Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Collet: do céu ao inferno e as meninas do Brasil PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 08 November 2020 22:27

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Essa semana teremos menos atividade em termos de campeonatos, mas nem por isso teremos menos emoções. A Fórmula Renault Eurocup terá (praticamente) toda a minha atenção com Caio Collet correndo atrás do título da categoria e com chances, dependendo dele para vencer as quatro corridas que faltam e esperando algum problema com seu adversário direto, Victor Martins. O acidente provocado por David Vidales em Ímola, somada à vitória do piloto francês prejudicou bastante nosso representante.

 

Mas nesta semana o Brasil esteve envolvido em outra disputa. Na verdade, na continuação dessa disputa onde 70 politos, jovens adolescentes, meninas, do mundo inteiro, em busca da realização de um sonho, começaram a competição com suporte da FIA e da Academia de Pilotos da Ferrari onde depois de várias seletivas, chegamos na teta final.

 

 Julia Ayoub e Antonella Bassani chegaram à fase final do programa da FIA. agora, só uma pode ser a vencedora.

 

No circuito de Le Castelet, em Paul Ricard, na França, quatro competidoras foram para pista, encarar o desafio de acelerar um carro da Fórmula 4, categoria que a vencedora vai estar, correndo com o suporte da Academia de Pilotos da Ferrari, a mesma que domina a categoria, e entre essas quatro estão as duas brasileiras: Antonella Bassani e Julia Ayoub.

 

Fórmula Renault Eurocup

A categoria escola francesa seguiu de Ímola direto para a Alemanha, onde o desafio será no circuito de Hockenheim, uma pista que permite diversas possibilidades de ultrapassagem, algo que Caio Collet pode ter a seu favor na disputa pelo título que ainda não está definida, apesar da grande vantagem do piloto francês Victor Martins, que assim como nosso piloto, corre em busca do título, que ele conquistou no campeonato dos novatos no ano passado.

 

Na manhã do sábado, em um ensolarado dia, os pilotos foram para a pista no treino 1, com seus regulares 20 minutos de duração para buscarem a pole position. Caio Collet estava dando início a um enorme desafio: vencer as quatro corridas restantes (e torcer por algum problema de Victor Martins) para poder conquistar o título geral da categoria (Collet foi o campeão entre os novatos no ano passado).

 

 No treino do Sábado, Caio Collet fez a sua parte e marcou a pole position.

 

Como vimos acontecer nos dias em que a meteorologia não transforma o treino em loteria, as coisas só esquentaram nos 10 minutos finais. Caio Collet veio como o mais rápido na pista durante a metade final final do treino e a disputa pela pole ficou entre o Brasileiro, Victor Martins e Alex Quinn, que só perdeu a primeira fila na última passagem de Martins, o que alimentava a perspectiva de ver o britânico se colocar entre nosso piloto e o francês na corrida.

 

6 horas depois os carros voltaram para a pista para encarar a corrida do sábado na parte da tarde, com menos sol, 12 graus de temperatura, mas com pista seca garantida para toda a prova. A largada seria crucial. Além de largar bem, Collet precisava contornar bem a primeira curva para evitar um ataque dos seus perseguidores no hairpin que fecha o primeiro trecho de alta velocidade após a primeira curva.

 

 Na corrida, com uma largada excelente e duas relargadas após safety car, Collet se impôs aos concorrentes.

 

Apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos de prova, Collet fez a sua parte, largando bem, bloqueando Martins e segurando a ponta. Alex Quinn não conseguiu  atacar o piloto francês como precisamos torcer, mas logo após a largada, com os acidentes ocorridos na largada, o safety car foi para a pista com o carro de Ugo De Wilde preso na caixa de brita na área de escape da curva 1.

 

Duas voltas depois tivemos a bandeira verde e na relargada Caio Collet largou bem e deixou Martins sob ataque de Alex Quinn, mas o francês conseguiu resistir ao ataque nessa primeira volta enquanto o Brasileiro conseguia abrir uma pequena vantagem para a briga. Mas um novo acidente, no hairpin dessa vez, onde um carro ficou atravessado na pista levou o o safety car de volta para a pista.

 

 Com uma atuação impecável, Caio Collet venceu a corrida do sábado e fazia sua parte na luta pelo título.

 

Com isso um terço do tempo de corrida se passou sem que os carros conseguissem completar uma volta sequer sem problemas. Novamente, duas voltas depois tivemos bandeira verde e novamente  Caio Collet relargou muito bem, mas desta vez Alex Quinn não conseguiu atacar o francês. A corrida seguiu e os 3 primeiros foram abrindo distância dos demais, com Collet se mantendo a salvo de ataques ao se passar a primeira metade da corrida.

 

Caio Collet ia abrindo vantagem, mas Alex Quinn não conseguia chegar perto o suficiente de Victor Martins para atacá-lo. O piloto brasileiro foi fazendo a sua parte, liderando e abrindo vantagem, mas continuava a necessidade de que algo acontecesse com Victor Martins para o francês perder posições, o que não aconteceu. Caio Collet venceu com Victor Martins em 2° e Alex Quinn completando o pódio.

 

 O treino do domingo foi completamente diferente: com dificuldades no acerto e falhas de motor, Collet ficou apenas com a P8.

 

Na manhã de domingo os jovens pilotos voltaram para a pista e foram para o classificatório 2, para a corrida que aconteceria na parte da tarde e mais uma vez Caio Collet precisava não somente terminar o treino em vantagem sobre Victor Martins, mas fazer a pole position para manter suas chances no campeonato.

 

A pista estava mais fria do que no sábado e os pilotos foram mais cedo para a pista, buscando ter pneus mais aquecidos e buscar o melhor acerto de seus carros. Na primeira metade dos 20 minutos de treino, Martins tinha a pole provisória enquanto Collet era apenas o 4°. Mas quem parecia ter o carro bem acertado era Lorenzo Colombo, que tomou a pole a 3 minutos do fim. Caio Collet teve um desempenho muito aquém do que fez no dia anterior, terminando apenas em 8°.

 

 Depois de uma excelente largada, quando saiu de 8° para 6°, Collet começou a corrida no ataque.

 

Seis horas depois os jovens pilotos voltaram para a pista e Caio Collet tinha um enorme desafio pela frente depois da desastrosa classificação pela manhã. Largar em 8° foi um duro golpe para quem chegou na Alemanha precisando vencer tudo até o fim do campeonato. O céu nublado trazia mais frio, mas não havia previsão de chuva para a região.

 

Após a volta de apresentação, as luzes vermelhas se apagaram e os pilotos partiram para 30 minutos +1 volta de disputa. Na largada, Collet largou muito bem e ganhou duas posições. O problema foi Martins também largar muito bem e tomar a ponta, mas, felizmente, o pole, Lorenzo Colombo, recuperou a liderança na saída do hairpin. Mas Collet precisava ser rápido e não deixar os líderes fugir.

 

 Algumas voltas depois, já em 4°, o brasileiro não conseguia se aproximar dos líderes, perdendo tempo a cada volta.

 

Na volta seguinte, com o erro de Paul Aron, Collet subiu para P5 e colou no 4° colocado, seu companheiro de equipe R-Ace. Colombo mantinha a ponta e com Martins e Colapinto, mas na volta 3 sua desvantagem para o líder já era de 4,4s. Em seguida, o 4° colocado, Hadrien David, ficou para trás e agora Collet tinha que acelerar para buscar os 3 carros à sua frente, mas era atacado por Alex Quinn. Faltava ritmo de corrida para acompanhar os líderes, sendo quase 1s mais lento por volta.

 

O mau rendimento de Collet se transformou m drama na sétima volta quando um problema de câmbio fez com que o brasileiro encostasse o carro na área de escape em um ponto que a direção de prova achou por bem colocar na pista o safety car. Duas voltas depois a corrida foi retomada faltando 12 minutos para o final da prova. Com o 2° lugar na corrida, Martins ampliou a vantagem para Caio Collet para 44 pontos (318x274) e o título agora é muito improvável.

 

 Na 7ª volta o pior que poderia acontecer, aconteceu: Caio Collet abandonou a prova com problemas no câmbio do carro.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando duas categorias, com brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em dois continentes e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

  
Last Updated ( Sunday, 08 November 2020 23:50 )