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Penske no sábado, Andretti no domingo, mas Dixon continua líder PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 15 September 2020 19:36

Bom dia, boa tarde e boa noite. Tudo bem com vocês? Trazendo mais uma coluna com os acontecimentos de Mid Ohio e algumas outras coisas. Já começo logo com a “braba”: não gosto de Mid Ohio. É daquelas pistas que presta só quando chove. Tivemos a rodada dupla no misto de Lexington com o renascimento de dois nomes: Will Power e Colton Herta.

 

Entre conversas e outras durante a transmissão do streaming da DAZN, Matheus Leist revelou que está conversando com a equipe RRL. Seria muito bom vê-lo novamente na categoria, pois ele saiu pela porta dos fundos da categoria, não por sua competência, mas sim pelo equipamento fornecido pelo pirangueiro (como chamamos aqui em Pernambuco uma pessoa mão de vaca) AJ Foyt que não o possibilitou de mostrar o seu talento em sua plenitude. Por essa “pirangagem” toda de economizar dinheiro e peças, está atrás até da Dale Coyne, quem diria. Outro que ainda está a negociar é o Spiderman. Mesmo com rumores da ida de Sergio Perez (que ainda permanecerá na F1, ponto pacífico de vários comentaristas como Lito), Helinho ainda está de olho na equipe de Woking para o seu retorno a categoria centenária e será um nome fortíssimo para a sua quarta INDY 500, desenvolvimento/aprimoramento da McLaren e quiçá título da IndyCar.

Vamos ao que nos interessa que é a corrida. OLHO NO LANCE!

 

Com a pole de Power, Caçador (Hunter Reay) P2, Newgarden P3, Conor Daly, Jack Harvey e Rossi esse é o nosso Top 6 do grid advindo dos treinos classificatórios. Paasado alguns momentos da bandeira verde, o Caçador cochilou e foi ultrapassado pelo Novojardim já de cara. Na segunda volta, uma tentativa de ultrapassagem muito mal sucedida de Pagenaud: ele se lançou na curva para tentar a ultrapassagem em cima de Veekay, mas acabou tocando no holandês e rodando prejudicando inteiramente a sua corrida. No meio da muvuca estavam batalhando o penta campeão Dixon versus Hertinha no giro 12. Hertinha mostrou a Víbora como se faz ultrapassagem numa bela manobra tomando a P12 do Neozelandês. Este último teve corridas bem apagadas neste fim de semana, mas ainda com vantagem confortável e muita gordura pra queimar. Ainda a falar do Dixon que teve alguns lampejos na corrida, passou o Marco Andretti (larga o osso, Marco!) por fora num movimento sensacional enquanto se defendia do Rinus Veekay na volta 9. Mas foi constatado que filho do dono (Andretti) estava com problemas no seu carro facilitando as ultrapassagens de Pato e do VK.

 

 A Penske andou forte na etapa do sábado e Will Power venceu com certa tranquilidade, Newgarden e Pagenaud também foram bem.

 

Nesta corrida tivemos dois compostos, o macio com ótimo grip e desgaste rápido por volta de 20 voltas e o duro com muita durabilidade e pouca aderência por volta de 30, e as janelas de pits foram entre os giros 17 até o 27 e voltas 46 até 46 a 56. Na volta 19 pits para Pagenaud que trocou para duro pensando numa estratégia diferente dos demais, porém foi prejudicado com o erro de encaixe na roda traseira esquerda. Os ponteiros Power, Newgarden e Hunter Reay também optaram pelo composto duro. Durante os pits, Pato deixou o carro morrer que fez atrasá-lo para alguma recuperação. Já adianto que este fim de semana não foi bom para a McLaren. Rossi fez diferente dos demais e continuou com pneus macios.

