Bom dia boa tarde, boa noite. Tudo bem com vocês? Mais uma Coluna da INDY aqui e desta vez com o Raio X da tabela de classificação. Ainda me recuperando do GP de Monza da F1 que fez até a minha sopa esfriar. Imprevisibilidade boa pra categoria (que prevalece o melhor projeto/piloto) numa pista tão emblemática como o Autódromo Nazionale di Monza. A palavra imprevisível sempre existiu na INDY mesmo com o atual domínio de Scott Dixon. Relataremos pilotos que tem chance de alguma probabilidade mais a frente no Top 3 ou de ser campeão, esta última muito improvável. Então, OLHO NO LANCEEE! Scott Dixon, 416 pontos: este está doutrinando a categoria nos últimos anos e está rumo a quebrar os recordes de vitórias na categoria. Mesmo sem o Bi da INDY 500, continua implacável nos resultados e quando não ganha, mantém a regularidade no Top 5. Com 86 pontos de vantagem sobre Newgarden e quiçá ampliando ainda mais a sua vantagem. Josef Newgarden, 320 pontos: o garoto do Tennesee começou bem a temporada com o P3 no oval do Texas, mas depois nas etapas seguintes que foram o GP de INDY e a rodada dupla de Road America, ficou fora dos Top 5 das pistas respectivas. Porém, a partir de Iowa foi superando o seu companheiro de Penske Pageanaud e conseguindo voltar a sua regularidade conseguindo duas vitórias e dois Top 5. Tem que acontecer uma série de hecatombes (e muito sal grosso) pra levar o tri campeonato. Scott Dixon está dominando a temporada e sua parceria com a Ganassi é a mais vitoriosa dos últimos 20 anos na categoria. Patrício O’ Ward, 297 pontos: o pato mexicano ocupa o terceiro lugar e levando a ótima equipe McLaren cada vez mais longe com sua liderança em pista. Sempre constante e aguerrido, o home da terra da tequila perdeu a vitória por muito pouco em Road America e obtendo até agora 4 Top 5 o que é muito bom para se continuar firmando no bronze na temporada da centenária categoria. Takuma Sato, 274 pontos: o Bi Campeão da Corrida do Povo se encontra na quarta posição na classificação geral. Como ponto pacífico entre fãs e comentaristas, tem evoluído bastante nas temporadas seguintes após ter conquistado a INDY 500 pós-centenário. O que ainda o atinge são pequenos erros como em Gateway, que tinha tudo pra conquistar um P7 na segunda corrida após a sua intensa disputa contra a víbora da Oceania no sábado. Como está distante dos ponteiros, um Top 3 até seria uma grande conquista para o natural de Tokyo. Colton Herta, 250 pontos: quinto na atual tabela de classificação, Hertinha antes da INDY 500 conseguiu três Top 5 e está inconstante nesta temporada mesmo com um equipamento melhor que é a Andretti. Mais um que aspira a um Top 3 na temporada, entretanto tem que melhorar as suas posições de chegada como em Gateway que conseguiu um P4. Takuma Sato venceu a Indy 500 pela segunda vez, mas é um piloto que alterna grandes apresentações e outras bem discretas. Simon Pagenaud, 237 pontos: o pequeno francês começou com tudo a temporada 2020 da INDY com um segundo lugar no Oval Texano, um P3 no GP do Templo e uma soberba vitória no oval do milharal partindo sem tempo registrado e largando da última colocação. Até a segunda corrida Iowa além de líder da Penske era um nome certo para disputar com Dixon o troféu de campeão almejando a seu bi campeonato, contudo após a Corrida Centenária caiu de rendimento drasticamente estando agora na sexta colocação da tabela. Haja sal grosso e reza braba pra afastar a zica do pupilo do De Ferran! Graham Rahal, 236 pontos: o grandalhão da RLL com as melhores pinturas atuais está na sétima colocação do certame anual. Se valeu da pontuação dobrada para estar no Top 10. Não sabemos o que esperar dele pois as vezes faz boas corridas (P2 GP de INDY e P3 Iowa/INDY 500 2020) e em outras fica brigando pelo top 10 lá trás. Will Power, 226 pontos: Bil da força faz a pior de suas temporadas. Nem parece o Poderoso Will de outrora que dominava os mistos e que depois começou a se adaptar melhor nos ovais. Uma possível substituição ronda a equipe do Capitão... Fica de olho Powa Senpai! Will Power perdeu seu protagonismo na equipe Penske nos últimos anos, Há riscos de uma mudança na equipe para 2021. Santino Ferrucci, 216 pontos: o “intruso” do Top 10. Com sua Dale coyne e seu equipamento limitado faz o que pode para estar mais a frente e beliscar um resultado legal ali e aqui. Mesmo sem vitória em um dos certames atuais, é carne de pescoço, entretanto as vezes exagera na dose... Felix Rosenqvst, 208 pontos: No Texas teve um ótimo início até se afobar e bater sozinho e que parece que mexeu bastante com o sueco. Teve a sua redenção na corrida 2 de Road America e venceu o incrível embate roda a roda com o pato mexicano. Depois disso apagou-se a estrela: corridas atrapalhadas e inconstância nos resultados. O próximo desafio será neste próximo final de semana (dias 12 e 13 de setembro) no circuito misto de Mid Ohio e sua rodada dupla que foi liberado a sua autorização para uso pelas autoridades do estado de Ohio. Circuito este com extensão de 3.86 km sentido horário, com arquibancadas para 12 mil pessoas e 3 montes que suportam 75 mil pessoas, classificado como circuito nÍvel dois pela FIA. Em 2006 passou por uma reforma e a pista inteira foi repavimentada. O recorde do circuito pertence a Simon Pagenaud e é de 1:03.870 obtido em 2016. Os Brasileiros têm cinco vitórias: Emerson Fittipaldi com 3 (1988 com a Patrick e 1992/1993 com a Penske) e Hélio Castroneves em 2000/2001. O Brasil conquistou 5 vitórias em Mid Ohio. A primeira delas foi com Emerson Fittipaldi, em 1988, com um modelo Lola-Chevy. Para dúvidas e sugestões c me encontra no facebook: Automobilismo e Motociclismo – AMB (facebook.com/AEMBR) e Indypédia (facebook.com/Indypedia). Para todos vocês uma ótima corrida, cuidem-se bem e até mais. Leandro Fausto Fotos: Indycar.com |