Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
É chegada a hora da verdade na Indycar 2020 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 20 October 2020 11:53

Bom dia, boa tarde e boa noite. Tudo bem com vocês? Prontos para o final de semana de decisão na INDY neste conturbado 2020 que acaba nunca? Antes de começarmos a esmiuçar a fórmula da emoção tivemos neste fim de semana a estreia do Sérgio Sette Câmara na Super Formula (SUPA FOMURA nihongo desu) que depois de muitos meses, finalmente conseguiu a liberação do governo japonês para correr na terra da Hatsune Miku. Na madrugada de sexta para o sábado fez a pole position, mas quando foi na corrida... O VTEC do brasileiro perdeu potência na volta 18 (Rage Your Dreams (...) ima o ikiteiru) e encerrou mais cedo as suas aspirações no certame no circuito de Sugo. Outro destaque deste final de semana foi a apertada disputa de Kevin Harvick e Joey Logano pelos playoffs da NASCAR  Cup Series. O piloto da Penske venceu o piloto da Stewart Haas e com isso entra definitivamente na briga do título da temporada 2020. Foi uma corrida meio sonolenta com poucas bandeiras amarelas, mas nas 42 voltas finais foram alucinantes até o desfecho do certame do oval do Kansas.

 

O sonho de Hélio Castroneves de voltar ao grid com a equipe de Woking pode ter acabado. A McLaren poderá confirmar Felix Rosenqvst no lugar do Oliver Askew após a temporada e disse ainda que vai continuar com dois carros apenas. Não é hora de abaixar a cabeça, ainda há oportunidades por aí como a RLL que tem ótimos acertos de motor Honda (Cool Vibrations) que planeja colocar um 3º carro ou a equipe de Michael Shank que está em expansão com a Liberty Media (Aquela mesma da F1! Quem diria!) ou a equipe do Carpinteiro que não é nenhuma Brastemp, mas tem potencial na Corrida do povo vulgo INDY 500, principalmente.

 

 As chances de Helio Castroneves estar no grid da Indycar em 2021 diminuiram, mas nem tudo está perdido para o Homem Aranha.

 

Vamos aos “finalmentes” com a decisão da categoria secular. Então senta que lá vem história e arrendonde o seu daí que eu arredondo o meu daqui. OLHO NO LANCE!

 

Dixon está determinado a quebrar os recordes de Foyt e Mario Andretti. Doutrinou a categoria neste ano e chegando a 50ª vitória no certame de Gateway sendo a sua 4ª vitória no campeonato atual. As outras três vitórias foram no Texas, Indy Gp (julho) e a corrida de número 1 de Elkhart  Lake vulgo Road America. Foi ao pódio mais duas vezes: no oval do milharal vulgo Iowa e na 104ª INDY 500, a Corrida do Povo depois de perder a disputa contra o Mito agora bi campeão da Brickyard, Sato Senpai.

 

Mas a partir da segunda corrida de Gateway ocorreu que a víbora da Oceania perdeu e muito rendimento: na corrida já citada chegou em P5, Mid Ohio depois de uma rodada tosca (deixe aqui sua risada) e no Harvest Gp (INDY GP com nome chique) nas corridas 1 e 2: P10, P9 e P8 respectivamente. Mas nem tudo está perdido, basta para ele ser Hexacampeão chegar até P9 independentemente da posição do novo Jardim ou se não conseguir alcança-lo torcer para que Newgarden chegue no máximo em terceiro pra ser feliz ou ainda mesmo se Newgarden ganhar precisa de um mísero 22º lugar. Três chances ou seja 75% de probabilidade (sou de humanas pessoal, sorry).

 

 Scott Dixon está com o título na mão. Basta fazer uma corrida concervadora e conquistará o título, mas na Indy tudo é possível.

 

Já no caso do Caipira veloz começou campeonato de 2020 com um terceiro lugar, mas ao longo do campeonato não foi constante suficiente sendo superado por Pagenaud na primeira metade. Após a principal corrida de monopostos do mundo que é a INDY 500 começa a crescer na tabela com o ótimo quinto lugar no secular certame e com as vitórias em: corrida 2 de Iowa e de Gateway e também a corrida 1 de Indy Gp em outubro que o colocou definitivamente na aspiração ao título.  Agora com 470 pontos no campeonato não há outra alternativa: é vencer ou vencer. Mas para isso além de vencer, o garoto do Tennesee necessita ganhar todos os pontos que ver na sua frente tanto pontos de liderança por mais número de voltas, melhor volta e quiçá o ponto de pole position, ou seja o final de semana perfeito. Além disso, tem que torcer que o piloto da Ganassi abandone, o que é algo improvável. Probabilidade de 25% de chances e antes disso ele tem que passa na benzedeira.

 

Quem disse que a briga acabou? Quem disse que o bronze não é importante? É aqui que a criança chora e a mãe não vê. Só Treta Mil Grau. Pilotos que estão no páreo: Hertinha 402 pontos, Power 388 pontos e Pato 376. Quem vem crescendo dos três é o primeiro citado. O aspirante a uma carreira na F1 vem de uma vitória soberana e puxou a trica da Andretti no circuito de Mid Ohio e mesmo com a perda da vitória no GP de Indy de Outubro continua constante e promete dar trabalho para não deixar escapar o troféu de melhor do resto sendo uma resposta a altura para os seus críticos que disseram que não estava sendo competente o suficiente atrás do volante.

 

 Josef Newgarden tem que fazer a sua parte: marcar a pole, liderar mais voltas e vencer a corrida. Daí é torcer contra Dixon.

 

Bil da força anseia pelo Top 3 após uma temporada muito abaixo de suas expectativas tanto que seu assento foi colocado em cheque pela Penske. Vem de duas vitórias na corrida 1 de Mid Ohio e corrida 2 no Gp Indy de Outubro doutrinando o grid nos mistos como outrora. William Potência já venceu em St. Pete e sabe dos segredos deste difícil circuito de rua para alcançar o triunfo e apagar este ano ruim e problemático.

 

O último, mas não menos importante vem o Pato Mexicano da equipe de Woking. Vem de uma temporada sólida e ficou no cheirinho de vitória em várias oportunidades. Depois de perder o P3 na classificação geral após as vitórias de Power e Hertinha, aspira em consolidar o seu lugar entre os três principais de 2020. Não pode vacilar, Cabrón!

 

Para dúvidas, críticas e sugestões me contate no grupo Automobilismo e Motocilcismo Brasil (facebook.com/AEMBR) ou no Indypédia (facebook.com/indypedia).

 

Ótima corrida a todos, cuide-se bem e até mais.

 

Leandro Fausto