 

A etapa do sábado não teve tantas movimentações nos ponteiros com Power soberano e sobrando lá na frente. Coube o meio do pelotão salvar o pouco de disputa que teve nesta corrida e com alguma estratégia. Na volta 46, o vencedor do centenário, Rossi trocou para o pneu duro para tentar se manter no pódio com a durabilidade do pneu, entretanto não evitou a aproximação do grandalhão da RLL Rahal. Power na volta 48 faz a sua para e muda para o pneu duro e não mexe no set up se encaminhado tranquilamente para o resto de prova que lhe faltava firmando a sua vitória. No final da prova o garoto do Tennesee teve dificuldades de guiar o carro e sem contar a os adversários no seu encalço (Rossi e Rahal), contudo se sagrou segundo colocado seguido de Rossi em P3. Teve a possibilidade de chover no encerramento da prova, o que acabou não se concretizando, e também não tivemos bandeira amarela. Uma pena, pois poderia mexer bastante com as posições.

 

 O líder do campeonato teve um final de semana bem difícil, mas tem uma boa gordura na liderança do campeonato.

 

No domingo corrida 2 tivemos uma primeira fila bem jovem dinâmica: a primeira pole de Hertinha seguido do Santinho (santo do pau oco) Ferrucci e em sequência Dixon P3, Palou P4, Felix P5, pequeno francês P6, Caçador P8 e Novojardim P9. No início da volta de apresentação o carro do jovem Herta apagou, mas depois conseguiram o colocar novamente no seu devido lugar reassumindo a frente do grid. Na largada teve uma coisa que todos os fãs querem: TRETA! Ferrucci, no calor da emoção, errou e ao voltar (I came like a Wreking Ball!!! Essa piada é do Kimball) a pista acertou Felix Rosenqvst que faz pinball com o pobre Palou que foi empalado (contrata nois CAZALBÉ!) na primeira volta e que tinha tudo para fazer um ótimo certame.

 

Bandeira amarela e punição pelo retorno inseguro a pista para o ítalo americano. Na volta 8 após Hertinha efnfentou a víbora da Oceania assim doutrinando o doutrinador na disputa do P1. Na 16ª volta, Dalton Kellet e sua Foyt nas cores da Hatsune Miku passou direto e ficou preso na brita e assim foi chamada a flâmula amarela. Foi levantada a dúvida durante a transmissão: estaria ele pronto pra INDY mesmo? Na relargada (volta 20) Hunter Reay tocou em Dixon (toque de corrida que fique bem claro) e o vencedor do centenário Rossi o piloto da Ganassi que logo após teve a cena mais hilária deste final de semana: rodou sozinho na volta 22 (fiquei triste com uma notícia dessas meme).

 

 A largada da corrida no domingo teve direito a lambança, strike, carro na grama e a ajuda do asfalto "verde" pela chuva na noite.

 

Na volta 29 após os pits Andretti passou direto pra grama e por muito pouco quem iria junto com ele seria o Alexander que seguiu a referência na elevação (errou feio, Errou rude). Dixon tendo a sua corrida estragada após a rodada, antecipou a sua troca para pneus macios para fazer uma prova de recuperação, mas de nada adiantou para tentar algo mais a frente já dominada pela trinca da Andretti. E assim terminou a corrida com a eficiência de estratégia dos engenheiros da Andretti que foram síncronos e garantindo a vitória dominadora de Herta, o ótimo segundo lugar de Rossi e o bom terceiro lugar do caçador.

 

A segunda corrida foi bem mais movimentada e um pouco melhor que a primeira com várias disputas intermediárias e o tempo bom demais ajudou numa corrida morna. Mas nesse meio podemos destacar a que não ficou claro se a Penske poderia (ou não) utilizar o jogo de equipe já que Newgarden que vinha rápido ficou preso atrás de Power e Pagenaud. Acredito que não precisa disso, pois tem que se ter méritos para estar a frente do companheiro e sabidamente é desnecessário e quiçá antiético.

 

 Se no sábado deu Penske, no domingo foi a Andretti que dominou a corrida e Colton Herta foi para o alto do pódio.

 

O próximo desafio vai ser novamente no Templo de Indianápolis na sua versão mista com Dupla Rodada nos dias 3 e 4 de outubro. Para dúvidas e sugestões Automobilismo e Motociclismo Brasil (facebook.com/AEMBR) e Indypédia (facebook.com/Indypedia)

 

Um abraço, cuidem-se bem e até mais,

 

Leandro Fausto

 

Fotos: indycar.com