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A luta de Gabriel Bortoleto na F4 italiana PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 20 September 2020 11:39

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Se na semana passada a gente teve corrida de praticamente tudo, neste final de semana não tivemos corrida de praticamente nada... ou nada mesmo! Talvez tenha sido o devido respeito (e merecido respeito) às 24 Horas de Le Mans, a maior corrida do mundo e que pilotos de várias categorias do mundo largaram seus campeonatos para buscar a vitória nessa icônica corrida.

 

Como me comprometi, vamos comentar como foi a rodada tripla da F4 Italiana, categoria da qual participa o piloto paulista Gabriel Bortoleto, correndo pela equipe Prema. Pelo que andei procurando durante a semana, as poucas fontes que mencionaram a corrida fizeram textinhos que não merecem nem serem citados. Uma falta de respeito com um piloto brasileiro que está lá na Europa buscando transformar um sonho em realidade, enquanto tem site famosão que quando escreve alguma coisa, passa informação errada.

 

Vamos lá, Gabriel. Aqui você sempre terá um espaço do qual é mais que merecedor. Comecemos pelos treinos. Desde os treinos livres, Gabriel Bortoleto se mostrou bastante à vontade com o veloz circuito austríaco, andando sempre entre os 8 primeiros, isso se refletiu diretamente no primeiro treino oficial, onde o brasileiro cravou seu melhor tempo (igualando o feito de Ímola) com a 5ª posição. No segundo treino valendo posições no grid as coisas não correram como na sessão anterior, mas a P10 não pode ser considerada uma má posição.

 

Na corrida 1, no sábado, Lá estava Gabriel Bortoleto largando na 5ª posição em um circuito que, na corrida da F3 Regional Europa, vimos não ser uma pista de fáceis ultrapassagens. Apagadas as luzes vermelhas, Bortoleto largou bem, mas perdeu uma posição na tomada da curva 1, mas já havia recuperado a P5 na segunda curva, escapando de um acidente que deixou quatro carros aos pedaços na saída da curva 2, levando a entrado safety car para a pista.

 

 Sem conhecer o autódromo, Gabriel Bortoleto treinou bem e ficou entre os 10 primeiros em todos os treinos oficiais.

 

Após consumir praticamente 1/3 do tempo de prova, tivemos a bandeira verde. Na relargada, Bortoleto foi empurrado para fora da pista na curva 2 e caiu para 6° e com pneus sujos, acabou caindo para 7° na curva seguinte. Com um outro acidente e um carro ficando “na contramão na pista”, Bortoleto recuperou a 6ª posição antes do safety car voltar para a pista, onde ficou por mais 2 voltas. Metade da corrida e os pilotos não tinham feito 2 voltas completas!

 

Na relargada, Bortoleto foi melhor que na relargada anterior, mas foi novamente jogado pra fora na curva 2 e caiu para 7°, mas recuperou a posição na curva seguinte. Dessa vez todos passaram ilesos pelas curvas e finalmente completaram uma volta! Bortoleto veio fazendo uma direção defensiva devido aos ataques de Pizzi, segurando a 6ª posição, mas isso o afastava do 5° colocado. Bortoleto resistiu por 12 minutos, mas em uma manobra arrojada de Francesco Pizzi, por fora, tomou a P6 a menos de 3 minutos do final da prova. Gabriel Bortoleto terminou em 7° a primeira da três corridas na Áustria.

 

 Em todo o final de semana, Gabriel Bortoleto lutou muito para ficar nas posições entre os pontos no Red Bull Ring.

 

Para a corrida 2, Gabriel Bortoleto ganhou uma posição antes da largada, com uma punição, ele subiu para largar em 9° ao invés do 10° lugar conquistado no treino 2. Melhor largar do lado emborrachado da reta! Apagadas as luzes vermelhas, largou bem e manteve-se na briga, passando ileso pelas confusões, mesmo caindo para 10° lugar. Entre empurrões para fora da pista de lado a lado, o brasileiro recuperou a P9, mas a briga pela posição não tinha terminado.

 

Na terceira volta tivemos a entrada do safety car com mais carros avariados na curva 2. Bortoleto era o 10°. Após 2 voltas tivemos a bandeira verde e na relargada, o brasileiro manteve a posição na curva 1 e continuou na disputa pela P9, mas um pelotão ia se formando a partir da P10 deixava o brasileiro, que subiu para nono, livre de pressão atrás dele. Os 9 primeiros formavam um pelotão só, que depois ficou restrito do 6° ao 9°.

 

 Contra Francesco Pizzi, vice líder do campeonato, foram duas grandes disputas, com "uma vitória" pra cada um.

 

No terço final a briga de Bortoleto era pela 7ª posição, com três carros numa disputa sinistra, quase um vale tudo e ele conseguiu passar Lorenzo Pizzi, subindo para P8. O quarto colocado rodou sozinho faltando 3 minutos para o fim e Bortoleto subiu para P7, mas não conseguiu recuperar a posição para Pietro Guanti e terminou a corrida com o 7° lugar.

 

A corrida 3, no domingo, Gabriel Bortoleto continuou com sua “herança” da 9ª posição no grid e partia para mais uma corrida buscando bons pontos para o campeonato. Apagadas as luzes vermelhas, Bortoleto largou bem, mas foi acertado por Sebastian Montoya (dois carros da Prema) na curva 1 e os dois tomaram um grande prejuízo, caindo para o final do pelotão.

 

 Na corrida 3 a precipitação de Sebastian Montoya (ê DNA...) mandou Gabriel Bortoleto para o fundo do pelotão.

 

Montoya, o vilão na batida, fez uma grande recuperação e chegou até a P7. Bortoleto, com a lateral e o assoalho do carro avariado, ainda conseguiu subir até a 13ª posição, mas ficou sem pontos na corrida 3. No campeonato, a liderança é de Gabriele Mini, com 145 pontos. Gabriel Bortoleto é o 12°, com 34.

 

Mas se essa semana foi pobrinha e sem corrida, na semana que vem vamos ter muita ação em três continentes (América, Europa e Ásia) Vamos ver se Sérgio Sette Câmara consegue fazer sua estreia na Superformula no Japão. Concluímos assim mais um desafio e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal.  

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos