Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Dança das cadeiras na reta final da Indy sem TV PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 29 September 2020 13:39

Bom dia, Boa tarde e boa noite. Tudo bem com vocês? Cá estamos nós novamente trazendo a coluna semanal da INDY. Iremos ver o “balança, mas não cai” do Askew (ou será que não), o retorno do Mito Castroneves e a Categoria Centenária foi suprimida mais uma vez na programação pela sua “casa” brasileira. Deixei de assistir o final das 24 de NURBURGRING pra ver a sonolenta corrida (CYKA BLYAT!) da Rússia da F1. Cai no sono e perdi tudo e só acordei quando estavam falando do Nelson Piquet. Como sempre a bola platinada inventando aquilo que não aconteceu como o fato de o Nelsão ter dificuldades para entender o funcionamento dos motores turbo da BMW. Já mais tarde assisti a NASCAR e foi sensacional! Torci muito para o Di Benedetto, mas não deu... Bis idem para a Penske de Joey Logano e Brad Keselowski.

 

Agora vamos iniciar os trabalhos da Fórmula da Emoção. Primeiro vamos falar do campeão da USF2000 em 2017, 3º lugar da Pro Mazda e Campeão da Indy Lights pela Andretti em 2018: Oliver Askew. De última hora foi chamado para substituir o Prefeito de HinchTown, James Hinchcliffe, após a polêmica do seu ensaio para uma revista esportiva. Lá vai o recém campeão para a equipe que ainda não era top, mas tem tudo para estar às cabeças do certame num futuro próximo. Seus melhores resultados foram um P9 no Texas e um pódio em P3 na corrida 1 e P6 na corrida 2 em Iowa. Tirando os resultados bons, vários resultados fracos e a falta de regularidade nas corridas. As vezes pode estar lá em cima disputando com os ponteiros, mas após algum período de corrida não mantêm o mesmo ritmo. Foram levantado diversas questões de sua performance no time de Woking e também se o pé é menor que o sapato: já entrar no time grande já de cara sem experiência? Minha opinião é que ele fique, caso a Mclaren tenha o possível 3º carro para a temporada 2021. Porém, contudo, todavia se manter essa inconstância nos resultados não terá assento garantido, pois se esperava ele como novo fenômeno da INDY por seus resultados na base.

 

 Oliver Askew vai passar para uma das três grandes categorias da Indy. Isso abriu uma oportunidade na McLaren para o final da temporada.

 

E ele está de volta: Hélio Castroneves! O Spiderman estará de volta neste fim de semana com a Lendária McLaren após o veto da equipe médica para Askew que vai estar afastado por problemas de coordenação e tonturas. O Tricampeão da INDY 500 irá substituir o “quem te Askewtou” na rodada dupla no Templo Indiânico e o piloto de Ribeirão Preto ainda negocia com o Mítico time para estar no grid ano que vem, e pelo visto os negócios se encaminham muito bem para a junção de ambas as partes e garantir o assento.

 

Outro Mito que vai voltar ao grid é o Prefeito Hinchcliffe. Após uma temporada muito fraca, Zach Veach (VIXI MARIA KKKK) foi dispensado e também o seu patrocinador rompeu contrato com o americano. Já se fala da permanência do Prefeito para a temporada seguinte, isso se a Andretti mantiver a esquadra de 5 viaturas atuais (Rossi, Hunter Reay, Hertinha (com o time associado) ele e Marco) pois o time de Michael Andretti tem interesse na IMSA e ainda não se sabe por qual categoria (DPI ou GTD) e com isso poderá ter a redução de máquinas para a equipe.

 

 Depois de estar mostrando que ainda tem muita lenha pra queimar com IMSA, Helio Castroneves vai voltar pra Indy nessa reta final.

 

Para quem depende de Bandsports, só lamento: a emissora vai passar Roland Garros (prefiro Prince of Tennis) na sexta-feira dia 2 de outubro. Isso porque a corrida vai de encontro ao horário de um dos jogos da competição que será às 17 horas, horário de Brasília, e com isso a INDY só passará em VT (e se passar). Nada ruim que não possa piorar: dia 11 de outubro bis idem: só que dessa vez com o campeonato italiano (Ma Bello!) às 15:45 com Juventus vs Hellas Verona e a INDY as 15:30 a corrida nas ruas de São Petersburgo. Poderia dizer que estou indignado pela preferência, poderia (e muito tipo os jovens dinâmicos atuais), porém temos que pensar naquilo que traz mais retorno para emissora. Bem que poderiam fazer a transmissão via streaming na internet e consequentemente atingindo mais pessoas (assinantes e não assinantes). Que tal, bandsports? Se garante?

 

Num campeonato dominado pelo doutrinador, o resto é doutrinado. É o caso de Scott Dixon que doutrina a categoria atualmente e tem como meta destronar Mario Andretti (Avô e não o neto pereba) e o Deus Anthony Joseph Foyt vulgo A.J. Foyt e se tornar o Rei da categoria. Mas falar dele é muito fácil pois ele precisa apenas de uma vitória para se tornar Hexa campeão da Fórmula da Emoção. Ao mesmo tempo, sabemos que a INDY é uma caixinha de surpresas diferentemente daquela categoria que me fez dormir domingo de manhã.

 

 Com o campeonato na reta final e com uma boa vantagem, Scott Dixon tem tudo pra conquistar o hexa campeonato.

 

Quem será o vice ou entrará para o TOP 3? Temos os seguintes candidatos:

Newgarden, 384 pontos: único que pode alcançar o doutrinador, ele ainda tem chance real e terá a obrigação de fazer barba, cabelo e bigode, ou seja a prova perfeita nos dois certames no Templo para alcançar a víbora da Oceania e quem sabe leva ao último estágio que será em St. Pete em chances matemáticas. Teria que torcer para que Dixon faça os 10 pontos de classificação e olhe lá. É difícil, porém nada definido.

 

Pato, 338 pontos: Outro que tem alguma chance remota, contudo improvável. Para o mexicano o que vai sobrar para ele é se segurar no pódio e manter a McLaren se firmando como terceira força da temporada e quem sabe da próxima.

 

Herta, 328 pontos: Hertinha vai fazer de tudo por um Top 3. Muito criticado até o meio da temporada, está mostrando sua força e provando que não está apagado na temporada.

 

Will Power, 306 pontos: Bil da Força foi bastante criticado e sua permanência no time do Capitão foi colocado em jogo. A vitória do Hertinha e do Will Potência de maneira absoluta nas corridas 1 e 2 respectivamente deu fôlego a ambos para sonhar ao menos com um Top 3.

 

Takuma, 303: o INDY 500 no ni Senpai (o veterano das duas INDY 500) quer coroar a sua temporada com o Top 3. Desde as vitórias na Corrida do Povo tanto em 2017 e 2019 vem evoluindo bastante e está sempre centrado. Veremos se vai ter fibra e irá ao encontro do mais forte para estar no pódio da temporada.

 

Agora os dado estão lançados. Será que Newgarden vai levar a decisão para St. Pete? Dixon será campeão?

 

Para dúvidas e sugestões contate-me no facebook do Automobilismo e Motociclismo Brasil (facebook.com/AEMBR) ou no Indypédia (facebook.com/Indypedia)

 

Tenham ótimas corridas, cuidem-se bem e até mais!

 

PRA CIMA DELES HÉLIO CASTRONEVES! 
GAMBATTE!!! TATAKAE, CASTORUNEVES SENPAI!!!!
FORZA CASTRONEVES!!!

 

Leandro Fausto 
Last Updated ( Tuesday, 29 September 2020 14:01 )