geladas acima de Monza, o que o colocou fora da disputa pelo resto do dia. No entanto, ele espera que seu Toyota Yaris tenha evitado qualquer dano maior no incidente e que ele possa reiniciar amanhã, com pontos cruciais do Wolf Power Stage em oferta para manter vivas suas esperanças de título.

 

 Sébastien Ogier vinha fazendo sua parte e terminou o sábado na liderança da competição, colocando uma mão no título.

 

Sébastien Ogier terminou o dia pronto para conquistar o sétimo título após a decepção de Evans com Monza. O francês está muito próximo de vencer novamente o Campeonato Mundial de Rally da FIA após um dia extraordinário no ACI Rally Monza no sábado. Ele completou a penúltima etapa do final da temporada com uma vantagem de 17.8s em seu Toyota Yaris, depois que seu companheiro de equipe e favorito no campeonato Elfyn Evans desceu um barranco nevado. Mas não foi apenas isso, herdar uma situação em uma condição ocasional.

 

O pêndulo balançou para frente e para trás entre Ogier e Dani Sordo em uma batalha matinal sem fôlego em estradas principalmente molhadas depois que grande parte da neve que cobriu a área derreteu durante a noite. A liderança mudou de mãos em todas as fases antes de Ogier se livrar do espanhol, que escolheu cautela em vez de bravura após o acidente de Evan na parte da tarde. A neve profunda causou o cancelamento da penúltima etapa, mas Ogier não estava dando nada como garantido.

 

 Ott Tänak também veio fazendo a sua parte e encurtava a distância para Dani Sordo. Precisava contar com um azar de Ogier.

 

Evans vinha tranquilo, era o terceiro colocado, foi o mais rápido na divisão intermediária no teste de Gerosa na parte da tarde nos Alpes italianos, quando foi pego pelas condições. Seu Yaris escorregou para fora da estrada até acertar uma árvore. Esportivamente, Evans correu de volta pela estrada para alertar Ogier sobre o perigo iminente e evitar que seu colega se juntasse a ele no mato.

 

Ott Tänak terminou o dia em terceiro, 4.3s atrás do companheiro de equipe Sordo. Se a dupla mantiver esses lugares, seria suficiente para a Hyundai Motorsport reter o título de fabricante. Os finlandeses Esapekka Lappi e Kalle Rovanperä foram quarto e quinto respectivamente em seus Ford Fiesta e Toyota Yaris. Lappi sobreviveu a um giro e Rovanperä saiu ileso após deslizar contra uma parede de pedras e neve.

 

 Evans não foi o único a se acindentar no sábado. Gus Greensmith teve que abandonar apos virar seu carro na pista nevada.

 

O líder do WRC 3, Andreas Mikkelsen, Oliver Solberg e Jari Huttunen foram os próximos, com o líder do WRC 2, Mads Østberg e Emil Lindholm, acabaram completando a tabela de classificação. Gus Greensmith e Ole Christian Veiby abandonaram após violentos acidentes na mesma curva, enquanto Thierry Neuville não reiniciou depois de abandonar na sexta-feira, com a Hyundai optando por manter o belga fora das estradas de montanha.

 

Faltando três estágios de velocidade no famoso circuito da Catedral de Velocidade de Monza no domingo, cobrindo 40,25 km, Sébastien Ogier está com a coroa do título ao alcance das mãos, mas mesmo com tão pouca distância a percorrer, este francês de 36 anos tem consciência de que nada está ganho.

 

O domingo amanheceu gelado como o coração do líder do campeonato para o último dia de competição no ACI Rally Monza 2020. Chegando ao parque de serviços com o regulamento embaixo do braço e 17.8s de vantagem sobre Dani Sordo, Sébastien Ogier sabia muito bem o que tinha que fazer: percorrer os pouco mais de 40 km restantes sem correr riscos desnecessários, sem bater e sem ser forçado a um abandono.

 

Ogier começou a rodada final enfrentando uma desvantagem de 14 pontos para o companheiro de equipe da Toyota Gazoo WRC Racing, Elfyn Evans. Ele assumiu a liderança na manhã de sábado, mas o ritmo medido de Evans manteve o galês no caminho para um primeiro sucesso no campeonato.

 

 Sébastien Ogier tinha apenas que não errar nos últimos 40 km de competição... e não errou! Sete vezes campeão.

 

Mas o sonho de Evans terminou quando ele caiu em um barranco depois de ser pego pelas traiçoeiras estradas de montanha cobertas de neve. Um erro que custou todo um ano de trabalho e a perspectiva de um título inédito, além da volta da coroa para a Grã Bretanha.

 

Ogier facilitou a etapa final encharcada de chuva de domingo no circuito da Catedral de Velocidade de Monza para vencer por 13.9s e levar a coroa por oito pontos. Os pilotos franceses conquistaram o título em 16 ocasiões nos últimos 17 anos. Um número impressionante.

 

 Ott Tänak fez tudo o que podia, foi o segundo, fez 4 pontos no power stage, mas ainda assim, foi insuficiente.

 

Mas é claro que tinha que haver algum drama. Depois de um fim de semana caracterizado por chuvas intermináveis ​​em Monza e neve cobrindo as estradas nos Alpes italianos, Ogier sofreu um último susto nos quilômetros finais do Wolf Power Stage. Os limpadores de seu Yaris falharam brevemente, deixando-o sem visibilidade atrás de um parabrisa enlameado.  

 

O atual campeão Ott Tänak terminou em segundo com um Hyundai i20, 1.4s à frente do companheiro de equipe Dani Sordo. O pódio duplo foi suficiente para garantir títulos consecutivos de fabricantes para a Hyundai Motorsport a cinco pontos da Toyota Gazoo Racing.

 

 De volta para o Power Stage, Elfyn Evans fez 4 pontos, mas isso foi insuficiente para conquistar o título.

 

Tänak e Sordo trocaram de lugar ao longo das três fases finais de domingo, com o estoniano selando o segundo lugar no estágio final. O agorra não mais campeão terminou o campeonato 17 pontos atrás do campeão e os pontos perdidos do acidente no início do campeonato, em Monte Carlo poderia ter dado outra face a essa disputa final.

 

O primeiro líder Esapekka Lappi terminou em quarto no Ford Fiesta, igualando seu melhor resultado da temporada. O finlandês estava 30.7s atrás de Tänak e 21.6s à frente do Yaris de Kalle Rovanperä. O vencedor do WRC 3, Andreas Mikkelsen, completou os seis primeiros em um Skoda Fabia.

 

 Ogier e Ingrassia fizeram a festa com a equipe no encerramento do Rally em Monza, mas o título de construtores foi para Hyundai.

 

Oliver Solberg, o campeão mundial do WRC 3 Jari Huttunen, o vencedor do título do WRC 2 Mads Østberg e Pontus Tidemand completaram a tabela de classificação. Um desapontado Evans recomeçou esta manhã depois da queda e terminou em 26º.

 

O calendário de 2021 já foi divulgado e pode ser visto no site do WRC na internet. Na teoria, tudo volta ao normal com um campeonato de 12 etapas, passando por quatro continentes, indo de janeiro a novembro. Esperamos poder derrotar de vez a pandemia.

 

 

 

Assim concluímos mais uma temporada do Campeonato Mundial de Rally neste ano atípico de 2020. Devemos parabenizar todos os que se envolveram com este desafio de fazer um campeonato mundial, com tantas variáveis e tantos envolvidos por tantos países, tantas pessoas e tudo em prol do esporte (e, claro, dos negócios) que envolvem a competição. E no ano que vem tem mais!

 

Arrivedercci,

 

Redação Rally.it

 

Last Updated ( Sunday, 06 December 2020 23:34 )